5 de dez de 2011

Overtraining- Você realmente sabe o que é? Como podemos driblar este mal?

Overtraining, este assunto ainda é muito debatido no Fisiculturismo e, é um grande vilão para quem busca a hipertrofia muscular. Muitos atletas ainda sofrem desta síndrome e não sabem ao certo o que lhes aflige, pensando até ser resfriado, gripe e etc...


Principais causas da síndrome Overtraining
Programa de treino individual:
Uma das causas do Overtraining é o planejamento do programa de treino do atleta, na maioria dos casos, este é o grande culpado, pois esquecemos que somos diferentes, e um treino pode ser ótimo para mim e péssimo para você. Sempre falamos que temos que treinar duro, com Força Total, mas não podemos nos esquecer que não somos máquinas e, que até elas se não tiver uma manutenção, abrem o bico. E isto acontece também com nós simples mortais, que no ímpeto de superar nossos limites, acabamos ao invés de ganhar massa magra, sacrificando a já conquistada.  Você pode ter um programa de treino bem pesado, mas ele tem que ser feito para você. Então, primeiro você tem que saber qual seu tipo- físico. Se você não leu este artigo clique aqui ARTIGO 1 e ARTIGO 2. 
Dica: Neste caso a melhor saída, é ter um profissional da área para desenvolver um treino personalizado para você. Obs: Só um bom profissional conseguirá te trazer resultados satisfatórios. Cuidado existe muitos picaretas também! Agora se esta faltando verba, comece a escutar seu corpo, ele vai te dar sinais, se pode puxar um pouco mais nos treinos ou se está muito pesado para você. Aprendemos errando, então não tenha medo. 


Descanso:
Mais uma vez, caímos no mesmo erro. Este item é igual ao de cima, se temos um treino individual, para cada tipo-físico, então o descanso também não é igual para todos.
A falta do descanso é um grande causador do Overtraining, pois sabemos que nossos músculos não crescem quando estamos dentro da sala de musculação, e sim quando estamos descansando, e seu maior pico é enquanto dormimos. Tem atletas que conseguem treinar de 5 a 6 dias consecutivos sem terem nenhum problema, tendo só uma folga por semana. Agora existem também vários que não conseguem treinar mais de 3 dias consecutivos, precisam à cada 3 dias ter um de descanso.
Dica: Tente dormir no mínimo umas 8 horas por dia, se não conseguir, pois só a minoria vive de Esporte, tente nas poucas horas que te restaram para descansar, usar só para isto. Descanse

Nutrição Inadequada:
Quando falamos que só alcançamos a Hipertrofia muscular, quando conseguirmos uma harmonia entre o Treino, Descanso e Alimentação, não estamos exagerando. Quando temos um treino que exige muito do corpo e uma alimentação que não supre o desgaste causado pelo treino, ficamos no vermelho, quero dizer, além de não estarmos crescendo estamos entrando numa zona crítica e perigosa. Com uma dieta desequilibrada fatalmente você perderá peso.
Dica: Primeiro para quem tem a chance, procure um bom Nutricionista Esportivo, hahahh não vá em qualquer um, pois ele não vai entender quando você falar que come mais de 20 ovos por dias kkkk, até explicar que não é por ano...  UFA!!!

Overtraining e Alterações Hormonais:
Como já vimos em outro Posts, os hormônios como a Testosterona, Cortisol e as Catecolaminas são produzidos pelo organismo em resposta às necessidades basais e alguns estímulos externos. Num caso de Overtraining, podemos também bagunçar esta produção hormonal, e assim podemos ter uma baixa na produção de Testosterona, e um aumento do Cortisol. Sendo assim, abaixando o Metabolismo Anabólico e aumentando o Catabólico.
Dica: Neste caso, é evitar ao máximo o Overtraining.

Relações Sociais e Pessoais:
Muitos atletas acabam entrando neste quadro de Overtraining, por não estarem em harmonia no seu meio profissional ex.: Brigas com o treinador, confusões com amigos de equipe e etc...
Outro fator comum são estresses do lar, discussões com o Cônjuge. hahahah este pode ser bem comum, ainda mais quando só um treina.
Dica: Neste caso só posso falar o que escutei de um office-boy à alguns anos atrás. Cada um chora pelos seus motivos.



Sintomas do Overtraining  
Você pode ter um ou mais sintomas destes relacionados abaixo :  
Cansaço Anormal
Irritabilidade
Falta de ânimo para Treinar
Perda de Apetite
Perda de Força
Resfriados e Contusões Frequentes
Dores de Cabeça
Insônia
Sede Anormal
Tremor nas Mãos
Depressão
Ansiedade





Então não esqueça:
Que para evitar o Overtraining, temos que ter um treino personalizado, um bom descanso, e uma alimentação condizente ao seu treino. Também não esqueça de beber água, pois a hidratação é muito importante.
                                                       Bons Treinos com Força Total
                                                           Daniel Eduardo Barbosa




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2 comentários:

  1. Muito bom. Já sofri lesões no pulso por overtraining e há alguns dias senti novamente algumas dores. Imediatamente parei de exercitar a região até as dores passarem. Enquanto não melhora estou me dedicando a exercícios aeróbicos e anaeróbicos nas pernas. Logo que voltar a exercitar normalmente vou reduzir os pesos e parar de insistir no "quanto mais pesado, melhor".

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    1. Temos que escutar os sinais que nosso corpo nos dá. Abraços Ingosabage.

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