15 de out. de 2011

Saiba mais sobre a Batata Doce e a Aveia

Como nossa dieta está sempre muito ligada à BATATA DOCE, resolvemos fazer uma pesquisa sobre este alimento que há anos vem ajudando meus amigos e amigas que vivem para treinar ou treinam para viver, hahah.Aproveitando o mesmo Post, também vamos falar da famosa AVEIA que faz parte da nossa dieta.


Batata Doce


Batata Doce
A batata-doce pertence à família botânica Convolvulaceae, gênero Ipomoea e espécie Ipomoea batatas (L.)
Lam (Schultz, 1968). É uma planta rústica, de ampla adaptação, fácil cultivo, alta tolerância à seca e de baixo custo de produção. Por ser uma planta natural de regiões quentes, essa cultura requer temperaturas elevadas durante todo o ciclo vegetativo. É uma lavoura muito popular e apreciada em todo o país, estando colocada em quarto lugar entre as hortaliças mais consumidas pela população brasileira. No Nordeste é a principal hortaliça cultivada. É boa fonte de energia, minerais e vitaminas C e do complexo B. Algumas cultivares são ricas em vitamina A, podendo ser consumida assada, cozida ou frita.
O grande sucesso da batata doce em uma dieta é devido em grande parte a seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor. Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente,  antes de uma sessão de treinamento com pesos.



Batata doce cozida com casca
Quantidade100 gramas
Água (%)73
Calorias100,88
Proteína (g)1,75
Gordura (g)Traços
Ácido Graxo Saturado (g)Traços
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)Traços
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)0,09
Colesterol (mg)0
Carboidrato (g)24,56
Cálcio (mg)28,07
Fósforo (mg)55,26
Ferro (mg)0,44
Potássio (mg)348,25
Sódio (mg)9,65
Vitamina A (UI)21824,56
Vitamina A (Retinol Equivalente)2182,46
Tiamina (mg)0,07
Riboflavina (mg)0,12
Niacina (mg)0,61
Ácido Ascórbico (mg)24,57

Aveia


Aveia
Além das fibras e de ter baixo índice glicêmico, a aveia é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês são encontrados em abundância neste cereal. Vitaminas do complexo B e vitamina E, juntamente com a proteína, fazem da aveia um cereal completo. Seus benefícios são muitos e vão desde regular o trânsito intestinal, diminuir a taxa de LCL (colesterol ruim) à prevenir infecções (uma vez que melhora o sistema imunológico), entre outros. Pode ser consumida em shakes, mingau, bolos, pães ou panquecas.


Mingau de aveia
Quantidade1 xícara
Água (%)85
Calorias145
Proteína (g)6
Gordura (g)2
Ácido Graxo Saturado (g)0,4
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)0,8
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)1
Colesterol (mg)0
Carboidrato (g)25
Cálcio (mg)19
Fósforo (mg)178
Ferro (mg)1,6
Potássio (mg)131
Sódio (mg)2
Vitamina A (UI)40
Vitamina A (Retinol Equivalente)4
Tiamina (mg)0,26
Riboflavina (mg)0,05
Niacina (mg)0,3
Ácido Ascórbico (mg)0


Fonte : Embrapa
Portal São Francisco
Emedix

Um comentário:

  1. Eu adoro batata doce e como sempre que possível,mas a aveia faz parte do meu cardápio pelo menos 4 vezes por dia ....!!!! Muito bom poste..!!

    ResponderExcluir