21 de ago. de 2012

Saiba mais sobre Explosão e Resistência - Participação especial Treinador Cassiano Teixeira.



Quando se fala em Explosão e Resistência, logo de imediato se pensa em atletas de alto nível, isso tem tudo a ver com os atletas sim, mas não devemos pensar que só eles façam uso ou necessitem de um treino ou de um condicionamento físico específico para um ou para outro, isso quando não temos que desenvolver os dois treinamentos, que é o caso de praticantes de lutas e outros Esportes Ex: MMA, Strongman, e etc...
Mas, também usamos estes conceitos no nosso dia a dia, mesmo que seja inconsciente.

Explosão, é uma reação que nosso corpo tem quando é
surpreendido ou em uma situação de emergência, mas que também podemos treinar para fazer uso dela quando acharmos necessário no nosso dia a dia ou em nosso esporte.Treinamentos para Explosão são treinos mais acelerados, com uma carga maior queimando toda a energia quase de uma vez.

Resistência, é quando precisamos levar nosso corpo ao limite, treinos de loga duração com cargas moderadas e altas repetições, consistem em treinos de Resistência.

Mas, vimos então que uma não encaixa com a outra!!! E agora? Como fazem estes atletas que precisam conciliar essas duas características em seus treinos?
Eu sei que se não fizermos direito tanto o treino de Explosão como o de Resistência, não conseguiremos o resultado final almejado. Você já viu o porte físico de um corredor de Maratona? Não tem nada a ver com um corredor de 100 metros, ou um nadador dos 100 metros, cada um tem um treino específico e assim sendo, um corpo que é o reflexo deste treino.

Para enriquecermos este Post, pedi a ajuda de um Profissional gabaritado, que poderá nós ajudar a entender como funciona, e como poderemos casar estes dois Princípios em nossos treinos.

Treinador Cassiano Teixeira Silva



FT - Cassiano, como você define esses conceitos Explosão e Resistência?
Treinador Cassiano - Caros leitores, vou explicar de forma rápida e obje-tiva esses dois conceitos. 
Dentro de um treino para hipertrofia devemos usar e aplicar vários princípios de treinamento como também alguns princípios de utilização das fontes energéticas e assim obtendo ao final de tudo o que mais almejamos, que são as famosas "MICRO-LESÕES" as quais estarão, pós treino sofrendo uma supercompensação (sendo que ao entrar no sono profundo ao dormir) sua maior intensidade.
A explosão aplicada a um treino com pesos se dá na fase concêntrica (quando se contrai o músculo), fazendo-o com velocidade a concêntrica e com menor velocidade a fase excêntrica (descida), não existe uma regra pra ser feita, mas um exemplo seria: 4 x 15 repetições no supino reto usando este princípio: desce (excêntrica) a barra em torno de 3 segundos e sobe (concêntrica) em um segundo. OBS: vale lembrar que mesmo usando velocidade no movimento tem que estar em perfeita harmonia o exercício, não podendo oscilar a mecânica do mesmo. Este treino é usado em maior volume nas fases pré-contest por usar uma carga menor já que um atleta nesta fase está debilitado de fontes energéticas assim sendo mais viável este tipo de treino. A resistência é um princípio não muito aplicado pra quem almeja hipertrofia pois dentre muitos motivos, um dos maiores seria o gasto energético e vias metabólicas não interessantes pra se hipertrofiar. Exemplo de um treino de resistência seria: 5 x 30 repetições no Leg Press, velocidade constante em ambas fases promovendo uma resistência muscular localizada, exemplo de atleta que faz esse tipo de trabalho é um jogador de futebol que treina praticamente só resistência muscular, pois ele tem que correr e chutar 90 minutos, portanto ele precisa ter resistência muscular e não músculo hipertrofiado. Para finalizar estes conceitos, eu particularmente gosto de aplicá-los em algumas fases de treinamento, dentro de uma periodização bem programada, mesmo para hipertrofia.


FT - Hoje vejo que muitas pessoas acabam tendo alguns resultados até indesejáveis pelo fato de não terem uma ideia real do que seja estes dois conceitos, tanto em Treinos, Alimentação, Suplementos e Dietas. Você como um profissional e treinador de atletas de competições, nos explique um pouco mais sobre Explosão e Resistência. 

Treinador Cassiano-Hoje em dia, as academias espalhadas pelo Brasil a fora, tendem a não entenderem que se o seu Instrutor fizer uma programação mais efetiva e periodizada com o aluno que inicia, todos saem ganhando : a academia porque irá fidelizar mais aquele aluno, o aluno porque obterá mais resultados sólidos e o Instrutor que estará promovendo seu nome com aqueles alunos que seguirem seu plano de treino.

Vamos lá, quando se inicia a prática da musculação precisamos adaptar o músculos a novos estímulos.

Primeiro temos que entender que pra se hipertrofiar temos que ter resistência muscular e força.

Comece sua caminhada rumo a hipertrofia treinando resistência, durante um mês faça altas repetições (4 x 15/20) com pouca carga (volume alto e intensidade baixa).

Segundo mês treine força (Explosão, Potência), faça séries menores (4 x 6) com cargas maiores, assim estará fazendo com que seus músculos se fortaleçam rapidamente.

Pronto, teoricamente você está preparado pra iniciar seus treinos de hipertrofia, agora você tem músculos resistentes e fortes capazes de suportar todo exaustivo treino de hipertrofia máxima.
Sempre digo: treine com inteligência, pesquise, estude, entendam cada princípio, teste, varie seu treino, esses são atributos que os grandes Atletas possuem.


Treinador Cassiano Teixeira - CREF: 007.105-P/MG
Acessem minha Fã Page no FaceBook: 



Email para contato:





O Blog Força Total Agradece ao Amigo e Treinador de Atletas Cassiano Teixeira, por compartilhar com nossos Leitores suas experiências com tamanha boa vontade e profissionalismo. Muito Obrigado.                                                                                  


Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

Um comentário: