19 de nov. de 2012

Protocolo de Occam - Pode ser a saída para quem está começando e não tem muito tempo.


Gladston
Recebi esse Artigo do Gladston Souza Pereira, Leitor do Força Total, que me falou estar seguindo um método de treino no qual era muito bom para quem estava começando seus treinos e não tinha muito tempo livre para treinar. Eu já havia lido um pouco sobre o Protocolo de Occam, só que infelizmente eu não consigo ainda me dedicar 100% do meu tempo no Esporte. E quero agradecer esse ao Gladston  por ter me mandando esse Post.



“Como ganhar 15kg de massa muscular em 28 dias”


Com essa premissa, Timothy Ferris, autor do livro:”The four hour body” inicia um novo protocolo de treino que se tornou sensação nos Estados Unidos: o Protocolo de Occam.

Por mais que venha parecer um daqueles títulos de promessas fáceis de propagandas da Polishop, o programa se apresenta como uma forma real de ganhos de massa magra,
experimentados pelo próprio Tim e mais algumas ‘cobaias’...



































Como tal evolução foi possível em um período tão curto de tempo e principalmente: com apenas 4 horas de treino total (1 hora por semana)?

Este protocolo funciona com treinos de um set até a falha, com repetições de 5/0/5 ou seja, 5 segundos de negativa – 0 segundos de inércia – e mais 5 segundos na positiva até a falha, divididos entre grupos musculares A e B.

Sim, se você chegou até aqui, se espante: você vai trabalhar apenas 30 minutos para o grupo A e 30 minutos para o grupo B semanalmente. E ainda: o espaço entre os dias de treino vai aumentar cada vez mais conforme sua musculatura se acostuma e cresce.

Mas então, o que fazer com todo o tempo livre adquirido?

Simples: COMA.

O protocolo de Occam se torna funcional exatamente por esse fator. Seu treino é 30% dos resultados, o restante vem através de uma boa dieta e bom descanso. Tim se atentou a estes fatores ao promover esse programa. A dieta de alto consumo de proteínas propicia este tipo de desenvolvimento.

Depois de tanta enrolação, vamos aos treinos utilizados e passados por Tim para que ele tivesse essa evolução:

Set A

Pull Down: 1 série de 7 repetições com tempo de 5x5

Desenvolvimento de Ombro na máquina: 1 série de 7 repetições com tempo de 5x5

Para complementar: Abdominais a sua preferência. (Tim neste ponto inclui o Vômito de Gato como tipo de abdominal a ser utilizado, mas fica a preferência)

Set B:

Supino Inclinado/Declinado: 7 repetições com tempo de 5/5

Se você assim como eu, treina no Brasil, não é costume ter uma máquina destas, não se importe, faça o bom e velho supino
declinado ou inclinado que funcionará bem.

Leg Press: 10 repetições com o tempo de 5/5

Como este treino é focado para iniciantes ou para pessoas que não treinam de forma assídua por qualquer que seja o motivo, é mais interessante o uso de treinos em máquinas e não em pesos livres para evitar qualquer tipo de problema por execução falha.

Com relação a frequência, Tim também disponibilizou uma tabela que serve de referência para o treino, o importante é manter os dias de descanso e se alimentar MUITO bem.

Como é possível visualizar os dias de descanso se iniciam com 48 horas, aumentando esporadicamente conforme o tempo.

Agora, com o treino explicado, vamos a parte mais importante e crucial: a Dieta.

95% dos resultados dão errado devido a uma dieta fraca, o protocolo de Occam é um protocolo de ganho de massa muscular, para tal será necessária uma alta absorção de carboidratos e proteínas que auxiliem na recuperação muscular.

Segue abaixo a dieta :

9:00 – Shake de proteínas (Albumina + 30g de Whey + Maltodextrina + 1 banana (aprox:
970calorias))

11:00 – Barra de proteína (pode utilizar aquelas barrinhas do tipo Low Carb – Probiótica)

13:00 - Almoço de alto carbo/proteína (Geralmente Peito de frango e batatas)

15:00 – Outra barra de proteína

17:00 – Jantar de Alto Carbo/Proteina

19:00 - Barra de Proteina

21:00 – Lanche proteico com carboidrato (Ovos, frango...)

23:00 – Shake de Proteinas.

Para que este protocolo funcione a palavra de lei é: Comer, comer e comer.

Por mais difícil que seja e inicialmente É, sem comer em grande quantidades o protocolo de Occam não vai te ajudar a crescer.

Minha Conclusão.
Como já foi falado, esse Método de Treino é para quem está começando a Treinar e não tem MUITO TEMPO. Não recomendo ninguém que já treine parar com seus treinos para seguir esse Método.
E no paragrafo em que ele fala "Para que funcione a palavra  é COMER, COMER e COMER", se você não tiver uma DIETA ajustada para você vai " ENGORDAR, ENGORDAR E ENGORDAR". Outra coisa, uma pessoa que tem o tipo físico  Ectomorfo (pessoa que tem dificuldade de ganhar massa muscular), vai se encaixar melhor nesse contexto onde a palavra chave vai ser COMER; agora um Endomorfo (pessoa com muita facilidade para engordar), se for seguir isso está FUD*&&¨&%¨%$. Então tome muito cuidado... 
Procure um Profissional para te auxiliar e te orientar.


Para quem quiser saber mais tem alguns vídeos sobre o Protocolo. Só que está em Inglês.







Blog Força Total


Daniel Eduardo Barbosa

Um comentário:

  1. Olá Daniel, como esse treino poderia ser adaptado para mulher? No meu caso, não tenho a mínima intenção de virar um Hulk nos braços, tem como fazer só pernas? Como ficaria a divisão "A" e "B" de exercícios só para pernas? Obrigada

    ResponderExcluir