30 de ago de 2011

Mesomorfo, Endomorfo, Ectomorfo...


Como já sabemos, todos nós somos diferentes, não só a cor, tamanho, rosto e tc., mas principalmente geneticamente diferentes. E o atleta sabendo qual é o seu tipo físico, fica bem mais fácil acertar uma dieta e o programa de treino específico para ter um desenvolvimento muscular muito mais rápido.

Existem 3 tipos diferentes : mesomorfo, endomorfo e ectomorfo. Muito fácil não é? Nem tanto. O problema é que nós somos na verdade uma mistura dos 3 tipos físicos. É nessa hora que se escuta PQP e agora?Calma, vou explicar o que é cada um desses tipos e vai ficar mais fácil. Mesmo sendo uma mistura sempre existe um predominante.

MESOMORFO

Vou começar com este, pois tenho uma preferência, kkkk, quem me dera ter 100% deste tipo físico...
Mesomorfos são aqueles que tem pré-disposição à maiores ganhos musculares, tendo um impressionante aumento de massa muscular. Possuem um porte físico simétrico, com visual atlético e além de tudo isso, são capazes de ganhar massa magra com facilidade e também perdem gordura rapidamente, lógico que seguindo uma dieta adequada.
Resumindo, é o sonho de qualquer marombeiro ou atleta.

ENDOMORFO
Pessoas com este tipo físico, tem mais facilidade em acumular gorduras no corpo e custam a ter uma boa definição muscular. Mas, não é só notícia ruim. Tem um lado bom, as pessoas com este tipo físico geralmente tem a estrutura óssea larga e forte, esta aí a ajuda para o portador deste tipo físico ganhar massa muscular. Dica:Para a pessoa que se identificou com este tipo físico, tem que encaixar dentro do seu programa de treino exercícios aeróbios. tem uma continha rápida que irá te ajudar a maximizar a perda de gordura : Diminua sua idade de 220 e multiplique o resultado pela porcentagem a saber desejada. Por exemplo : Se você tem 30 anos, 220 - 30 = 190. Sua frequência máxima cardíaca será 190 X 85% = 161 batidas/minuto; a sua frequência mínima cardíaca para começar a perder gordura será 190 X 65% = 123 batidas/minuto. Estas são as zonas alvo de treinamento, ou seja, o número mínimo e máximo de batimentos cardíacos por minuto que se deve manter enquanto caminha, corre, pedala, etc...

ECTOMORFO
Muitas mulheres dariam tudo para ter este tipo físico kkkk, fala aí lá vem...Mas, praticantes de musculação não apreciam em nada ter este tipo físico! Donos de uma porcentagem de gordura corporal baixíssima e poucos músculos, são difíceis de ganhar tanto massa magra quanto gordura. Mas, não desista. Conheço vários caras que tem este tipo físico e estão monstros!
Minha dica é : não tenha  dó de si mesmo, você só alcançará uma boa estrutura física com cargas pesadas e usando pesos livres, como exercícios com halteres e barras e, lógico com uma excelente alimentação.
Os pesos livres permitem que você explore toda a amplitude dos movimentos, coisa que não acontece nas máquinas. Como terá que pegar bem pesado para estimular os músculos, terá que dar um tempo maior de descanso entre as séries +- 2 minutos, tempo que seu corpo precisa para se recompor e ter força para a próxima série de super cargas.
Ao contrário do Endomorfo, o Ectomorfo não necessita de treino aeróbio, pois seu metabolismo é muito rápido e a queima de gordura é intensa.
Nas próximas conversas veremos quais suplemento se encaixam melhor em cada tipo físico.
sei que não é fácil ter um corpo legal, se fosse, qual seria a graça, qualquer Zé Roela conseguiria.

Bons Treinos com FORÇA TOTAL.

3 comentários:

  1. Acabou comigo no ectomorfo!
    Daniel Tyo Boney

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  2. Eu também sou ectomorfo e tenho que treinar pouco, mas com cargas altas e comida sempre controlada para ganhar peso!!
    Eu sei bem o que é perder 2 kilos em apenas um dia sem fazer esforço, para quem quer crescer é algo horrível.
    Mas eu percebi que é possível crescer com treinos de 1 hora 3 vezes por semana e comendo a cada 2 horas bastante proteínas e carboidratos de qualidade sem falar nos amino ácidos, vitaminas, creatinas, omega3 e outros que são parte do cardápio de um cara que curti musculação!
    É preciso ter paciência e muita determinação!!

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  3. sou endo :(.. mais to quase magro , meu fisico é muito bom

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