19 de out. de 2011

Ao entrar numa academia não deixe o desânimo tomar conta

Se você está com a feição igual à este Bebê, está na hora de mudar.
Ao se matricular em uma academia de musculação, na maioria das vezes, a pessoa entra sem ter noção nenhuma. Existem vários fatores que levam uma pessoa à academia de ginástica. Entre os mais jovens é o fator estético, quem de nós que gostamos mesmo de musculação, não quis e ainda quer a cada dia ficar maior e mais forte? De fazer a diferença? Outras pessoas se matriculam em uma academia por motivo de saúde.

Tudo que fazemos empurrados ou forçados, não fazemos direito. Um caso clássico, é só olharmos para os lados que vemos inúmeras pessoas desgostosas com sua vida profissional. Neste caso, eles também são empurrados pela necessidade e pela vida, então não tem muito jeito, ou a pessoa toma uma iniciativa e assume os riscos ou fica pelo resto da vida reclamando. Agora, imagina quando uma pessoa entra forçada em uma academia de musculação. Na maioria das vezes ela desiste antes de completar 3 meses, e as desculpas são sempre as mesmas : não nasci para isso, é sempre a mesma rotina, não quero ficar grande ou muito forte ou não tenho tempo (esta é clássica!!!). O cara passa todo dia depois do trabalho no bar, casas de jogos ou qualquer outra coisa antes de voltar para casa e "não tem tempo"...
As desculpas são tantas, que se eu for ficar enumerando vai longe. Mas, se a pessoa tiver a iniciativa de entrar em uma academia e encontrar um profissional sério, que esteja antenado no esporte, as chances deste individuo se apaixonar pela musculação é muito grande.
Se você que está lendo agora este post, for uma destas pessoas que estão entrando agora em uma academia de musculação e está descontente, analise : Se você foi bem recebido, a academia pode até não ter toda infraestrutura, equipamentos de ponta, etc...Mas, uma coisa é importante, um profissional que esteja apto para lhe dar todo suporte que você precisará. As desculpas que escrevi lá em cima, não existem, como escrevi, são apenas desculpas. Dizer que não quer ficar grande ou forte (???). Se já é difícil para quem quer...Imagina para quem não quer!Então não se preocupe, cuide de sua saúde e faça seus exercícios tranquilo, porque para ficar grande não basta quere...Tem que ter força de vontade, determinação, disciplina e, estes itens não vendem em potes, em forma de suplementos!!!! Se o seu problema for tempo, quem faz o seu tempo é você mesmo! Basta querer. Se o problema for de não gostar do local ou do atendimento, veja bem : A academia de musculação é um comércio, como um salão de beleza, por exemplo. Se você vai ao salão de beleza e não gosta do corte, o que você faz? Fica sem cortar o cabelo para sempre? Se vai à um restaurante e detesta a comida, o que fazer? Fica sem comer fora o resto da vida? Claro que não! Com a academia é a mesma coisa! Procure outra academia, contrate um personal trainer! Profissionais é o que não falta! Entra no meu facebook "Daniel Barbosa" e olha a lista de amigos. Lá tem um monte de profissionais de ponta espalhados pelo Brasil. Garanto que vão fazer jus à profissão e ao esporte! Pode até me chamar para ser amigo!

Agora eu ia colocar uma breve explicação do efeito da endorfina no corpo, pois desde pequeno eu escuto, não dizendo para mim, mas no geral. "Está viciado em exercício". A teoria de que o esforço físico provoca a liberação de endorfina, uma substância química com propriedades analgésicas e entorpecentes, é há anos o argumento preferido dos esportistas para justificar a paixão pela atividade física. A tese era perfeita até que  um grupo de cientistas americanos resolveu desmenti-la.
O que as novas pesquisas revelam
  • Durante o exercício, há um aumento de endorfina no sangue, mas a substância não passa para o cérebro.
  • Alguns cientistas acreditam que a sensação de euforia relatada por corredores não é um fato bioquímico.
  • Ao menos em ratos, o exercício pode viciar, mas a endorfina não e a principal causa da dependência.
Quer saber mais sobre este assunto ( Euforia sem explicação), no final deste post coloquei o link.


E para terminar, Musculação é um esporte que pode ser feito por toda a família. Eu mesmo treino com minha esposa, e logo meus filhos estarão junto.Veja bem, você que fica em casa, e não vai com seu marido ou esposa, namorado ou namorada para a academia esta marcando toca. Pois, neste esporte você pode usufruir junto. Ao invés de ficar reclamando que o outro foi treinar, imagine se ele ou ela ao invés da academia, tivesse o hábito de passar todos os dias, antes de voltar para casa no boteco, ou ir jogar bola (coisa que é difícil fazer os dois juntinhos), ir pescar com os amigos e etc...sempre pode ser pior. KKK.


Não encare, a Musculação como uma obrigação, e sim como um hobby, saiba aproveitar o momento. Quando estou na academia, para mim aquele é o meu momento, é a minha hora, entende???!!! É a hora do dia que eu reservo para me dar atenção, para cuidar de mim mesmo.
É a mesma coisa de quem gosta de fazer Yoga, foco meu treino, me concentro e pronto, está ai uma das melhores horas do meu dia.
Na vida tudo que conseguimos de BOM, na maioria da vezes não é fácil. Então temos que encará-la com Força Total.
                                                                                                                       Daniel Eduardo Barbosa


 Obs.: A parte da endorfina foi tirada do site da Veja on line http://veja.abril.com.br/190602/p_061.html
Fonte: Huda Akil, presidentee da Sociedade Americana para a Neurociência






2 comentários:

  1. Tentei varias combinações. Pra mim o que mais me da disposicao para um bom treino eh o bom e velho arroz integral. Valew.

    ResponderExcluir
  2. vlw daniel bom documentario parabens e forca totalllllll

    ResponderExcluir