5 de nov. de 2011

Lesões

As lesões normalmente acontecem no pior momento possível. Há diversos tipos de lesões e situações diferentes. Podemos quebrar um osso ou torcer o tornozelo apenas andando na rua, ou podemos também sofrer uma lesão no rack de agachamento ou em qualquer parte da academia. O único ponto em comum dessas lesões é a frustração!. Uma lesão por menor que ela seja, pode fazer você sentir que todo seu progresso foi amassado e jogado no lixo e, a sua motivação toda esmigalhada, em pedaços. Mas, agora não é a hora de desanimar, ao contrário, é melhor você traçar uma estratégia para se sair o melhor possível desta situação!
Se a sua lesão ocorreu de um acidente ou situação estranha ou inesperada, como tropeçar na rua, por exemplo, é uma coisa, outra bem diferente é se ocorreu dentro da academia. Será que você escolheu o exercício certo, a técnica está correta, você vai precisar chegar a raiz do problema.



Não vai adiantar ser orgulhoso ou mão de vaca! Se tiver que procurar um médico ou fisioterapeuta, vá! Se conseguir tratar a causa desde o início será mais fácil resolver seu problema.

Com certeza sua capacidade física ficará limitada, mas o que isso mudará na sua alimentação? Lesões não são desculpas para você ficar jogado no sofá se entupindo de porcarias, nem bebendo por aí. Você ainda pode manter seu físico seguindo uma dieta adequada. Tudo é uma questão de ajustes.
Se a sua lesão não o impede de fazer a maior parte do seu treino, nem mude a sua dieta. Mas, se você está impossibilitado de fazer a maior parte dos seus treinos, é melhor você diminuir a ingestão calórica. Não se esqueça que seu corpo precisará de macro-nutrientes para reparar sua lesão, por isso não se esqueça de manter o balanço de carbos e proteínas e gorduras boas.
Se você sofreu uma lesão significa que seu corpo não está 100%, certifique-se que está curado antes de voltar a treinar a parte machucada, para não causar nova lesão ou piorar a que você já tem.
Aproveite a sua lesão para treinar e melhorar outras partes do seu corpo que estejam mais fracas ou precisando de ajustes. Assim, sua lesão melhora e o seu corpo num todo também.
O ideal é fazer uma fisioterapia no lugar lesionado para poder voltar aos treinos aos poucos. Aos poucos, não é voltar a pegar os mesmos pesos que você carregava antes da lesão, é pouco peso mesmo, para não fazer outra lesão, o que te atrasaria ainda mais.
Não se esqueça que alguns suplementos, além do descanso da área afetada também podem te ajudar muito a melhorar sua lesão. Nós já até falamos sobre eles aqui no blog :

CONDROITINA E GLUCOSAMINA

L-PROLINA

PREVENÇÃO DE LESÕES

GLUTAMINA

Uma dica : Ao entrar na academia, tenha sempre em mente que para executar qualquer tipo de exercício, em primeiro lugar temos que ter concentração, pois sem ela, além de não termos o retorno esperado do exercício, poderemos nos lesionar muito gravemente. Muitos deixam de fazer agachamentos, levantamento terra, entre outros, alegando serem exercícios perigosos, mas hoje em dia tudo na vida, se olharmos atentamente tem seu lado perigoso. Ao atravessarmos a rua sem estarmos concentrados no que estamos fazendo podemos sofrer um grave acidente. Por que seria diferente dentro de uma academia???

Bons Treinos e Força Total.

Baseado no artigo de Shannon Clark

Nenhum comentário:

Postar um comentário