Você já deve ter ouvido falar sobre a Dieta sem Gluten para emagrecer. E já deve ter notado a inscrição Contém Gluten ou Não Contém Gluten nas embalagens de alimentos. Mas, afinal, gluten engorda? Gluten faz mal?
O que é o Gluten?
O gluten é uma proteína composta de gliadina e glutenina. É encontrada no trigo, centeio, malte e cevada e, com isso em uma série de alimentos e suplementos alimentares. Até alimentos naturalmente sem gluten, como a aveia, pode conter gluten ou traços de gluten devido à contaminação de culturas (aveia plantada perto de plantações de trigo por exemplo, embalagens, transporte, etc...)
O gluten contribui para a espessura, elasticidade e ascensão em vários produtos de panificação, principalmente o pão.
Nos EUA, mais de 2 milhões de americanos têm a doença celíaca, mas apenas metade dessas pessoas sabe que tem. No Brasil, não há um número exato, mas parece que não é muito diferente dos EUA! Pessoas com doença celíaca têm uma reação imune ao gluten e, ao longo do tempo, o consumo desta proteína causa danos ou destrói as vilosidades do intestino.
Algumas pessoas com doença celíaca não tem sintomas evidentes, no entanto, outras podem perceber um ou mais desses sintomas :
- Diarreia
- Constipação
- Inchaço abdominal / gases
- Depressão, irritabilidade
- Dor de estômago
- Dor nas articulações
- Erupção cutânea
- Feridas na boca, aftas
- Perda de peso
- Fadiga
- Neuropatia, danos nos nervos que podem resultar em formigamento ou queimação, perda de sensibilidade. Essa neuropatia geralmente começa com as extremidades - mãos e pés.
- Fezes gordurosas que podem ser cinza claro ou cor de canela
- Dermatite Herpetiforme
- Asma
- Artrite reumatoide
Se você acha que tem a Doença Celíaca, como fazer o teste?
Em primeiro lugar, faça um exame de sangue, mas saiba que não é 100% preciso! Esses exames incluem IgA transglutaminase e IgA antiendomísio. A doença celíaca deverá ser confirmada através de um procedimento chamado endoscopia com biópsia. A biópsia remove pequenos pedaços de tecido do intestino delgado para examiná-los por danos às vilosidades.
Não faça pouco caso da doença celíaca, pois há muitas complicações ligadas à ela, incluindo má absorção, anemia, osteoporose e infertilidade. Ao contrário da maioria das doenças, a doença celíaca não necessita de medicação para tratar os sintomas, mas sim de uma dieta 100% isenta de gluten.
Fisiculturistas devem seguir uma dieta sem gluten?
Uma dieta para praticantes de musculação e fisiculturistas podem perfeitamente ser sem gluten. No entanto, se você não é doente celíaco ou sensível ao gluten, não há nenhuma razão para seguir uma dieta sem gluten. No fim, você vai acabar comendo além do necessário deliciosos alimentos livres de gluten, e poderá não consumir outros necessários para uma boa nutrição e uma boa saúde.
Sem falar que se você fizer uma dieta sem gluten e tiver a doença celíaca não diagnosticada, poderá interferir na precisão dos testes, caso um dia seja necessário.
A dieta sem gluten é vital para pessoas com doença celíaca ou sensíveis ao gluten, as outras pessoas devem procurar seguir uma dieta específica para as necessidades individuais de cada um.
- Sempre escolha uma dieta que se enquadre às suas necessidades. Só porque funciona com seu conhecido ou com algum artista famoso, não significa que vai funcionar com você também. Algumas pessoas sensíveis ao gluten ou com doença celíaca, quando fazem a dieta livre de gluten perdem peso, muitas vezes por estarem inchadas ou com retenção de líquido, o que não quer dizer que se você também fizer perderá peso.
- Se você acha que tem a doença celíaca, procure um gastroenterologista.
- Para obter mais informações sobre a Doença Celíaca clique aqui
Se tiver alguém interessado em receitas sem Gluten
Clique AQUI
Blog Força Total
Fontes: http://www.bodybuilding.com/http://www.riosemgluten.com/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário