31 de dez. de 2011

VINCE GIRONDA - O Guru de Ferro

Nascido em 9 de Novembro de 1917, no Bronx - New York. Vince, ainda criança se mudou com sua família para o oeste de Los Angeles. Seu pai era dublê, e assim foi mais fácil o ingresso de Vince no Filme Ben Hur.
Vince também tentou ser dublê, mas quando viu a foto de John Grimek (um dos maiores Fisiculturistas e Levantador de Pesos dos anos 1930~1940), viu que precisava melhorar seu físico, e foi aí onde tudo começou. Aos 22 anos de idade, Vince Gironda começou a levantar pesos. Antes de abrir seu próprio ginásio, treinou na Easton Gym, chegando até a ser instrutor deste ginásio. Em 1948, abriu seu próprio ginásio em North Hollywood, Califórnia.
Ele tinha conceitos de Treinos e Nutrição bem diferentes, mas apesar de algumas coisas serem bem questionáveis, pois ele quase nunca apresentava provas científicas para suas teorias, ele conseguiu ser uma figura importante para o fisiculturismo. Ficou conhecido como o Guro De Ferro.

Alguns métodos diferentes na Nutrição. 
Ele afirmava, que ovos férteis em grandes quantidades teria o mesmo efeito do esteroide anabólico Dianabol, e chegava a recomendar até 3 duzias de ovos férteis por dia, junto com leite puro (sem ser pasteurizado). Também era adepto do uso de vários Suplementos, que incluía entre eles : comprimidos de fígado dissecado, alga marinha, enzimas digestivas, etc...


Alguns métodos diferentes nos Treinos.
Ele não aconselhava seus atletas a fazerem Agachamento Livre, pois falava que este exercício para os homens causava maior desenvolvimento ao longo dos glúteos e quadris em relação às coxas que teria que ser o alvo do exercício, só passando o exercício para aqueles que precisavam desenvolver os glúteos e, para as mulheres. Em sua academia, nem tinha suporte para agachamento livre, ele passava o Sissy, Agachamento no Hack e Achamento Frontal.
Também falava que o Supino não seria o mais aconselhável para o treino de peito. Para ele o Mergulho era o melhor para um treino de peito, assim como a Barra Fixa para o treino de costas.
Vince fazendo barra fixa.
Em 1960, Vince Gironda começou a ter um grande reconhecimento como Personal Trainer, na época seus alunos começaram a ganhar todas as competições de maior expressão, sendo que o mais importante foi em 1965, quando o Larry Scott ganhou o
 Mr. Olympia.
Larry Scott

Além de outros nomes importantes, tanto para o Fisiculturismo como para o Cinema, entre eles estavam : Lou Ferrigno, Frank Zane, Jake Steifeld , Arnold Schwarzenegger, Mohamed Makkawy,  Robert Blake, Clint Eastwood, Denzel Washington, James Garner, Brian Keith, Erik Estrada e etc... 
À partir de 1970, começou a escrever artigos para a revista Homem de Ferro, abriu um empresa de Suplementos Alimentares e começou a editar seus próprios manuais de nutrição, e sempre cuidando de seu ginásio.
Ele foi um dos primeiro defensores da Dieta de Baixo Carbo.


Frases que Vince Gironda costumava dizer:
No trabalho, trabalhando por mais horas você poderá ganhar mais dinheiro, já num ginásio não adiantará você usar este mesmo pensamento, pois exercícios extras não vão te fazer construir mais músculos. 
O Fisiculturismo é 85% feito de Nutrição.


Princípios Gironda:
Ele falava que a maioria das pessoas, entendiam que treinar era só levantar o maior números de pesos que teriam um desenvolvimento muscular. Gironda dizia : "Você deve aumentar a intensidade do trabalho feito dentro de um determinado momento", isto quer dizer que devemos fazer o mínimo de descanso entre as Séries. Ele usava o Principio de Sobre-Carga, que segundo ele, não importava o quanto de peso você levantava e sim o quão rápido você conseguia terminar suas séries. Ele dava como exemplo os Corredores de Velocidade, que tinham mais desenvolvimento muscular que os corredores de longas distâncias.


Descanso entre séries:
Ele achava que quanto menos fosse o descanso entre as séries melhores seriam os resultados, chegando até a fazer descanso de 10~15 segundos por série, nem dando tempo para colocar os pesos no chão, tendo que permanecer com eles nas mãos. Mas, deixava bem claro, que para conseguir chegar num patamar deste, a pessoa teria que vir fazendo um treino progressivo, começando talvez com descanso entre séries de 30~45 segundos, pois senão correria o risco de ter até um ataque cardíaco. Assim, segundo Vince seria uma forma de Resistência Progressiva.

Método 8x8
Um dos preferidos de Vince, ele escolhia um exercício por grupo muscular, usando o mesmo peso para todas as séries, fazendo 8 séries com 8 repetições, sendo que o descanso seria o mínimo possível seguindo o que já foi descrito logo acima. Para principiantes, poderia ser feito ao invés de 8x8, 6x6. Sendo que tanto no 8x8 como no 6x6, o atleta teria que escolher muito bem um peso que conseguisse fazer todo o treino e com um menor tempo de descanso. Ele falava que era para escolher um exercício para cada grupo muscular. Ex: exercícios básicos. Mas até seu grande pupilo que era o Mohamed Makkawy, fazia mais que um exercício, e usando o método 8x8. Vince Gironda, falava que era porque ele tinha uma super genética, e que a maioria das pessoas se fizesse o mesmo entrariam rapidamente em OverTraining. Para ele temos que nos concentrar em apenas um exercício, fazendo corretamente, e tendo o foco em minimizar o período de descanso entre as séries.


Morte de Vince
Vince fechou seu ginásio em 1995, um grande fator para este fechamento foi o filho dele, que tinha problemas graves de saúde, e isto desmotivou Vince Gironda, que acabou deixando de dar a atenção que sempre dava para seu Ginásio. Ele morreu no dia 18 de Outubro de 1997, faltando apenas um mês para completar 80 anos.

Livros escritos por ele:
Robert Kennedy e Vince Gironda, Unleashing the Wild Physique, 1984, Sterling Pub. Co, ISBN 0-8069-7888-0.
Alan Palmiere, Vince Gironda Legend And Myth, CD-ROM, 2004
Darul Conant, "Invinceable, 20093"

Fotos de Atletas que treinaram 
na
 Academia de Vince Gironda.
Lou Ferrigno, fazendo o Hulk
Lou Ferrigno




















Frank Zane
Arnold Schwarzenegger
Mohamed Makkawy









































 Clint Eastwood

Denzel Washington
James Garner


Brian Keith
Erik Estrada - Chips

Muito Obrigado e Força Total






Fonte de pesquisa: http://en.wikipedia.org/wiki/Vince_Gironda

Nenhum comentário:

Postar um comentário