17 de fev. de 2012

Maltodextrina e Dextrose

                                                   

Maltodrextrina
A função tanto da Maltodextrina como da Dextrose, é auxiliar a condução de proteína, aminoácidos como bcaa, glutamina, creatina e outros nutrientes, evitando assim o desperdício do nosso rico dinheirinho gasto em Whey! A melhor hora de usarmos tanto a Maltodextrina como a Dextrose é logo após o Treino, que é a hora que nosso organismo está sedento por energia, então se tomarmos nosso Whey sem um carboidrato de rápida absorção junto, o organismo acabará usando a proteína como energia e não irá transportá-la para o músculo como teria que ser. Este shake pós-treino pode conter o nosso santo Whey, uma fonte de carboidrato de rápida absorção (Malto ou Dextrose) podendo misturar junto deles também o bcaa, glutamina e a creatina.



Maltodextrina
Maltodextrina e Dextrose:
Mesmo já sendo usadas há muitos anos, ainda vejo que alguns ainda não sabem bem como tirar proveito deste suplemento, sem acabar comprometendo sua dieta. A Maltodextrina é um carboidrato proveniente da conversão enzimática do amido do milho, com uma absorção mais lenta que a Dextrose, a Dextrose leva de 5~7 minutos e a Maltodextrina de 12~15, para ser absorvida pelo organismo. Que não vai ser tanta diferença assim, mas mesmo assim muitos misturam as duas +ou-50% de cada para tomar no Shake. A Dextrose nada mais é que a simples glicose.


Maior Índice Glicêmico maior os pulsos de Insulina.
O I.G (Índice Glicêmico) é a classificação que diferencia os diferentes tipos de Carboidratos, que são classificados através dos níveis de açúcar no sangue que ficamos ao ingerirmos alguns alimentos. Maior o I.G., mais rápido o carboidrato chegará na corrente sanguínea e assim maior será o pulso de Insulina.

Ao longo do dia é bom estimularmos estes pulsos de energia?
Não, no decorrer do dia não será uma boa ideia usar este artifício, pois todo excesso de glicose no sangue será convertido em ácidos gordurosos e triglicérides, e por fim serão armazenados na forma de gordura. 


Então quais as melhores horas?
Como já mencionei lá em cima no pós treino otimizando também a síntese protéica e a recuperação muscular , e também pode ser usado no pré treino, junto com uma fonte de proteína podendo ser seu whey e seus aminoácidos bcaa e glutamina, uns 15 minutos antes de entrar na Gym. Durante o treino só é indicado para pessoas que fazem treinos longos, acima de 60 minutos de treino e que precisam repor as energias e bloquear os efeitos catabólicos.


Dica: Se for usar no meio do treino é melhor utilizar água gelada assim evitamos um desconforto estomacal.


Tabela de I.G.
O índice glicêmico é um indicador baseado na habilidade da ingestão do carboidrato (50g) de um dado alimento em elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento referência, a glicose ou o pão branco.


Alimentos de alto índice glicêmico( > 85 )
Alimentos de moderado índice glicêmico ( 60~85 )
Alimentos de baixo índice glicêmico ( < 60 )

Frutose: 32
Lactose:65
Mel:83
Sacarose:92
Glicose (Dextrose):137
Glicose Tablete: 146
Maltose:150
Xarope de Agave:27


Quanto devo tomar?
É recomendado tomar 1 grama para cada Kg de massa corporal, Ex: um sujeito de 80kg e um BF de 15%de gordura terá que tomar 68g de carboidrato de alto I.G, mas cada indivíduo reage diferente. Então, você terá que prestar atenção para saber quanto de carboidrato terá que usar, para não prejudicar sua dieta.


Cuidado:
Diabéticos podem tomar, mas terão que ter um acompanhamento médico. Procurar sempre um Profissional, é a melhor escolha.



Bons Treinos com Força total
Daniel Eduardo Barbosa

2 comentários:

  1. Many thanks for the exciting blog posting! I really enjoyed reading it, you are a brilliant writer.
    I actually added your blog to my favorites and will look forward for more updates. Great Job, Keep it up.
    taurine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you ... I am very happy that you have enjoyed. If you want to add the Facebook Group Total Force.
      https://www.facebook.com/groups/167040910043286/

      Excluir