20 de nov de 2011

Crescimento Muscular


Muitas pessoas ainda pensam que o crescimento muscular ( Hipertrofia ) acontece logo após o TREINO. Ao terminarmos o treino sentimos sim nossos músculos Pump, mas isto não quer dizer que logo ao terminar o treino já estamos mais fortes. Quando treinamos, usamos nossas reservas de energia dos músculos e o corpo já é alertado que irá ter um estresse muscular. O crescimento muscular acontece entre os treinos, por isso sempre falamos que a Hipertrofia muscular só tem bons resultados se respeitarmos o seu ciclo: Treinos, Alimentação e o Descanso que é a hora que acontece a Hipertrofia. É durante o sono profundo onde principalmente acontece o mais esperado por qualquer marombeiro : o crescimento muscular. Nesta hora, nosso corpo está voltado apenas para sustentar nossa vida, como os batimentos cardíacos, nossa respiração e também reparam as loucuras que fazemos em nosso treino hahaha!!! reparando nossos tecidos musculares, usando seus recursos e energia para a recuperação de nossos treinos intensos e assim nos dando os tão esperados músculos maiores.



É de conhecimento de quase todos que nossos músculos são compostos de 20% de proteína, e o restante é água, isto mesmo cerca de 80% do nosso músculo é ÁGUA. Nossos músculos são como uma Hidrelétrica, funcionam movidos por muita água. Os músculos são feitos de células musculares que são ligadas entre si, formando as fibras.

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos nossos movimentos, tanto os movimentos voluntários como os involuntários ( Coração, Intestino e Etc... )  

Sendo assim sempre que forem tomar alguma coisa para aumentar ou deixar mais forte o Músculo, lembre-se que músculo não é só o Bíceps.

Você Sabia que temos aproximadamente 639 músculos?

Você sabe o que é Miofibrilas?
Elas são organelos cilíndricos dispostos em feixes longitudinais que preenchem quase totalmente o citoplasma das células musculares, em contato com as extremidades do sarcolema (a membrana celular destas células) e são responsáveis pela contração muscular. São divididas em miofilamentos, sendo para nós os mais importantes a miosina e a actina. Os filamentos grossos são formados de miosina e os finos  pela actina e por outras duas proteínas a tropomiosina e a troponina. Ah, a miosina e a actina também são proteínas. Como eu disse só a miosina e a actina tem grande importância para nós e elas representam 55% do total de proteínas do músculo estriado. (Junqueira & Carneiro, 1990).

Fibras musculares:
Temos que ter em nossa cabeça, que todos os nossos treinos tem que ter o objetivo do aumento das nossas fibras musculares, tanto no número quanto no tamanho delas, com o aumento de miofibrilas, se tem a Hipertrofia. Conseguindo alcançar este objetivo teremos fibras maiores e assim por consequência músculos maiores.

Proteínas:
A Proteínas são a grande estrela neste Post, como sabemos quanto mais proteína for usada na reconstrução muscular maiores serão nossos músculos. Sendo assim temos que tomar cuidado com alguns agentes que podem dificultar a síntese de proteína, e o mais atuante neste caso é a Miostatina.
Miostatina, é uma proteína encontrada no corpo cuja a mesma limita a quantidade de massa magra que o corpo pode construir. Mais Proteínas assimiladas = músculos maiores que aumentam a ação das miofibrilas assim junto a força e a capacidade de contração muscular. Quanto maior a tensão muscular no treino, maior e mais rápida será a síntese de proteína.
Quer saber mais sobre o consumo de proteínas clique Aqui. 



Calorias:
Muitas pessoas naquela vontade de ter um corpo riscado, se esquecem que precisamos consumir calorias, pois a falta dela no nosso corpo resultará em utilizar proteína para gerar energia e assim teremos o comprometimento dos músculos já ganhos. Lembre-se calorias podem ser tiradas de inúmeras fontes, procure boas fontes calóricas.Ex.: Aveia, oleaginosas (que são castanhas, amendoim e etc...), batata doce e etc...


Água:
Como vimos nosso corpo é formado por aproximadamente 80% de água, então mantermos uma boa Hidratação é fundamental para um bom funcionamento do nosso corpo e um bom desenvolvimento muscular. Durante o treino é muito importante que mantenhamos nosso corpo sempre hidratado, e assim também ao longo do dia, veja : não é para você chegar uma ou duas vezes ao dia e tomar 5 copos de água, é para tomar várias vezes ao dia, hahah um pouco de água e não os 5 copos de uma vez, lembre-se nosso corpo não é uma caixa d´água que precisa encher uma vez por dia...

Ribossomos:
A principal função dos ribossomos é a síntese das proteínas, ou seja, é através dele que os aminoácidos se conciliam para produzir as proteínas. O núcleo das células dos músculos que controlam a produção de proteína, e é ele que manda a mensagem para o ribossomo dizendo de qual jeito ele irá arrumar o aminoácido que originará a proteína especifica que esta precisando.

Descanso:
Como vimos o crescimento muscular acontece na sua maior parte durante nosso sono profundo, sendo assim temos que dar a maior atenção para estas poucas horas. E nos proporcionarmos a melhor qualidade de sono, descanso até nossa descontração.
Para uma boa qualidade de sono, se você conseguir dormir umas 8 horas ao dia, eu falo se você conseguir por que eu mesmo apesar de ser super atencioso para obter uma melhor hipertrofia, este é o único quesito e talvez o mais importante que eu não consigo respeitar, e não é por falta de vontade e sim por falta de opção.
Para ajudar na qualidade do sono, pois alguns Suplementos podem bagunçar neste ponto, eu sugiro a Melatonina.

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