9 de dez. de 2012

AERÓBIOS: FAZER OU NÃO FAZER???

Com o passar dos anos acabamos adquirindo mais experiência e aprendendo tanto com nossos ERROS quanto com nossa vivência. É o curso natural da vida que vai nos ensinando, mas para isso acontecer temos que estar abertos a aceitar esses aprendizados e tirar o melhor proveito deles.
É um aprendizado que acho bem válido, com o tempo eu comecei a dar mais atenção para as coisas que eu não sou muito chegado (que não gosto de fazer).
Vou Explicar:

Aprendi que quando não gostamos de uma certa coisa, é melhor conhecermos ela a fundo e assim aprender da melhor forma a lidar com aquela situação que nos desagrada. Pois, pense: Se é uma coisa que está ali, no seu dia a dia, perto de você e não tem jeito, ou por você ter que conviver com ele/ela por "LIVRE E ESPANCADA VONTADE" Ex: (SEU CHEFE), ou porque se você não aprender a conviver com ela te fará falta Ex: (Um Marombeiro que detesta Treinar Pernas ou fazer AERÓBIOS).
E depois que percebi que é pior FUGIR, e a melhor coisa é partir em direção do problema e aprender tudo sobre ele, acabei descobrindo que não é que eu não gostava e sim que faltava conhecimento e o costume. Agora não estou falando do meu CHEFE, pois esse continua sendo um F*(&¨&%¨TA kkkkkk, mas, mesmo com ele uso "O que não tem remédio remediado está".
Quando eu comecei a Treinar, Descobri que não gostava muito de um grupo muscular, e vi que uma grande maioria também não gostava, foi quando percebi que se eu me aplicasse nele, teria um bom diferencial, pois essa maioria que mencionei não gostava de treinar PERNAS e não treina e Ponto Final. Eu não sou assim, essas coisas me estimulam ainda mais, pois para mim se você consegue "EU TAMBÉM CONSIGO".

E nos últimos dias o que estava me pegando eram os AERÓBIOS, até fiz um POST há algumas semanas atrás.  


Veja o Link:
Você faz Exercícios Aeróbios só para queimar GORDURAS?

Pois, eu preciso saber e ter para mim que tem uma boa razão para estar ali e não puxando ferro, e nesse meio tempo conheci uma Personal que me chamou a atenção sobre esse assunto.
O Nome dela é Naiara Menezes, baiana de 32 anos trabalha hoje em Recife como Personal Trainer e há     anos aplica os exercícios Aeróbios em seus alunos e não é só para EMAGRECER, NÃO.

Vamos Ler o que ela tem para nós Dizer.

Texto: Naiara Menezes
Há tempos existe esse TABU: SE EU FIZER MUITO TRABALHO AERÓBIO, VOU PERDER MASSA MUSCULAR? De certo que sim, se for em excesso afinal "tudo em excesso prejudica", rsrsrsr. Então como fazer os dois trabalhos, sem que um prejudique o outro?
Particularmente, já vi muito em diversas academias, vários instrutores colocarem os alunos para fazerem 30, 40 minutos de Esteira, Bicicleta, (indivíduos que nem necessitavam de tanto tempo assim), o que realmente pode atrapalhar o aumento de massa muscular, toda via que pelo menos uma grande parte da reserva do glicogênio pode ser perdida durante o treinamento aeróbio e os músculos não responderam ao objetivo a ser alcançado nos exercícios específicos.
Porém, não fazer trabalho aeróbico de maneira nenhuma, após a Musculação, é também um erro, pois além de previnir HIPERTROFIA CONCÊNTRICA DE VENTRÍCULO, o aeróbio auxilia na QUEIMA DO TECIDO ADIPOSO (gordura), ACELERANDO O METABOLISMO, AJUDA NA REDUÇÃO DO ÁCIDO LÁCTICO E MELHORA O CONDICIONAMENTO CARDIOVASCULAR, além de ajudar na OXIGENAÇÃO DO MÚSCULO, ou seja a hipertrofia pode acontecer mais rápido.

















Muito Obrigado Naiara, como eu já sei que após colocar esse Post, receberei e-mails com perguntas, vou aproveitar e já te fazer algumas.

FT- Quais cuidados você tem com seus alunos que tem um tipo físico SECO ( Ectomorfo ), para não comprometer seus ganhos fazendo Aeróbios?
Naiara Menezes - Com esse tipo físico eu tenho apenas 2 alunas, e prezo muito a massa muscular que elas já conquistaram, então faço o que chamo de MICRO AERÓBIO que tem uma duração de 10 a no máximo 25 minutos com uma intensidade MODERADA antes do treino e pós treino só ingestão de Carbo e Proteína .

Blog Força Total tirando suas DÚVIDAS.

Você sabe o que é Hipertrofia Concêntrica do Ventrículo Esquerdo?

Os ventrículos são como dois buracos dentro do coração que se enchem de sangue quando o coração relaxa e bombeiam o sangue para o resto do corpo quando o coração contrai. Hipertrofia concêntrica é quando as paredes desses buracos aumentam de tamanho para dentro, diminuindo a quantidade de sangue que cabe cada vez que o coração relaxa. Isso é um sinal de insuficiência cardíaca, que é quando o coração não consegue mais bombear toda a quantidade de sangue que seria necessária.

Você sabe o que é Ácido Láctico?
Muitos acabam fazendo uma pequena confusão por causa do nome "Láctico" ligando diretamente com "Lactose/Leite". Só que nesse caso não tem nada a ver, o ácido láctico em questão é formado nos músculos durante o trabalho muscular intenso surgindo como o produto final da glucólise anaeróbica, por redução do ácido pirúvico. É a acumulação de ácido láctico que provoca as dores musculares e as cãibras após exercícios físicos rigorosos, que é nosso caso. "Estou falando para quem TREINA e não para quem malha rsrsrsrsr.
Vamos saber um pouco mais:
Respiramos mais depressa durante um exercício muscular, porque consumimos mais oxigênio. Nossos músculos, porém, são dotados de um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo na ausência do oxigênio: a respiração anaeróbia, onde a glicose se decompõe na ausência do gás oxigênio, reproduzindo Ácido Láctico. Quanto maior a atividade muscular, mais ácido láctico se acumula no músculo, tornando-o fatigado e incapaz de contrair-se, produzindo cansaço e até cãibras. Depois, uma parte desse ácido é conduzida pela corrente sanguínea ao fígado onde é convertido em Ácido Pirúvico.

Minha conclusão :
Depois de ler e reler vários artigos e conversar com alguns profissionais do ramo, e até com a Personal Naiara Menezes que também trabalha com Lutadores de MMA, ministrando aulas de Exercícios Funcionais, acabei  terminando de me convencer que precisamos sim fazer exercícios Aeróbicos, mas também temos que ter muito cuidado, pois como diz meu Coach Cassiano Teixeira esse tema não é um assunto muito superfícial e, sim um buraco muito mais fundo do que se imagina. Temos hoje várias técnicas de treino, e assim cada treinador segue uma linha de treino, mesmo que todas levem ao mesmo fim. Não temos como fugir de uma coisa, o melhor para você só quem poderá dizer com toda certeza seria você próprio, pois é quem está vivendo todas as mudanças, mas infelizmente a maioria não tem essa sensibilidade de compreender suas necessidades e assim precisam de um PROFISSIONAL da área para lhe dar todo o suporte e assim conseguir alcançar 100% do seu atleta. Espero que assim como eu, você descubra o que é melhor para você. Bons Treinos com Força Total.







Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário