28 de set. de 2012

Jón Páll Sigmarsson- Biografia


Nascido na Islândia em 1960, Jón Páll Sigmarsson cresceu nas áreas rurais do oeste da Islândia, e desde pequeno já trabalhava pesado. Jón Páll não teve uma infância fácil, seus pais se separaram quando ainda era muito novo, e como ele morava em uma comunidade em uma ilha em Breidafjordur, desde pequeno se adaptou à uma rotina mais dura, que o levou a trabalhar sempre no seu limite e assim fazendo com que ele trabalhasse muito sua Força, tanto a Física como a Mental. Na sua
adolescência, ele se mudou com sua família para Reykjavík e muito rápido ele se envolveu em Esportes, mas só em 1975, quando ele começou com o Levantamento de Peso, foi que Jón Páll encontrou o que procurava.

E assim a Islândia ganhou uma Celebridade que com seu sorriso e carisma conquistou a todos, e ficou super conhecido aparecendo regularmente na mídia. Os Islandeses gostavam de sua presença pública e de suas Frases, até tendo uma que se tornou o título do documentário feito de Páll Jón "petta er ekkert MAL, Fyrir Jón Pál" essa frase ele gritou no momento em que estabeleceu um Record Europe no Levantamento de Peso, e ela quer dizer :" ISSO NÃO É PROBLEMA PARA JÓN PÁLL" e não foi mesmo! Ao termino da frase já com aquele sorriso que os Islandeses tinham como sua marca particular, deu uma risada bem alta seguida de uma grande celebração pelo feito conquistado, e assim tocando mais uma vez o coração de seu povo.

Jón Páll encantava a todos e isso lhe rendeu respeito e admiração de seu povo, escrevendo seu nome em letras maiúsculas na Islândia e foi eleito o Atleta do Século XX.
Esse Hércules do século 20, alto e loiro, com sorriso marcante, definitivamente lembra muito os Guerreiros Vikings dos tempos medievais, só que com uma grande diferença, ele tinha a essência de um pacificador, carinhoso e simpático. Jón Páll foi um desses homens, que qualquer um gostaria de ser amigo. E muitos o fizeram.

Ele tinha muito orgulho de sua herança, por esse motivo enquanto competia no Strongman deixava bem claro, com gritos para a plateia "EU NÃO SOU UM ESQUIMÓ, EU SOU UM VIKING".

 Jón Páll ganhou o título "O HOMEM MAIS FORTE DO MUNDO" quatro vezes, e assim ficando imbatível por quase uma década. Se tornou na época uma lenda viva.
Apesar de ser um homem que vivia para o Esporte e o tinha como sua maior paixão, ele sabia que sua família tinha um histórico de graves problemas cardíacos, e o seu amor poderia ser também o seu fim. Avisado pelos médicos Jón Páll Sigmarsson já tinha sua morte anunciada, pois o Esporte escolhido por ele exigia muito do seu corpo e Jón fez sua escolha. Ele tinha uma frase que ficou famosa "NÃO HÁ NENHUM PONTO POSITIVO EM ESTAR VIVO, SE VOCÊ NÃO PODE FAZER O LEVANTAMENTO TERRA" com essa frase acho que todos já sabem qual foi a sua escolha. Jón Páll Sigmarsson, aos 32 anos de idade, durante uma execução do seu tão amado Levantamento Terra, veio a FALECER. 



Para nós amantes dos Esportes de Força, Jón Páll era um verdadeiro VIKING como ele mesmo dizia, só que com a diferença que ele barbarizava apenas em suas competições e fora delas ele cativava a todos com seu carisma , e ele fazia o que amava e dava o seu melhor pelo Esporte. 
Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

Um comentário:

  1. "NÃO HÁ NENHUM PONTO POSITIVO EM ESTAR VIVO, SE VOCÊ NÃO PODE FAZER O LEVANTAMENTO TERRA"
    ...Paixão pelo que faz, pouca gente sente isso,, é lindo!

    ResponderExcluir