16 de ago. de 2012

Efeito Platô- Não caia nessa ARMADILHA





Esses últimos dias acabei tirando para fazer algumas reflexões e lógico que não podia ficar de fora meus treinos, como estou impossibilitado de fazer meus treinos completos por causa de uma fratura, e também estamos em um período de férias aqui no Japão, onde a academia fica aberta alguns horas por dia só (sem comentários hahahah)... E no meio dos meus pensamentos comecei a buscar algumas respostas para tentar evitar alguns erros cometido nos meus treinos e em treinos de alguns amigos.
O Ser Humano é muito suscetível a entrar na rotina, e como seu nome já fala, para treino isso é muito ruim, pois acaba tornando um treino que teria que ter uma duração de 1~3meses em treinos quase eternos.

Pô, mas eu sigo um Treino que me ajudou muito....

Observe direito se ele ainda te ajuda... Eu tive treinos que me deram uma puta evolução, e que ultimamente já não estavam me dando resultados. Me deixando até confuso e pensando: Porra, o que estou fazendo de errado??? Será que é minha Alimentação ou minha Suplementação? Será que chegou a hora de usar algo mais forte?
É verdade e normal, pois eu estava com uma programação de treinos que me deu uma Big Hipertrofia Muscular, e era difícil de acreditar que aquele programa não estava dando mais resultado.
Eu tinha entrado no efeito Platô, quer dizer que aquele programa de treino já não me ajudava mais a conseguir uma evolução muscular e sim manter apenas aquele volume.
 Então temos que ficar espertos para mantermos  uma rotatividade de treinos. Existem vários Treinos e Métodos de Treinos. Confiram alguns:

Alguns links para você mudar seus treinos:

High Intensive Training ( H.I.T.) - Saiba mais sobre esse método de treino
GVT - German Volume Training
O que é FST-7
DÊ VIDA AOS SEUS TREINOS COM DROP-SETS E SUPER SÉRIES


Todos temos Grupos Musculares preferidos:
Temos o costume de gostar mais daqueles grupos musculares nos quais temos mais facilidade de obter uma boa hipertrofia, e o contrário também é verdade. Aqueles Grupos Musculares que temos mais dificuldades são aquele que mais detestamos fazer.

Caramba o que eu posso fazer então?
Como tudo na vida só depende de nós. Então só vai depender de você para mudar isso. Mas, vou tentar ajudar.
1- Procure um programa de Treino no qual você faça suas adaptações particulares. Podendo até mesmo usar o atual programa de treino que você tanto gosta como base.

2- Todos temos nossas limitações, alguns exercícios podem ser evitados se você tiver dificuldade na execução ou até ter problemas de lesões antigas. Eu pelo menos tenho alguns problemas com meu treino de ombros, então eu tenho que ser cuidadoso na escolha do meu programa de treino para esse grupo muscular. Mas, não quer dizer que deixo de executar meu treino de Ombros com Força Total.

3- Usar algumas táticas para ajustar a simetria desejada, a maioria faz cada grupo muscular uma vez por semana, só que como já vimos isso não pode se levar como regra. Temos que respeitar o período de descanso do músculo sim, só que nada te impede de fazer um treino reduzido daquele músculo que está tendo dificuldade com um espaço de 2~3 dias do treino principal. Estamos até fazendo uma série para ajudar os Leitores.   Correção de Grupos Musculares.

A atenção que damos aos Grandes temos que dar aos Pequenos Grupos Musculares.
Uma boa parte dos praticantes acaba pecando nesse quesito. Já vi até algumas pessoas que se dizem treinadores falando que não é preciso treinar os pequenos grupos musculares, pois quando treinamos os grupos musculares grandes já damos os devidos estímulos que eles precisam. Então com esses conselhos vemos pessoas que não treinam Antebraço, Trapézios, Femurais e Posterior, e até Pescoço.
Já vi até atletas darem esse tipo de divulgação. Eu acho importante até uma pessoa que não tem a intenção de competir fazer um treino completo, sem deixar nada de fora, agora imagina os que querem competir um dia.

Muitas vezes, Menos pode ser Mais.
Começamos a treinar e com o tempo isso se torna um vício, temos aquela necessidade que grita dentro do nosso corpo. E em muitos acontecem alguns abusos que acabamos só percebendo ao longo do tempo.
Abusos tanto na carga(pesos usados), como em número de séries. 
Cargas: Com o passar do tempo, vamos ficando mais fortes e  aumentando o numero de fibras musculares e com isso vamos aumentando nossas cargas nos treinos. Temos que tomar alguns cuidados:

1)Lesões- Cargas excessivas podem te levar a executar movimentos errados e assim provocando lesões.

2)Execuções- Temos que usar cargas pesadas se quisermos ter Hipertrofia Muscular, mas nunca comprometendo a execução do movimento. Então se você é daqueles que gosta de ser o mais forte da academia, vai ter que fazer sua escolha. Pois temos períodos onde temos que pegar com Força Total com um baixo número de repetições e outros que temos que fazer mais repetições com cargas moderadas.

3)Repetições- Tente não passar de 6~10 repetições quando estiver com cargas elevadas. E de 12~15 repetições para cargas mais moderadas. Só que lembre-se que você tem que fazer um programa de treino onde sua falha muscular ficará na sua última repetição.

Overtraining : muito cuidado com ele.
O Excesso pode te fazer estacionar nos seus ganhos e até dar uma RÉ. Tome cuidado, e respeite seu corpo dando a ele o tempo que ele tem que ter para se recuperar para o próximo treino. Muitas pessoas conseguem descansar com noites de sono com 6 horas por dia, e levantam bem e com aquele sentimento que estarem inteiras para o novo dia que se inicia, e muitas pessoas precisam de 8 horas. Tente achar um meio termo, se possível. E lembre-se de elaborar seu treino direitinho, pois muitas vezes pecamos, pois esquecemos que na maioria dos treinos não usamos só o músculo alvo do treino e sim mais grupos musculares. Ex: Quando fazemos costas usamos muito o Bíceps, Peito usamos o Tríceps e assim por diante.
Não tendo um programa bem elaborado abamos comprometendo nossos ganhos. 
Se você fizer um puta treino pesado hoje de Costas, amanhã não irá conseguir fazer um treino com força total de Bíceps.. entendeu?

Exercícios muito difíceis:
Eu vejo a maioria evitando alguns ditos exercícios difíceis ou até PERIGOSOS hahahah. Puta desculpa, se mal executado uma simples remada baixa pode te F*¨¨&%%.
Então, vai falar que não consegue executar um Levantamento Terra, Agachamento Livre, Tríceps Testa ou até Elevação na Barra??? Para começar, a maioria acaba deixando de fazer os principais exercícios da musculação, os que te darão mais resultado. Se você que fazer a diferença, então vai ter que correr atrás.
Vejam alguns Links:
O Terror dos Frangos Dentro da Academia : Agachamento Livre e Levantamento Terra
O terror dos frangos II - Levantamento Terra

Alimentação, Suplementação e Hidratação:
Não podemos esquecer que não vai adiantar fazer nada disso que falamos até agora, se não tiver uma alimentação condizente a vida de um atleta. Uma Suplementação pelo menos básica e nunca esquecer que a água é muito importante para a vida e para seus treinos. 
Link:
Acabou a grana...E agora???? Como crescer sem suplementar????

Dica: Lembre-se : seu corpo é muito inteligente, então comece escutar ele, observe os sinais que ele te dá, e assim terá melhor rendimento e por consequência uma melhor qualidade muscular.
Dúvida que seu corpo te dá sinais?
Quando você está com sono, você precisa descansar. Quando temos fome, temos que comer. Então não precisa falar mais nada.


E você meu amigo Leitor, pode 
contribuir com sua experiências. 
Quer entrar para nosso Grupo do Facebook?


ERA DO AÇO SUPLEMENTOS




 Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário