3 de jan de 2012

Kettlebell- Saiba mais sobre ele...

Mais uma vez, vamos utilizar métodos de treinos antigos, não quer dizer que vamos aposentar barras e halteres e sim que vamos complementar nossos treinos tirando o máximo de proveito que o Kettlebell pode nos trazer.
O Kettlebell, nada mais é que uma bola de ferro com uma alça, que  pela história eram encontradas em feiras e mercados na Europa no século de XVI, mas foi na Rússia que ele começou a ser usado com o objetivo de acrescentar mais força e resistência. Na Russia, ele é usado até hoje por atletas tanto Fisiculturistas, Lutadores como o conhecido lutador de MMA Fedor Emelianenko e até as Forças Armadas do Pais.

Existe vários pesos de Kettlebell, mas como toda atividade física requer um certo cuidado, pois não tem nada a ver com halteres. 
Eu particularmente, vejo o uso do Kettlebell importante, pelo fato de seus movimentos alcançarem uma amplitude máxima, ajudando seus adeptos a melhorar sua coordenação motora e agilidade. Também pode ajudar a melhorar as articulações deixando elas mais fortes e flexíveis, mas isto se feito com técnica, se não, pode ser até bem perigoso, por ser uma bola de ferro com uma alça, seu centro gravitacional é bem diferente do de um halter, e ele pode desenvolver até uma grande velocidade na execução de seu movimento. Existem vários exercícios que podem ser feitos com estas bolas de ferro, por serem unilaterais elas podem ajudar pessoas com problemas de assimetria corporal.
Como já disse, o Kettlebell é bom para adeptos de Artes Marciais, pois eles ajudam a dar uma boa força e resistência para as mãos, fortalecendo o ante-braço. Lembre-se ele é uma bola e você terá que segurá-lo por uma alça, isto te fará treinar mesmo sem querer seu ante-braço, assim fortalecendo sua pegada. 
Não quis colocar aqui os movimentos, pois eu não tenho tanta intimidade assim na prática, então coloquei alguns vídeos para ajudar.




Este vídeo é ótimo, para quem não esta treinando em uma Academia.





           Hoje já existem alguns campeonatos de Kettlebell



Obs: 
Existem vários vídeos que podem te auxiliar no uso do Kettlebll.


Cuidados para manuseio:

  • Veja bem onde você vai usá-lo para treinar, para não ter sua Mulher ou sua Mãe te pegando pela orelha hahahah, imagina só você treinando no piso da garagem dos seus pais, kettlebell pode cair, ainda mais quando estamos aprendendo a manuseá-lo.
  • Cuidado com seus pés, pois se você for treinar com um kettlebell não será um de 4 kg, no mínimo acima de 10kg, então caiu no pé pode correr para o hospital.
  • Movimentos errados podem te tirar o pulso do lugar, o ombro e se bater na canela ou na cabeça então... nem se fala.  

Conclusão:
Para aumentarmos nossa performance pode ser um ótimo aliado, ainda poucas academias fazem uso deles, por falta de investimentos e até espaços apropriados. Mas, um quintal de terra ou até mesmo campo de futebol já vai te ajudar. E para quem não está com condições financeiras ou não tem tempo para frequentar uma academia, é uma ótima opção para se manter um forma, o Kettlebell, é pequeno, e não requer nenhuma manutenção. Hoje não consigo treinar com eles, pois moro em Apartamento, e já não tenho mais tempo hábil para fazer nada de novo, mas espero, e quando me surgir a oportunidade não desperdiçarei, pois acho mesmo que pode ajudar a somar nos meus treinos com pesos, me ajudando a fortalecer minhas articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário