20 de fev. de 2012

Óleo de Coco e seus benefícios



Eu resolvi escrever sobre ele, pois temos um Grupo do Facebook, o Grupo Força Total, e no artigo sobre a Maltodextrina e Dextrose que escrevi estes dias, observei que alguns amigos que estão neste grupo ao comentarmos que o óleo de coco séria uma ótima saída para quem não quisesse usar tanto a Malto como a Dextrose, não sabiam direito sobre as suas Propriedades. Então vamos tentar esclarecer, e lógico no ponto de vista de um praticante de Musculação. Ah, quem quiser entrar no Grupo Força Total aí esta o Link  Grupo Força Total, pode entrar que eu adiciono.

O óleo de coco virgem é um produto 100% natural, ele não é submetido ao refinamento de desodorização como outros azeites ou óleos, ele é extraído da polpa do coco fresco já maduro, pelo processo de trituração, prensagem e por ultimo é filtrado umas três vezes.
Pode ser encontrado pelo nome de Óleo de Coco, Azeite de Coco ou até Manteiga de Coco.


Qual a finalidade para quem pratica Esportes com Pesos?
Precisamos de energia para ter força e assim conseguirmos encarar nossos treinos, que para muitos de nós são praticamente diários, ou com apenas uma folga por semana, e ao mesmo tempo não perdermos dinheiro ao tomarmos nossa Whey usando o junto no pós treino, então neste caso o Óleo de Coco é uma ótima opção para aqueles que tem problemas como o de acúmulo de gorduras. O Óleo de Coco, sendo usado no pós treino, além de fornecer a energia que seu corpo está precisando no momento, irá auxiliar a queima de gordura, fazendo com que seu corpo use a própria gordura como forma de energia.


Rico em Ácido Láurico:
50% da Gordura do coco é composta pelo ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média que, no corpo humano é transformado em monolaurina, um mono glicerídeo que possui ação antiviral, antibacteriana e anti-protozoária, usado pelo organismo para destruir a camada lipídica de vários microorganismos como o HIV, Herpes, Citomegalovirus, Influenza e etc... 
O ácido láurico é um importante componente no leite materno humano, para o fortalecimento imunológico do bebê. 


Um ponto de Grande Importância:
O Óleo de Coco é o único óleo que em altas temperaturas não faz mal para nosso organismo, tanto os óleos de Canola, Soja, Milho ou os Azeite, quando expostos à altas temperaturas perdem suas propriedades, e com isto fazem um grande mal para a saúde, principalmente para nós que estamos sempre buscando uma qualidade de vida melhor.


Óleo de Coco e o Emagrecimento:
Temos que ter cuidado, pois falou que emagrece é um ótimo produto para se vender, kkk. Porque será? Mas, tirando os aproveitadores, ele contêm ômega-9, que é o ácido graxo oleico, que possui a propriedade de metabolização da gordura corporal e também o colesterol, sendo assim ele faz o metabolismo da gordura acelerar e consequentemente, ajuda na queima de gordura corporal. Também este ácido graxo diminui a produção de Cortisol, que é um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal. Mas, não é nada assim, que podemos falar, olha que maravilha, eu tomei e emagreci!! Não. O negócio é que com o uso dele, tornaremos nossa vida diária mais saudável, e uma coisa leva à outra...


Com relação à Saúde:
O Óleo de Coco virgem quando submetido à altas temperaturas, não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. Então seria muito importante que todos incorporem este óleo no seu dia a dia, em suas refeições. Este óleo é livre de gordura TRANS que é gerada pelo processo de Hidrogenação, que esta presente em todos os outros óleos de origem vegetal. Introduzindo o Óleo de Coco em sua dieta diária, você ajudará a aumentar o HDL (colesterol bom), e ajudara a evitar doença cardíaca e coronariana.


Você sabia?
Que o Óleo de Coco é um excelente antioxidante, ele ajuda na diminuição da produção de Radicais Livres, a Vitamina E presente na gordura do coco extra virgem que é a responsavel por esta boa notícia.
Colesterol, ele também ajuda na redução do LDL (mau colesterol), e evita que o mesmo se oxide.


O ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM, É UM TIPO DE GORDURA QUE NÃO CONVERTE EM GORDURA CORPORAL, NEM EM PLACAS NO INTERIOR DAS ARTÉRIAS!!!


Dicas de Uso:
O Óleo de Coco pode ser utilizado em saladas, adicionado ao seu Shake pós treino, sucos, vitaminas, iogurtes, salada de frutas. Também pode ser usado em pratos quentes, ou até mesmo ser consumido puro, pois tem um sabor agradável.


Espero que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas, e alertado aos leitores sobre os benefícios que este óleo pode trazer para nossa família. Se vocês gostaram ajudem a compartilhar esta matéria. Muito Obrigado.
                 
                                                                          Blog Força Total
                                                                  Daniel Eduardo Barbosa

Um comentário:

  1. muito bom, tenho usado no shake e como manteiga p fazer meu omelete.
    tomo no shake pre treino tb, com chia seeds.. sera que fz bem?

    ResponderExcluir