12 de out. de 2012

Leonardo Nabuco Atleta IFBB - Competidor aa Categoria Body Shape

Perfil
Nome: Leonardo Nabuco
Idade: 32 anos
Altura: 1.82cm
Peso: OFF  92kg    / Pré Contest 86kg
Esporte: Fisiculturismo
Categoria: Body Shape acima de 1.75cm
Formação Acadêmica: Graduação em Educação Física - Pós - Graduado em Treinamento de Força e Nutrição Esportiva. 








Títulos Conquistados:
3º Mr. Cabo Frio 2011 
4º Mr. Rio 2012

Leonardo Nabuco Atleta IFBB, compete na Categoria Body Shape, que até o momento só existe no Estado do Rio de Janeiro e por esse motivo ainda é praticamente desconhecida. Agora vamos conhecer um pouco mais do Atleta  dessa nova categoria BODY SHAPE.


FT - Leonardo como você iniciou na Musculação? E quando resolveu que não queria ficar só como um praticante recreativo?

Leonardo Nabuco - Iniciei um pouco tarde, se formos pensar no Esporte competitivo, pois a maturidade muscular devemos construir o mais cedo possível. Comecei aos 17 anos como malhador de academia e só fui treinar de verdade há 3 anos, quando enfim, fui realizar meu sonho que era ser Atleta de Fisiculturismo.




FT - Categoria Body Shape por ser uma categoria que existe apenas no Estado do Rio de Janeiro não é tão divulgada e assim poucos a conhecem. Leonardo apresente a Categoria Body Shape para nossos Leitores, explicando os Fundamentos, Regras e até o porque chegaram a conclusão que precisava dessa nova Categoria.
Leonardo Nabuco - Essa categoria tem a característica do físico saudável, estilo fitness mesmo. Foi realmente uma grande ideia do nosso Presidente da IFBB- Rio, Gustavo Costa, mesmo todos nós sendo amantes do Bodybuilding tradicional, o público estava cada vez menor, patrocínios distantes.
O grande público já não prestigiava mais, as categorias como BodyShape e Wellnes vieram preencher este vazio e trouxeram o público e os patrocinadores de volta aos campeonatos, pelo simples fato de serem físicos esteticamente mais "bonitos", além de ser um físico mais aceitável por quem tá assistindo, e a pessoa percebe que pode chegar lá, "é atingivel". Se você perceber, verá que aqui no Rio a maioria dos atletas de Bodybuilding não tem patrocínio. Vários deles com muitos títulos regionais e nacionais, com anos no Esporte e tem que pedir doação via rede social, porque não tem condições de custear a preparação, os atletas de bodyshape e welness recém chegados, já tem patrocínios e boa visibilidade. Quem ainda não enxergou isso, tá na hora de rever seus conceitos e encarar uma nova realidade.
A característica da categoria é o atleta com baixo volume e definição muscular. Os atletas deverão ser visualizados com a ênfase em um físico "Saudável, normal, atlético". Músculos firmes e baixo % de gordura. A proporcionalidade entre tronco e membros inferiores devem seguir o Shape em forma de "V". Atletas fora dos critérios perderão pontos.
Sungas são aquelas tradicionais de praia não podendo o atleta ter anomalias como ginecomastia, deformidade muscular e assimetria severa que acarreta perda de pontos ao atleta.
As tatuagens não são proibidas, mas a responsabilidade é do atleta se o desenho dificultar a visualização e análise do físico pelos árbitros. As únicas tintas permitidas em qualquer competição IFBB são (Proten e Jantana). Atleta com outro tipo de tinta ou pasta é desclassificado.  




FT - Como essa Categoria não exige ou melhor não permite corpos volumosos, nos relate como é sua preparação nos treinos (periodização, intensidade e cargas).
Leonardo Nabuco - Exato, o que causa até às vezes um certo desconforto, porque literalmente você está proibido de crescer. Como treinar e não Hipertrofiar? Ter Força, Vontade e Capacidade para aumentar a carga e não fazê-lo, o psicológico trabalha o tempo todo. Instinto x Padrão, tenho que seguir o padrão da categoria.
Meu treino durante todo o ano é básico. A, B, C, D.
A- Costas e Bíceps, B- Peito e Tríceps, C- Coxa, Panturrilha e Abdominal. D- Ombros.
No curto OFF que tenho, só inverto a ordem, dando prioridade aos meus pontos fracos para melhorar minha simetria, no caso braços e panturrilhas.





FT - Como a busca da Hipertrofia Muscular foge do conceito das outras categorias, o atleta pelo menos acho eu, deve conseguir manter-se relativamente perto da musculatura ideal para o Campeonato. Fale-nos como é o período OFF e Pré-Constet.
Leonardo Nabuco - Sim, meu OFF não pode ser pesado, subo cerca de 6~8kg, mas veja como funciona, o próprio presidente da IFBB-Rio, quando encontra comigo puxa minha orelha, diz que pra minha categoria o ideal é ficar no máximo uns 4kg acima, mas é duro lutar contra o nosso instinto de evoluir.

Em relação a dieta sigo um caminho que não tem muita invenção. O que talvez seja um diferencial e por isso mantenho um Shape de qualidade constantemente é porque sou disciplinado com minha dieta, raramente fujo dela, mesmo em OFF e Pré...só muda a saída da creatina e introdução de termogênicos. Basicamente uso Whey, Glutamina, BCAAs e Multivitamínico. Tenho que me encaixar na categoria, existe um padrão e eu devo segui-lo. 




FT - EAs, gostaria de saber sua visão sobre eles. E, por sua categoria ter outro padrão de Musculatura você acha que esses Atletas não irão fazer uso de tais Substâncias? Mesmo na hora do Pré-Contest?
Leonardo Nabuco - Excelente pergunta. Essa é uma categoria onde o indivíduo pode subir no palco sem EAs, com o conhecimento técnico que temos sobre treinamento, a suplementação que temos hoje disponível de alto nível, inclusive alguns nacionais, é fato que pode sim. Não podemos ignorar que muitos o fazem, talvez aqueles que realmente tem muita dificuldade ou em pré-contest, muito mais motivado pelo fato de não perder tanta massa muscular por causa da dieta na fase Pré, do que intenção para ganho de massa muscular.




Agora quem participa do Grupo Força Total no Facebook terá direito a participar da Entrevista. Fizemos uma votação e as perguntas mais curtidas serão Publicadas. Nessa entrevista entraram 3 perguntas feitas pelos membros do Grupo Força Total.

1ª Pergunta feita por:
" Leonardo, qual conselho e qual dica você daria para quem está começando e quer ir longe?"
Leonardo Nabuco - Obrigado pela pergunta Robson, eu sou um cara muito motivador, se observar diariamente meu face verá isso, até pelo fato de ter tido muitas dificuldades no início, enfrentei muita coisa, no trabalho, em casa, com os amigos, para ser atleta tem que ter foco, se abdicar de algumas coisas que socialmente não é aceito ou bem-visto, na verdade não é bem entendido.
Se você realmente quer ir longe, tenha certeza do que você quer, planeje, não seja ansioso, não seja vaidoso, trabalhe passo a passo, degrau a degrau. É como um jogo de xadrez, cada passo é pensado, um passo errado terá que começar tudo de novo. Tenha vontade de superar-se a cada dia, enfrente todos os obstáculos, não dê ouvidos a todos que vão jogar contra você, use isso como ferramenta a seu favor.
Procure ler muito, estude, tenha contato com aqueles que conhecem do assunto, profissionais da área e atletas. Esteja próximo de pessoas que tenham a mesma filosofia e o principal, faça com muito amor, faça por você, faça porque é o seu sonho e irá atrás dele, mostre que é capaz de enfrentar todos os desafios. Força da mente, Foco e Disciplina. Só depende de você.


2ª Pergunta feita por:

"Qual foi seu maior desafio ao longo da carreira? E se tem alguma atividade profissional paralela e como isso influencia ou atrapalha?"
Leonardo Nabuco - Olá Thiago. Meu maior desafio foi a partir do momento que eu queria isso de verdade, um sonho de adolescente que ficou guardado durante anos por vários motivos no decorrer da vida, seja profissional ou pessoal, até que tomei coragem e fui me realizar.
O que atrapalhou inicialmente, mesmo sendo Personal Trainer, o que no caso teoricamente facilitaria meu caminho, atrapalhou um pouco porque eu procurei focar no profissional, fazer uma carreira, um nome. É uma profissão que poucos ganham realmente dinheiro, eu não queria ser mais um instrutor de musculação. Busquei minha carreira na maior empresa Fitness do Brasil que é a Bodytech, com 29 unidades em todo Brasil, iniciei como estagiário, logo me destaquei fui premiado pela empresa, virei professor onde ganhei todos os prêmios de destaque também, ali percebi minha carreira consolidada. Me tornei coordenador técnico da Bodytech, função que exerci até agora, onde optei seguir com meus projetos pessoais na Área Fitness.
Hoje em dia influencia positivamente, pois os campeonatos agregam aos meus projetos atuais, como sou organizado e disciplinado com meus horários, refeições e treino, consigo conciliar sem atrapalhar. 


3ª Pergunta feita por:
"Como prefere seguir sua rotina de Dieta no OFF Season/ Pré Contest? Você faz um OFF Limpo? Ou apenas aumenta as Calorias necessárias no seu peso, digamos se precisa de 3.000 calorias ingere apenas 3.500  calorias para ter ganhos com qualidade e pouca retenção? Obrigado."
Leonardo Nabuco - Obrigado Ayar pela pergunta. Meu OFF é praticamente limpo, pois o que minha categoria exige que  eu não tenha muito volume então mantenho o padrão quase que durante todo o ano, minha dieta não muda muito. Basicamente abro meu dia com Whey, Aveia e uma Fruta. Depois sigo igual durante todo o dia, Batata Doce ou Arroz Integral com Frango ou Peixe Grelhado e Salada. Em OFF faço algumas refeições com Carne Vermelha. Fecho o dia com Omelete de Claras com Brócolis e Couve Flor. Uma outra diferença é a inclusão da creatina em OFF, no mais, sigo com Glutamina, BCAAs e Multivitamínico, antes de dormir seja OFF ou Pré, um Mix Proteíco chamado BlackCombat que tem tudo que eu preciso, proteínas time release, BCAA e Glutamina.

Vou Fechar a Entrevista com mais uma Pergunta e um Espaço para o Atleta IFBB Leonardo Nabudo deixar seu recado.

FT - Você tem vontade de no futuro mudar de categoria? Quais seus planos para o Futuro?
Leonardo Nabuco - Sim, o projeto é subir para a nova categoria Mens Physique, que lá fora já é sucesso e tem um trabalho super respeitado, e que mais uma vez nosso presidente da IFBB-Rio com sua visão diferenciada e profissional, trouxe a categoria para o Brasil, categoria que já estreou no Rio em 2012, e deve começar por todo o Brasil em 2013. Meus planos é de continuar no esporte, evoluindo, aprendendo, defendendo as cores do Fisiculturismo e continuar com meus trabalhos no ramo Fitness, como Personal Trainer, Consultor Técnico, Atleta e Empresário, com minha loja de Suplementos Alimentares.



Leonardo Nabuco - Gostaria de agradecer ao Blog Força Total, pela oportunidade, por incentivar e divulgar nosso Esporte e dar a chance do público ter informações de qualidade.

Meu patrocinador Nutrihealth com o patrocínio do super mix proteico Black Combat que já é sucesso aqui no Rio e já está se espalhando pelo Brasil, fomos Campeões do Mr. Rio, Brasileiro fase 1 e Expo Nutrition.

Todos meus alunos, amigos e fãs, sabem que estamos juntos, que formamos uma grande família, todo incentivo e carinho que recebo é o que me dá força para continuar, por isso procuro sempre retribuir ajudando e mostrando a todos que é possível, qualquer um pode chegar lá, podem atingir seus objetivos e realizar seus sonhos. Todos nós somos capazes, nós somos o que queremos ser, basta ter coragem, tirem seus medos e vão à LUTA. Podem contar comigo sempre. Estamos Juntos!!! Vamos com tudo... Leonardo Nabuco.

O Blog Força Total agradece o Atleta Leonardo Nabuco por nos apresentar essa nova Categoria e elucidar nossos leitores sobre suas normas, assim aumentando o leque para aqueles que estão pensando em entrar no Mundo das Competições. Muito Obrigado.


Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário