26 de out de 2011

Lesões - Condroitina e Glucosamina

CONDROITINA
A Condroitina é o maior constituinte da cartilagem, promovendo estrutura, retenção de água e nutrientes, permitindo que outras moléculas se movam através da cartilagem, o que é muito importante, pois não há suprimento de sangue na cartilagem.
Quando a articulação está relaxada, a cartilagem absorve o líquido sinovial da cápsula articular, quando está
comprimida, o fluído é espalhado pela articulação promovendo a lubrificação, nutrição e eliminação de substâncias.

O nosso organismo produz Condroitina naturalmente, no entanto, o processo de produção
desta substância declina com a idade, sendo também rompida devido ao estresse ou dano. Se não houver uma quantidade suficiente de Condroitina , a cartilagem poderá sofrer danos. Dietas (deficiências nutricionais), inflamações e infecções, liberam enzimas que degradam a cartilagem e inibem a produção de condroitina. Antiinflamatórios e corticosteróides (receitados para pacientes com artrite), também inibem a produção de condroitina.
Suplementar com Condroitina, inibe as enzimas que degradam a cartilagem e outras enzimas que possam bloquear o transporte de nutrientes pela cartilagem, além de repor os nutrientes para uma nova cartilagem.
Condroitina Sulfato, acelera a cicatrização de úlceras e feridas e promove a saúde cardiovascular e previne o acúmulo de gordura e o bloqueio do fluxo sanguíneo através dos capilares.

Contra-Indicações: Grávidas e lactantes não devem fazer uso de Condroitina Sulfato. Evitar o
uso no caso de hemorragias.


Efeitos Adversos: Dor de cabeça, náusea, indigestão, irritabilidade.


Interações Medicamentosas: Evitar o uso concomitante de drogas anticoagulantes.


Incompatibilidades Importantes: Não existem até o momento incompatibilidades conhecidas.

GLUCOSAMINA

A Glucosamina é uma substância sintetizada pelo  organismo encontrada na cartilagem composta de

glicose e aminoácido. Desempenha um importante  papel no reparo e na manutenção da cartilagem
articular e juntamente com macromoléculas ajudam o fluido sinovial a ficar resistente e elástico. O sulfato de glucosamina é um sal da glucosamina sintetizado artificialmente. 
 Os tecidos contendo estas macromoléculas incluem: 

.  A deficiência de Glucosamina pode 

reduzir o índice de produção de importantes macromoléculas causando o enfraquecimento de certos 

tecidos (fluido sinovial nas juntas, tendões, ligamentos, cartilagem, membranas basais, membranas  mucosas da traqueia e do sistema digestório, várias estruturas no olho, vasos  sanguíneos e válvulas do coração

 envolvidos. Nos casos de traumas nestes  tecidos, a quantidade de Glucosamina normalmente sintetizada pelo corpo é insuficiente para o reparo do trauma.
Suplementar com Sulfato de Glucosamina ajuda a aumentar a resistência do material gelatinoso dando mais suporte às juntas e vértebras,  aumentando   as chances de resultados positivos em em casos de inflamação e o desgaste do fluido sinovial, de ligamentos, músculos, discos intervertebrais, nervo ciático e nas articulações, problemas estes associados à velhice. Aumenta a retenção de água na pele, proporcionando hidratação e diminuindo os sinais do envelhecimento da pele. Auxilia na calcificação e ossificação,  lesões nos ligamentos e preveni infecções

Efeitos Adversos : Os efeitos colaterais mais comuns são de origem gastrointestinal: diarréia, náusea, vômito e cefaléia.


Interações Medicamentosas: Pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilinas e cloranfenicol.



Dicas do Força Total: Hoje já encontramos diversos suplementos contendo estes dois Aminoácidos não essenciais, que são vendidos com o nome de Joint Aid. O Joint Aid + o aminoácio L-Proline me ajudou muito, em uma lesão de tive no inicio deste ano. Espero ter ajudado. Para quem não viu o Post da L-Proline aí vai.

Fonte : Embrafarma

O FORÇA TOTAL ALERTA : Antes de começar qualquer tipo de exercício físico, procure um médico para saber se está apto à prática de esportes.
Antes de começar qualquer tipo de dieta ou suplementação, procure um nutricionista.
O uso de anabolizantes causa diversos males à sua saúde.
O Blog Força Total não incentiva ninguém à usar anabolizantes.
Qualquer dúvida entre em contato conosco através do e-mail ftforcatotal@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário