17 de out. de 2011

Tipo Físico

Você já conhece seu tipo físico? Se não, ai esta o link explicando cada tipo. umhttp://ftforcatotal.blogspot.com/2011/08/mesomorfo-endomorfo-ectomorfo.html
Neste Post vamos ver como devemos nos alimentar e treinar, logico de acordo com cada tipo físico.
Obs.: Não é uma regra e sim uma Dica
 Mesomorfo
Vamos começar pelos sortudos, kkkkkkkkk!!

Alimentação:Como sabemos, não é que o cara tem um tipo físico previlegiado que ele pode sair comendo de tudo, não não não!!! Mesmo você sortudo tem que cuidar da alimentação, pois frituras, gorduras, doces, e etc... também vão te fazer mal. O Mesomorfo tem que procurar ingerir varias vezes ao dia proteínas de alta qualidade (6 refeições diárias) e uma quantidade moderada de carboidratos ( de baixo indíce glicêmico) Ex.: Arroz integral, Batata Doce, Macarrão integral, Feijão preto e etc... e Gorduras Insaturadas que são as gorduras boas, é até esquisito falar Gordura Boa, para quem já foi gordo um dia como eu, quando escuta esta frase, na hora já vem na cabeça, o cara tá de sacanagem, isto não existe...  Mas, existe sim são as gorduras de origem vegetal, e sim, precisamos delas e fazem bem para a nossa saúde. Azeite, óleos vegetais, óleo de linhaça, abacate, castanhas, amendoim, nozes e etc... são exemplos de gorduras boas. Elas além de colaborarem com o nosso coração, não são depositadas somente na região abdominal e ajudam com o aumento do nosso colesterol bom (HDL). 
Evite alimentos que não vão te oferecer nada de bom ( baixo valor nutricional). 

Treino: Tenho certeza que este tipo físico além de ser o melhor entre os 3, é o melhor falando em treino. A pessoa que foi abençoada com este tipo físico pode e deve treinar com cargas pesadas e com uma boa intensidade. Ex.: Drop Sets, Super Sets enfim, as mais variadas técnicas que existem de treino para quem quer Treinar com Força Total. Mas, não pode esquecer de respeitar as horas de descanso assim como os descansos entre as séries, e intercalar os treinos, para não sobrecarregarmos apenas um grupo muscular. Os treinos deverão ter +-1 hora de duração e, exercícios cardiovasculares terão que ser cuidadosamente inseridos no treino. Não é recomendado exercícios cardiovasculares longos, aproximadamente 20~30 minutos por sessão e apenas 2 ~3 vezes na semana, para não atrapalharem a hipertrofia muscular, fazendo com que perca massa magra.



Endomorfo
Alimentação: O Endomorfo, assim como os outros 2  tipos físicos não foge a regra de se alimentar várias vezes ao dia (6 refeições), +- de 3 em 3 horas. Para nós que temos este tipo físico, é essencial fazermos estas refeições, pois assim vamos acelerar nosso metabolismo. Temos que nos manter sempre hidratados, pois também ajudará a acelerar o metabolismo e transporta o fluxo de nutrientes e expulsa os resíduos.   
Carboidratos: Aí mora o perigo, de preferência aos de baixo índice glicêmico, para não elevarmos os níveis de insulina. E se controle na hora de come-los pois estamos sempre em briga com a balança, temos que organizar nossa dieta nutricional, ao ponto que consigamos reduzir a quantidade de carboidratos, para nosso corpo buscar energia nas reservas de gorduras corporal, sem comprometermos nossa massa magra.
Dica: Bom já falei, mas repito, este é meu tipo físico. Eu tomo cuidado principalmente com os Carbos, agora que estou fazendo uma dieta para ganhar massa, lógico tenho que comer mais , muito mesmo, mas sem fazer abusos. Não como frituras, isto é um fato e não sinto muita vontade, agora doce é f#$%$, mas como só uma vez por semana e é apenas um chocolate, lógico às vezes também quebro um pouco minha dieta pois também sou de carne, músculos e osso (kkkkkk!!).O carboidrato que como ao longo do dia nas refeiçoes pequenas é aveia junto com uma fonte de proteína que na maioria das vezes é Peito de Frango. Almoço, dou uma variada com arroz integral, macarrão integral e às vezes sem serem integrais mesmo. Não como muita batata doce pois aqui é caro. Gordura, eu tiro do amendoim, azeite e semente de gergelim.
Proteínas: Ovos, Peito de Frango cozido, Peixes, Carnes Magras, Whey Protein, Caseína, devem fazer parte do seu cardápio, pois assim você irá aumentar sua massa magra acelerando assim seu metabolismo e ajudando no processo de queima de gordura. 
Dica: Eu mando +-4 gramas de proteína por quilo corporal dia. 

Treino: Mesmo após termos conseguido emagrecer, o endomorfo sempre terá que se preocupar com a balança, é f#$%, mas já conhecendo o inimigo tudo fica mais fácil. Nossos treinos terão que ter sempre o exercício cardiovascular, mesmo não gostando de fazer tem que ter este cuidado, sempre fazendo eles após os treinos com pesos pelo menos umas 3~4 vezes por semana, aproximadamente 20~30 minutos. Nossos treinos também são bons. Podemos e devemos sim treinar com cargas pesadas e com uma boa intensidade. Ex.: Drop Sets, Super Sets até Circuitos, enfim as mais variadas técnicas que existem de treino para quem quer Treinar com Força Total. Lembre-se, temos que pegar uma carga que consigamos fazer um boa quantidade de repetições +- 10-15 repetições cada série, se bem que eu mesmo não conto nada, sempre vou até a exaustão, descanso entre as séries é o minimo possível assim mantemos o ritmo do coração numa zona favorável ao endomorfo.
Dica: Eu faço de 2~3 vezes por semana cardio, após o treino de pesos, sempre usando a técnica de treino intervalado (variação de momentos intensos e leves durante o exercício, ou seja, intercalar picos de esforço com pausas de recuperação em ritmo leve).
Suplementos:  Bloqueadores de Carboidratos, Cromo, CLA e Termogênicos, poderão te ajudar, mas só se você seguir uma boa dieta.  



Ectomorfo
AlimentaçãoNão é porque você é magro por natureza, que pode sair por ai comendo de tudo! Mesmo que sua ingestão de alimentos precise ser maior, você tem que ser bem rígido com sua dieta, também terá que se alimentar de 3 em 3 horas, sempre ingerindo alimento de alta qualidade nutricional. Esqueça aquele pensamento, vou ter que comer muito pão, massa, doce, isto não existe. Entre estas inúmeras refeiçoes, você terá sim de comer carbos, mas de boa qualidade nutricional, ex.: aveia, arroz, batata doce e etc...junto com proteína é claro. Faça o possível para não perder refeições, pois o ectomorfo perde peso muito fácil, tenha sempre umas barrinhas de cereais ou proteína para ocasiões em que uma refeição será inviável. Hipercalóricos podem te ajudar. Suplementos multivitamínicos vão te ajudar. Tenha calma, mesmo achando que não vai conseguir. Não desista, o Ectomorfo costuma ter resultados mais lentos, mas não desista pois eles acontecem.
Treino: No máximo 1 hora de treino, não tente fazer mais por causa do seu parceiro de treino, se possível treine com outro ectomorfo. Como o ectomorfo tem grande dificuldade de recuperação muscular e possuir uma menor resistência física, não deve ultrapassar a 3 Série por exercício, com 10~12 repetições. A carga tem que ser uma carga pesada para trabalhar todas as fibras musculares. Bom, eu não acredito em treininho que o cara fala "uma carga leve se não vai te...... " vai nada irmão, vai te deixar forte. O Número de exercícios que se deve usar em um treino não deve ultrapassar +- 5. Ex.: 5 exercícios para o Peito mais cada um com 3 séries de 10~12 repetições. O tempo de descanso também terá que ser respeitado, dando um tempo maior do que os outros tipos de físicos visto lá em cima, +- 1 minuto entre uma série e outra e aproximadamente uns 2 minutos entre exercícios.
Dica: Como você terá poucos exercícios e séries, faça escolhas inteligentes de exercícios (de preferência aos básicos), ex.: Supino Reto, Agachamento Livre, Levantamento Terra.  


Existem vários fisiculturistas e, é uma inverdade falar que todos são Mesomorfos, então todos tem condições de ter ótimos resultados na Musculação, só dependerá de sua persistência e força de vontade.
                                                                                 Bons Treinos e Força Total
                                                                                                        Daniel Eduardo Barbosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário