11 de out de 2011

Melatonina

Quem não quer dormir igual este nosso amigo aí

Melatonina é um hormônio não Anabólico, Ahhhhh para!!! Vou ver outro artigo para escrever KKKK, brincadeira! Ela é produzida pela glândula Pineal que se localiza no cérebro, e é produzida a partir do neutransmissor Serotonina, que é sintetizado à partir do aminoácido Triptofano. O leite é rico em triptofano, e baixas doses deste aminoácido podem causar insonia.



Sabe aqueles sensores de claridade, que o pessoal colaca na garagem de carros, quando a noite caí o sensor é acionado e acende a luz da garagem?
Então, este hormônio funciona mais ou menos assim, a produção da Melatonina quando fechamos os olhos e a luz para de bater na retina do olho é acionada, por este motivo sua quantidade é maior a noite. A Melatonina é responsável pelo ciclo biológico que consiste no fato dormir e acordar, sendo assim o ciclo natural dia e noite. Tendo esta informação fica fácil entender que pessoas que trabalham em horários noturnos, já terão uma certa disfunção deste hormônio, quer dizer que estamos recebendo a informação que chegou a hora de dormir, mas estamos lá com os olhos arregalados para não dormir, e com isto o nosso hormônio mais temido está lá sendo liberado no corpo, pois quando trabalhamos o corpo está sob estresse, ainda mais nestes casos de trabalho noturno. Pessoas que se enquadram neste caso que acabei de escrever, com certeza se beneficiarão da suplementação deste hormônio ( só tomar quando for dormir ).
Lembra do Post do Cortisol, ele está ligado a Melatonina e ajuda no controle do ciclo biológico, quando acordamos os níveis de Melatonina já estão bem baixos e quando abrimos os olhos ao acordar, o cortisol é acionado pelo corpo, que irá despertar a pessoa mais rapidamente. Vejam bem, entenderam? É por isto que falamos que ao acordar é bom tomar uma proteína de rápida absorção, para combatermos o Cortisol.
E na musculação, como já estamos cansados de saber, temos que ter um bom descanso, pois isto será de grande ajuda para a hipertrofia muscular, é a noite que temos os picos mais altos do GH (hormônio do crescimento), então para garantirmos noites de sono tranquilas e com a qualidade que um atleta merece, a suplementação com o hormônio Melatonina é uma ótima sugestão.


A Melatonina:
Não cria dependência.
Regula o ritmo do sono.
É um sonífero natural.
Tem efeito protetor contra os radicais livres.

E com o aumento da idade a produção da Melatonina vai baixando, e como não queremos nada Baixando com o aumento da idade, eu sugiro uma suplementação de mais ou menos 5 gramas por dia, tomando sempre quando for dormir.

Contra indicações:
Pessoas com doenças auto imunes.
Depressão.
Que estejam tomando sedativos ou corticoesteróides.
Grávidas ou em período de amamentação.
Não dirigir veículos logo após tomar Melatonina.

                                                                                                     Abraços a todos e Força Total
                                                                                                          Daniel Eduardo Barbosa

2 comentários: