4 de set. de 2011

20 Mais Importantes Vitaminas e Minerais - Parte I

 

 É sabido que atletas de fisiculturismo, marombeiros e pessoas que vivem em dieta, passam uma parte do tempo de suas vidas deixando de comer vários alimentos, entre eles as frutas e alguns legumes, pois os mesmos contém elevado índice de açúcar. Porém, são de suma importância para o perfeito funcionamento do nosso organismo. Sendo assim, formulamos este post para que nossos leitores saibam qual a importância  de repor sob a forma de suplementos dietéticos as principais vitaminas e minerais. Pois, sabemos que não adianta estarmos bonitos por fora e, por dentro, em déficit com nosso próprio corpo.





1- Acido Alpha Lipóico
   Seus fabricantes afirmam que ele cura e repara cada célula, mantendo o colágeno na pele impedindo-a de sofrer danos.
   Restaura as mitocôndrias e produz um brilho saudável para a pele. A principal função da mitocôndria é a produção de ATP

2- Vitamina A
   A vitamina A desempenha um papel na manutenção da visão, crescimento ósseo, reprodução celular, a força das células e o desenvolvimento celular.
   A vitamina A desempenha um papel importante no controle do sistema imunológico, o que implica diretamente na longevidade do ser humano.

3- Vitamina B6
   A vitamina B6 é necessária para transformar o triptofano em niacina. Ajuda o metabolismo das células vermelhas do sangue, o sistema imunológico e o sistema nervoso central a funcionar com eficiência.
   A deficiência desta vitamina está diretamente ligada à anemia, uma vez que a B6 é necessária na produção de hemoglobina que transporta o oxigênio  no sangue.

4- Vitamina B12
   Também conhecida como niacina, é encontrada em muitas formas e contém o mineral cobalto.
   A B12 é parte essencial da nossa alimentação, porque é um dos componentes mais básicos e versáteis de biologia. O DNA. RNA, os hormônios, proteínas e lipídeos são todos criados e mantidos com niacina.

5- Cálcio
    O mineral mais abundante no nosso organismo é o cálcio. Precisamos do cálcio para contração dos músculos e expandir e contrair os vasos sanguíneos. O cálcio também é usado para transmitir os impulsos em nosso sistema nervoso e ajuda a secretar hormônios. Ainda assim, todas essas funções usam menos de 1% do cálcio é usado em nossos ossos e dentes. Nossos ossos não aparentam sofrer mudanças, mas em nível microscópico estão sempre mudando. O sangue absorve o cálcio e o re-deposita nos ossos todos os dias de nossas vidas. A única parte deste processo que muda é a quantidade que esse processo ocorre. Em idosos e mulheres na pós-menopausa, a perda óssea é grande e acaba levando à osteoporose.
    Um bom suplemento retarda ou até reverte esta degradação óssea que vem com a idade.

6- Cromo 
    É um mineral que nosso organismo necessita em pequenas quantidades, embora seu funcionamento ainda não seja totalmente compreendido. Existem dois tipos de cromo : um bom, encontrado em suplementos dietéticos e, o tipo venenoso que deriva da poluição industrial.
No corpo é essencial para a produção de insulina, necessário para o metabolismo e armazenamento de carboidratos, gorduras e proteína no corpo. Evita a obesidade e todos os problemas de saúde que ela traz.

7- Coenzima Q10 ou CoQ10 
    É uma enzima naturalmente encontrada no nosso corpo. Pesquisas mostram que com o envelhecimento os níveis de CoQ10 caem.
    Doenças crônicas, como distrofias musculares, câncer, doença de Parkinson, doenças cardíacas e HIV, além de alguns medicamentos também são responsáveis por produzir os níveis de CoQ10.
    No entanto, a eficiência no tratamento com CoQ10 nesses casos, ainda não foi comprovada.

8- Vitamina C
    Também conhecida como ácido L-Ascórbico, a vitamina C é solúvel em água e naturalmente encontrada em alguns alimentos, fortificados em outros e , disponíveis em forma de suplemento dietético. É um componente necessário, porque temos que buscá-la em fontes externas, como em frutas, por exemplo. É um componente importante na construção do colágeno no nosso organismo.

9- DHA
    O DHA promove uma função saudável do cérebro, fazendo-o trabalhar melhor. Muitos produtos estão começando a serem enriquecidos com DHA, sendo assim encontrar este suplemento é muito fácil.

10- Vitamina D
    A vitamina D é parceira do cálcio na função biológica do organismo. Ela ajuda a construir dentes e ossos fortes, melhora a resistência e durabilidade das células sanguíneas (vermelhas e brancas). Em geral, o corpo pode manter os níveis necessários de vitamina D no organismo. Isso ocorre porque nosso corpo pode produzi-la com exposição à luz solar. Entretanto, se a exposição ao Sol for impossível ou insuficiente é necessário consumi-la em forma de suplemento dietético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário