4 de set. de 2011

MINHA HISTÓRIA NO ESPORTE E O PRINCÍPIO DA PRIORIDADE, POR GABRIELSPOCK


        Para começar este meu primeiro artigo, gostaria de agradecer ao Daniel pelo convite e espaço cedido, que pelo que vejo, é uma pessoa que gosta do esporte e se esforça para divulgá-lo.
Bom, quando comecei a fazer musculação meu objetivo foi recuperar a massa muscular perdida na minha perna (principalmente a direita) pois, aos 16 anos jogando basquete no colégio eu rompi o ligamento cruzado anterior do joelho, e durante a espera para operar e a fisioterapia acabei sofrendo uma boa atrofia no local; com isso foi recomendado que eu começasse a “malhar” para que pudesse fortalecer o local novamente. No início eu comecei bem desanimado, faltava mais do que ia; foi quando um amigo meu entrou e decidimos começar a malhar mais pesado. Nós treinávamos o mesmo grupo quase todos os dias e botávamos tanto peso que mal conseguíamos realizar o movimento (típico frango de academia) e acabei deixando as pernas de lado, pois achava muito chato treiná-las. Até que conheci o fisiculturismo e comecei a estudar o que os atletas faziam.
Em 2009 quando resolvi competir, eu ainda possuia muito pouca massa nas pernas, porém já havia melhorado consideravelmente da época que comecei. Nessa época comecei a ter contato com atletas e ter oportunidade de realizar treinos com alguns deles, como Thiago Mesquita , Bruno Alves que treinavam na mesma academia que eu, e foi a época que mais aprendi. Em 2009 eu não tive muito tempo para melhorar pois foi uma preparação corrida, porém para 2010 eu comecei a realizar o princípio da prioridade.
No off de 2010, eu resolvi que queria melhorar minhas dorsais, ombros e pernas. Então realizei o seguinte treino: 

Segunda : Peito + 5 series de elevações laterais no final do treino + 
5 series de barra fixa no final do treino

Terça : Pernas completas (começava sempre por agachamento e realizava pelo menos 
6 séries, depois mais 5 ou 6 de legpress, passada, extensora e flexora)

Quarta : Costas

Quinta : Ombro e Panturrilhas

Sexta : Braços

Esta divisão melhorou bem as minhas dorsais, ombros e até as pernas, porém as pernas precisavam de uma atenção maior para ficarem melhores... Vejam abaixo fotos de 2009 para 2010 :
GabrielSpock - Frente
GabrielSpock - Costas
Em 2011, com a ajuda do meu amigo e treinador Vitor Luna, então resolvi fazer diferente, focar somente nas pernas e "esquecer" um pouco meu ponto forte, então fiz o seguinte esquema :


Segunda : quadríceps, adutores e panturrilhas


Terça : costas e abdomen


Quarta : ombro e peito


Quinta : posterior de perna, glúteos e panturrilha


Sexta : braços e abdomen



Com essa divisão notei meus treinos de quadríceps mais intensos e menos cansativos podendo usar mais peso; começava com adutores, depois pré exauria os quadríceps na extensora e partia pro agachamento, comecei a realizar mais exercícios do que ano passado, fazia 5 ou 6 exercicios de 4 séries no mínimo cada. Deixei meu treino de peito bem leve (pois é um grupamento meu que ainda está desproporcional ao resto) e foquei minha energia nos grupamentos que possuo mais dificuldade; também consegui melhorar bem meu abdomen e panturrilhas realizando 2 treinos por semana de cada, sempre com bastante carga e boa execução.

Então é isso galera, tentei descrever o que funcionou comigo nesse pouco tempo que possuo nesse esporte, a cada ano a gente aprende mais, e juntando as informações sobre o que funciona em cada um de nós podemos melhorar cada vez mais, pois como sabemos nesse esporte nenhum método é verdade absoluta, pois nem sempre o que funciona em mim funciona em você, então cabe a nós tentarmos de tudo com o máximo do nosso esforço.

Abaixo segue uma foto comparativa dos anos:

GabrielSpock 2009 / 2010 / 2011
Deixo aqui meus contatos :

E-MAIL : gabrielspock@hotmail.com

Texto de GabrielSpock, atleta bodybuilder

2 comentários:

  1. muito bom a reportagem do spock....parabens...e vamos tentar sempre melhorar nosso estilo de vida e forca total....abrcs

    ResponderExcluir
  2. Foi uma grande transformação em pouco tempo !!
    Meus Parabéns!!!
    Espero conseguir chegar pelo menos no seu nível de 2010!
    Meu treino é limitado, de apenas 3 dias na semana com uma carga de 1 hora de treino e minhas lesões são constantes devido ao meu trabalho extremamente pesado.
    Mas já conversei com o Daniel e vou começar a seguir algumas das suas orientações!!

    Aguardo mais novidades!!

    ResponderExcluir