27 de fev. de 2013

5 SEGREDOS para conseguir uma Melhor Massa Muscular.


Fonte: Bodybuilding
Texto original : Vince Del Monte

Entre minhas viagens na net em busca de mais conhecimento no nosso Esporte, sempre me deparo com textos interessantes, e alguns quando começo a ler vejo que o autor escreveu justamente o que aconteceu comigo ou está acontecendo. Percebo que aquilo que eu consegui entender, no meu progresso diário, rumo ao meu objetivo de cada dia ficar maior e com uma qualidade muscular melhor. Veja bem: quando falo consegui entender, estou me referindo aos sinais que meu corpo me dá, quando eu começo um Treino novo ou alterações em minha Dieta.

Só que muitas vezes acabamos deixando passar desapercebido alguns sinais, e quando encontramos textos inteligentes e realmente voltados ao nosso interesse, vemos que estávamos deixando passar um aprendizado que aconteceu na nossa evolução, e com isso podemos aprimorar e somar com outros ensinamentos. Os Treinos com Pesos,"APENAS" parecem fáceis, mais não são NÃO.

Você olhar uma Atleta executar o Levantamento Terra é uma coisa, agora aposto que a hora que você for repetir aquele mesmo movimento terá dificuldades, e por esse motivo que vemos muitos ABSURDOS todos os dias em nossas academias, e isso não acontece só nos Treinos não, são bem comuns também na Dieta.

Eu li o texto do Vince Del Monte e irei passar aqui no Blog Força Total com minha visão e um pouco da experiência que venho adquirindo com meus treinos e dietas, e pelos acompanhamentos que faço aqui no Japão.

Planejar para Crescer - 5 SEGREDOS para conseguir uma Melhor Massa Muscular.

1º - Divida seu OBJETIVO em partes pequenas

Isso mesmo!!! Todos nós quando temos um projeto, não idealizamos uma coisa pequena e sim logo um GRANDE FEITO, só que temos que ser realistas e sensatos para conseguirmos realizar esse objetivo em sua plenitude, e o melhor a ser feito é dividi-lo em etapas.
Dessa forma se seu objetivo é conquistar um Shape que passe de 3 dígitos com uma ótima qualidade muscular, e nesse exato momento você se encontra, digamos assim "BEM LONGE DO SEU OBJETIVO", então para não criar falsas ilusões que acabarão se tornando uma frustração num futuro próximo, vamos ser realistas e fracionar ele agora.
Aproveite cada dia, treine e se alimente pensando no porque está fazendo tudo aquilo.
Como tenho que dividir?
Se você tem 70kg por exemplo, e quer chegar aos 100kg, visualize seu resultado semanal ou até mesmo mensal. O autor fala em até 10kg por mês, eu já nem falo isso tudo e sim que você almejando subir 1kg a cada semana já é um grande passo, em um mês já são 4kg. Mas, isso só se tornará possível se você souber ouvir as necessidade do seu corpo, e nesse caso o mais fácil a ser feito é contar com ajuda sempre de profissionais. Sabendo manipular seus Treinos e a ingestão de Proteínas e Carboidratos verá que terá uma surpreendente evolução.

2º Programas de Treinos "Periodização":

Como os leitores do Força Total já sabem, devemos sempre fazer periodização em nossos Treinos, e assim evitarmos a Zona de Conforto, que nada mais é quando o corpo se acostuma com com aquele estímulo que lhe é imposto, só que temos que tomar cuidado para capitarmos exatamente o momento dessa troca, conhecida como "Confusão Muscular". Se você não der o tempo que seu corpo precisa para se adaptar ao treino e colher os frutos que com ele virão, nada adiantará. Com isso quero dizer: Que não adianta você começar a mudar seus programas de treino ou métodos de treinos toda hora, que seu corpo não irá conseguir acompanhar toda essa mudança. Então, periodização é importante SIM!!! Só que tem que ter PLANEJAMENTO, e você tem que colher os frutos do seu treino atual e só depois migrar para o próximo.

3º Use a Alimentação ao seu FAVOR.

Uma grande diferença entre os Fisiculturistas e os praticantes Recreativos é o fato que os fisiculturista vivem fazendo ciclos, e não estou falando de Esteróides e sim ciclos de DIETAS e TREINOS. Isso mesmo, eles  fazem o período Off onde usam altas cargas de carboidratos e Pré-Contest onde ciclam os Carboidratos chegando até a zerá-los da dieta, e esse processo todo de ganhar sempre massa muscular nova e secar se repetindo ano pós ano acaba sendo muito ANABÓLICO, e  cada ano que passa se tornam MAIORES e mais MUSCULOSOS. 
Agora se você é um praticante recreativo, e se alimenta corretamente todos os dias com as mesmas quantidades de Carboidratos e de Proteínas e chegou num ponto onde não está sentido mais nenhuma diferença, e já começa a questionar se essa vida de privações tem mesmo SENTIDO, então veja que o problema está justamente aí. Você criou uma rotina, e é justamente disso que seu corpo não precisa e não pode ter "Igual aos seus TREINOS". Mude já!!! Faça uma dieta rigorosa, faça ciclos de Carboidratos e depois de um tempo nessa dieta volte a ingerir altas quantidade de Carboidratos.

Hoje já existem estudos, que submeteram grupos de Mulheres a fazer dietas por períodos de 21 dias com excessos de calorias, nos quais exames de sangue acusaram aumento progressivo nos três mais poderosos hormônios anabólicos: IGF-1, TESTOSTERONA e INSULINA. E esse pico hormonal teve como consequência um impressionante ganho no peso corporal de massa muscular. Essas mulheres tiveram o mesmo aumento de gordura corporal e de massa magra.
Agora você imagina que podemos fazer essa DIETA, só que ao invés de ficarmos parados, Treinarmos e mantermos nossa ingestão de Proteína ALTA, o quanto de massa magra podemos conseguir com esse estudo.
Veja bem:
A conclusão é que sempre que aumentamos drasticamente a ingestão de calorias em relação aos níveis de base, o seu corpo vai liberar maior quantidade de hormônios anabólicos para transportar as calorias extra para o crescimento muscular, e não simplesmente de gordura. Esse processo continua por cerca de duas semanas, depois disso o corpo irá se adaptar a essa maior ingestão de calorias, e o crescimento muscular estaciona e está é a hora de você trocar de novo sua Dieta, afastando temporariamente sua ingestão dessas altas quantidades de calorias, obrigando seu corpo a outra fase de "recuperação".

4º Conciliar Treinos e Dietas:
Essa é bem fácil, ninguém chega a lugar algum com um Treino bom e uma Dieta ruim ou um Treino para Hipertrofia e uma Dieta para definir. Se você trabalha com profissionais, se certifique que eles estão falando a mesma língua. Você só irá Crescer se comer para Crescer, e vice versa.

5º Lute para o seu Progresso só que seja cauteloso!!!

O autor quer dizer com isso, que se você for levar tudo a ferro e a fogo, a chance de botar tudo a perder é muito grande.
Vou Explicar:
Hoje eu conheço muitos atletas profissionais, verdadeiros exemplos de dedicação e garra, só que eles vivem disso e para isso e mesmo assim ainda encontraram armadilhas em seus caminhos.
Você tem que ter seus objetivos traçados, só que também tem que saber que acidentes acontecem, e nesse caminho haverá dias em que não irá conseguir fazer todas as refeições por ter tido prova ou por afazeres profissionais, ou terá que pular treinos por esses mesmos motivos ou outros. O que não pode acontecer, é de você falar se eu não consigo fazer direito então não irei fazer.
Quem nunca escorregou na Dieta?
Essas coisas acontecem, lógico que sempre tentamos minimizá-las e assim mantermos num patamar suportável.
O autor Vince, passa uma dica que aprendeu com o nutricionista Dr. John Berardi. Ele fala que quando se trata de resultados no mundo real, não há virtualmente nenhuma diferença entre seguir um programa 90% do tempo ou 100%. Ele fala que se você for teimoso com você e suas vontades, ao ponto de seguir 100% todos os dias, o estresse e os sacrifícios que lhe serão impostos para tal abstinência não valerão a pena, ao ponto de ter melhores resultados seguindo ela 90% apenas.

Ao meu entender isso pode ser uma arma ao seu favor, se você souber usar com sabedoria. Se tiver aquele churrasco com a família no qual  não tem como fugir hahahah, então coma com sabedoria. Se tiver que pular um treino, pule só que não se esqueça que terá de uma forma ou de outra fazê-lo no próximo treino.

Espero que esse texto tenha ajudado a conseguir enxergar com mais clareza e que ajude a prosseguir com seus treinos e ganhos musculares. E lembrem-se, tenham FORÇA TOTAL em suas vidas e não só em seus TREINOS. Abraços... 

Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário