24 de jan de 2012

Ovos - O ouro dos Marombeiros!!!

Mesmo já existindo vários artigos sobre suas qualidades nutricionais, o nosso maior aliado, o" OVO" ainda é uma grande vítima, e não só dos mais leigos, como também daqueles que deveriam por responsabilidade profissional se manter bem informado, e não parecer nossos avós, que se vissem alguém comendo uma manga e depois fosse tomar um copo de leite dariam pulos gritando que não pode: você vai morrer e etc... O ovo também foi deixado de lado, e por pura falta de responsabilidade de quem teria por obrigação informar, ensinar e até induzir a introdução diária deste alimento que é super rico.

Ovo e seus nutrientes.



O ovo foi considerado pela (OMS) Organização Mundial de Saúde, como um alimento de proteína padrão e de alto valor biológico.
E além da proteína que nós marombeiros procuramos neste alimento todos os dias, ele tem:
Vitaminas do Complexo B, incluindo a B12.
Vitaminas Lipossolúveis: A,D,E e K.
Minerais: Zinco, Ácido Fólico, Fósforo, Ferro,  Riboflavina, Potássio e Sódio.
Obs: Além de conter Aminoácidos Essenciais.
Você Sabia? Que o Ômega-3 é uma das gorduras presentes no ovo, e uma das sua funções é a prevenção  de doenças cardiovasculares? Além de ser uma boa fonte de Acetilcolina, que forma a colina, que é um nutriente essencial para a memoria e concentração!


Qual a quantidade de ovos que posso comer?
Até hoje não existe nenhum estudo que indique a quantidade de ovos que se deve consumir diariamente, o maior problema que envolve esta discussão é que o consumo de gorduras saturadas provoca o aumento do colesterol sanguíneo, mas já sabemos que o coitado do réu em questão (OVO), tem uma quantidade muito baixa de gorduras saturadas, um ovo tem apenas 5g de gorduras onde apenas 1,5g é saturada. Então, seu consumo diário sendo até em grandes quantidades, lógico feito por pessoas com uma condição de saúde boa, não trará nenhum malefício. A American Heart Association ( Associação Americana de Cardiologistas ), até alterou suas recomendações sobre o consumo de ovos. Antes eles falavam que uma pessoa não podia consumir mais de 3 ovos por semana, hoje em dia já se fala em 1 por dia, falam em 1 por precaução, pois não se tem uma base sólida da quantidade máxima que uma pessoa pode consumir por semana. O que sabemos, é que os Marombeiros e muitos atletas, há muitos anos consomem altas quantidades de ovos, estou falando de até mais de 30 ovos diários, só que nestes casos não são todos consumidos inteiros e sim em sua grande maioria só as claras.

Gemas moles ou duras?
O ideal é não cozinhar demais ao ponto de deixar sua gema dura, evitando assim a oxidação das gorduras presentes nela. Sei que agora tem gente falando, pô e a Salmonela??? Eu como ovos todos os dias, mais de 10 kkkkk!! Usando também a albumina em pó, e nunca tive, e olha que passei uns 3 anos diretos fazendo vitaminas com ovos inteiros crús. Mas, a Salmonela é um perigo que existe, só que a possibilidade do ovo ser contaminado pela Salmonela é muito baixo, cerca de 1 em cada 20.000 ovos.

Como posso minimizar o risco de contaminação por Salmonela?
Como disse o risco é baixo, mas existe. A Salmonela pode ser encontrada na natureza, tendo mais de 2.500 tipos de Salmonela. Esta bactéria pode ser encontrada no trato intestinal de todos os animais, aves, répteis, insectos, humanos e até nos vegetais. Então sabendo disso, quando você compra seu ovo, ele pode não estar contaminado, e você na hora em que for consumí-lo, pode contaminar ele. Isso mesmo, por exemplo, o ovo com a casca suja, quando é quebrado, pode ser contaminado, o manuseio com as mãos sujas também pode contaminar, o armazenamento também pode ser o problema.
Guarde os ovos na geladeira, nunca na porta da geladeira.
Lave apenas quando for consumir.


Cuidados:
O que ferra com o ovo, são seus acompanhamentos. Tem um pessoal que só sabe comer ovos com Bacon, Queijos, Presuntos, Salames e Etc... É ruim? Não, mas a pergunta real não é essa, e sim : Vai te fazer bem? Também não, pode te deixar feliz na hora, e aquela sensação de estar saciado, mas bem literalmente não vai te fazer.
Lembre-se, que nem tudo que cheira bom, é bom para sua saúde. E o contrário também,kkkk Nem tudo que cheira um pouco mal é ruim também...kkkk!!!

Ovos inteiros ou só a clara?
O ovo é muito rico em proteína, tendo cerca de 76kcal e 7g de proteína, sendo 4g na clara e 3g na gema, então não vejo o porque deve descartar a gema, só se você estiver em Contest, aí sim é aconselhável consumir só a clara, e se você for daqueles que mandam altas quantidades de ovos, é bom fazer os cálculos para não exagerar na quantidade de gemas, pois 35% dela é gordura.

Preparo:
Não frite seus ovos no óleo, seja ele qual for. Já é de conhecimento de todos, que mesmo os melhores azeites após uma certa temperatura não fazem bem para a saúde. Então "frite" na água, ou faça numa frigideira boa sem nada mesmo, no fogo baixo e com tampa. Ou no microondas, cozidos, em forma de omeletes é muito bom, podendo até ter um atum junto ou outros alimentos (saudáveis)!!!!


Quando eu tinha uns 5~6 anos minha avó costumava me fazer gemada todos os dias, e como o nome já diz "Gemada" é feita só da gema, e ela colocava Farinha Lactea e Nescau. Como minha avó nunca gostou de desperdício e quando ela fazia a gemada sempre era de dois ovos, ela sempre guardava as claras, que após algumas horas ela fazia uma outra gemada, kkkk que deveria chamar de Clarada, pois eram aquelas claras que não foram jogadas fora. Ela batia bem até vira clara em neve, colocava também Farinha Lactea e  nescau, e eu sempre gostei. Ah faço até hoje a Clarada, só que ao invés de 2 claras, são de 5~6, com Aveia e um scoop de Whey Protein, que aí sim é saudável e bem Anabólico.

Porque a Proteína do Ovo é uma das mas consumidas por atletas?
Ela é uma das mais consumidas, primeiro, por ser uma ótima proteína para quem esta querendo aumentar a massa magra, e ela é uma das mais baratas também, podendo até comprar garrafas só de claras, e também a proteína do ovo em pó (albumina).


Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

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