14 de mar. de 2012

Os Antioxidantes e a Musculação.

Os antioxidantes tem um papel muito importante na vida de todos, pois eles ajudam a evitar os malefícios dos Radicais Livres. 
Você sabe o que são os Radicais Livres? 
Os radicais livres são moléculas com existência independente que são produzidos no decorrer do nosso processo respiratório. Do totla do oxigênio que respiramos todos os dias, 2 ~ 5% converte-se em radicais livres, que não são totalmente prejudiciais. Quando produzidos em quantidades moderadas, combatem as bactérias e vírus presentes no nosso corpo. O nosso metabolismo produz inúmeras substância para neutraliza-los. No entanto, quando passamos a produzi-los em excesso, tornam-se prejudiciais, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como arterosclerose, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, cataratas, doença de alzheimer, cancro, desordens neurológicas (ex: mal de parkinson), artrite e envelhecimento precoce.


O que pode causar o excesso de Radicais Livres?
Poluição ambiental, tabaco, exposição aos raios solares, estresse e alimentação incorreta (rica em gorduras, ou mesmo pobre em nutrientes), consumo de álcool. E para nós o ponto fundamental é que, quando fazemos exercícios intensos, há um grande aumento no consumo de oxigênio no corpo que leva à liberação de radicais livres, que oxidam (enferrujam), as células e provocam a sua degeneração. Outro fator para os atletas é a constante dieta tanto para riscar como para crescer que também acabam causando o excesso de Radicais Livres.





Como nosso corpo se defende?


Temos um sistema de defesa antioxidante, e eles detectam o exterminam o excesso de Radicais Livres. Estes antioxidantes, são formados de enzimas, pequenas moléculas produzidas nas nossas células, vitaminas e minerais. Nosso corpo não consegui produzir todos os antioxidantes, e assim precisamos retira-los dos alimentos


Alguns alimentos que podemos usar como fontes de antioxidante:
Fruta: Uva, amoras, framboesas, morangos, cranberries, cerejas, açaí e etc...
Alimentos: Pães de grãos integrais, mel, nozes, feijão vermelho e preto, batata roxa, canela, chocolate, cacau.



Mas eu vivo em Dietas e acabo não podendo comer todos os alimentos que seriam necessários para fortalecer minhas defesas antioxidantes. 
O que devo fazer?

Temos que fazer uma dieta pensando em todos os detalhes, mas também sei que só com a alimentação diária não conseguimos fortalecer nossas defesas, então é necessário fazer uma suplementação. Para evitarmos problemas futuros.
Devemos tomar nosso suplemento de antioxidantes logo após as refeições, eu tomo Vitamina C no café da manhã, almoço e após o jantar, comprimidos de 500mg. Também tomo sempre que possível Banchá (chá verde), que é um excelente antioxidante. É muito importante que ele seja dividido ao longo do dia, pois se você tomar de uma vez só o seu corpo irá dispensar o excesso. 


Alguns antioxidantes:



Vitamina C:
Conhecida como Ácido Ascóbico, ela é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma molécula usada na hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos Ossos, Dentes, Tendões e paredes dos Vasos Sanguíneos, além disto é um poderoso antioxidante, sendo usado para a transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes.


Resveratrol:
É um antioxidante, antiinflamatório, antitumoral e que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares , mais especificamente ele é um Polifenol que é encontrado na casca, sementes das uvas pretas e no suco e vinho tinto. Mas hoje já foi descoberto uma hortaliça que tem cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho, é a hortaliça Azeda. Sabemos que quanto mais forte for a cor da uva, suco ou vinho maior é o conteúdo em pólifenois. Ele també ajuda a baixar o colesterol LDL e aumentar o HDL.

Chá Verde:
Conhecido aqui no Japão pelo nome de Banchá, ele tem inúmeras funções que ajudam na saúde, uma delas é sua função antioxidante, por ser rico em flavonóides ( substância antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ele também ajuda a diminuir taxas de colesterol e ativar nosso sistema imunológico e etc... Para nós que praticamos esportes com pesos, e estamos sempre numa constante mudança do nosso corpo, é muito importante adicioná-lo em nossa dieta diária. E não vai lhe prejudicar em nada sua dieta, tanto no OFF como no Contest. Eu aconselho tomar uma xícara após as refeições.
 Obs: não se toma chá verde com açúcar, no começo pode ser ruim mas como tudo na vida acabamos nos acostumando.  
Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa






Nenhum comentário:

Postar um comentário