27 de jul. de 2012

Técnica Japonesa- KAATZU TRAINING






Quando eu comecei a treinar aqui no Japão, logo no início fiz amizade com um Japonês que é Pro, e ele me ajudou com algumas dicas no início dos meus treinos. Ele utiliza muito essa técnica, tanto para fazer um treino com exercícios isolados como quando ele está com alguma lesão. Me lembro de algumas conversas com ele, em que ele me dizia que já utilizava essa técnica há muito tempo, e que era muito boa, pois ele sentia que além de ajudar em seus treinos isolados ainda acabava ajudando na força. 




1º Lugar Hikosaka San 





O texto logo abaixo vai ajudar você meu amigo leitor a entender melhor. Ele usa algumas cintas. Ex: para um treino de bíceps isolado ele colocava uma cinta digamos assim na cintura do braço, entre o deltoides com o bíceps e tríceps, e executava seu treino com uma cadência bem lenta e de forma bem concentrada.
Eu acabei lembrando porque li um Texto que nosso amigo Daniel Tyo Boney colocou no Facebook. Vale a pena conferir.
Daniel Tyo Boney























JÁ OUVIRAM FALAR EM KAATZU TRAINING!!!!!!!!!!!


Você já ouviu falar no tipo de treinamento Kaatsu Traning?

O Kaatsu Training é uma técnica de exercícios desenvolvida por pesquisadores japoneses - muito utilizada pela população atleta japonesa - também conhecida como treinamento de oclusão, por se caracterizar em um tipo de treinamento que promove uma restrição do fluxo sanguíneo para o membro utilizado (envolvendo a compressão da vasculatura proximal) através da aplicação de um torniquete/manguito ou cinto na área de um membro específico.

O equipamento do Kaatsu Training para provocar redução do fluxo sanguíneo pode ser utilizado tanto no meio aquático quanto terrestre. Há estímulo de hipertrofia mesmo sendo usado em intensidade moderada.

Estudos têm mostrado que as alterações causadas no ganho de força e massa muscular após um período de treinamento com esta técnica são similares ao treinamento de força convencional de alta-intensidade (>80%1RM) (Karabulut ET AL 2009, Kubo ET AL 2006, Takarada 2000). 

Diversos estudos apontam que o Kaatsu Training aumenta a secreção de GH (hormônio do crescimento) e a explicação pode residir no restrito acúmulo metabólico dentro dos músculos que provoca uma série de alterações fisiológicas; como consequência, este tipo de treinamento pode promover ganhos de força e hipertrofia. 

Por promover resultados interessantes e com baixa intensidade, o Kaatsu Training apresenta-se como uma estratégia alternativa para promover o aumento da força e hipertrofia em diferentes populações tais como: idosos (Takarada et al,2000), reabilitação de lesões musculares e articulares (Kubota et al 2008), ou em pessoas com doenças musculares degenerativas (Gualano et al, 2009), atletas e astronautas.

Pode combinar tanto o treinamento de força ou caminhada, que devem ser executados em intensidade baixa (20 a 50% RM – repetição máxima) e com curtos intervalos de recuperação (aproximadamente 30 segundos), diferentemente do treino convencional para o mesmo objetivo de hipertrofia. 

Essa prática pode implicar em riscos e para realizá-la deve haver um curso apropriado para a dosagem correta da pressão que deve ser controlada durante todo o treinamento e para que não ocorra trombose ou algo semelhante. No Brasil, não é comumente conhecida e, portanto, não há praticamente profissional habilitado para aplicar tal técnica, embora seja um campo interessante a ser explorado.






Veja mais Informações sobre essa Técnica:

O Treinamento O Kaatsu

Treinamento Kaatsu parece que pode aumentar a hipertrofia muscular significativamente mais do que treinamentos regulares de resistência ao longo de um período extremamente curto de tempo. Na verdade, os resultados dos estudos mostram que 2 semanas de treinamento Kaatsu aumenta a massa muscular a um grau mais elevado do que 5 semanas de treinamentos regulares de resistência.

A definição de Oclusão

Em termos médicos, a oclusão é o ato de oclusão ou o estado de ser ocluído, fechando ou obstruindo, um bloqueio da passagem central de um reflexo pela passagem do outro.
Treinamento Kaatsu aplica oclusão, restringindo o fluxo de sangue para atingir grupos musculares, restrição de fluxo também chamado de sangue, ou BFR.

Então, o que é o Treinamento Kaatsu?

Formação Kaatsu envolve a aplicação de um torniquete ou um envoltório apertado à porção proximal do membro alvo afim de totalmente ou parcialmente restringir o fluxo de sangue para a duração de uma sessão de baixa intensidade de exercício.
As orientações da formação Kaatsu são como se segue:
  • A intensidade é 20% de 1 rep max.
  • Freqüência de treinamento é duas vezes por dia, 6 dias por semana.
  • A duração mínima de formação Kaatsu é de 2 semanas, para um total de 24 sessões em 14 dias.
  • Pelo menos 4 horas entre as sessões.
  • Oclusão é mantida durante toda a sessão de exercício inteiro.


Apresentação Hikosaka Atsunori

Blog Força Total

Daniel Eduardo Barbosa




Um comentário:

  1. Olá amigo, gostei muito da sua materia sobre o KAATSU, e queria saber como posso comprar 2 esfigmomanometros para perna. e para realizarmos um estudo

    ResponderExcluir