26 de jun. de 2012

Mike Mentzer - Biografia.



Depois que eu Postei aqui no Blog FT, o Método de Treino H.I.T. onde o Mentzer teve uma participação fundamental em aprimorar o método, achei que teria que fazer um Post onde meus amigos Leitores pudessem saber mais informações sobre o que  ele significou para o Fisiculturismo.


Data de Nascimento: 15/Nov/1951
Profissão: Atleta de Fisiculturismo (Profissional da IFBB), Empresário e Autor de algumas obras dirigidas ao  Bodybuilding.





Títulos:

  • 1971 Mr. America – AAU, 10th
  • 1971 Teen Mr America – AAU, 2nd
  • 1975 Mr. America – IFBB, Medium, 3rd
  • 1975 Mr. USA – ABBA, Medium, 2nd
  • 1976 Mr. America – IFBB, Overall Winner
  • 1976 Mr. America – IFBB, Medium, 1st
  • 1976 Mr. Universe – IFBB, MiddleWeight, 2nd
  • 1977 North American Championships – IFBB, Overall Winner
  • 1977 North American Championships – IFBB, MiddleWeight, 1st
  • 1977 Mr. Universe – IFBB, HeavyWeight, 2nd
  • 1978 USA vs the World – IFBB, HeavyWeight, 1st
  • 1978 World Amateur Championships – IFBB, HeavyWeight, 1st
  • 1979 Canada Pro Cup – IFBB, 2nd
  • 1979 Florida Pro Invitational – IFBB, 1st
  • 1979 Night of Champions – IFBB, 3rd
  • 1979 Mr. Olympia – IFBB, HeavyWeight (over 200 pounds) 1st, Overall 2nd
  • 1979 Pittsburgh Pro Invitational – IFBB, 2nd
  • 1979 Southern Pro Cup – IFBB, 1st
  • 1980 Mr. Olympia – IFBB, 5th
Data de sua Morte: 10/Jun/2001



Mike Mentzer
Com apenas 18 anos de idade em 1969, Mike Mentzer começou a competir em campeonatos locais, e em 1971 sofreu a pior derrota no AAU Mr. America ficando em 10º lugar nesse campeonato onde o primeiro lugar ficou com Casey Viator. Mas, foi através do Casey que Mentzer conseguiu o contato do seu futuro treinador o Arthur Jones, o mesmo que desenvolveu o Método de Treino H.I.T.
Após sua derrota, Mentzer se afastou por alguns anos dos campeonatos, voltando em 1975 no Mr. America, obtendo o 3º lugar e ganhando no ano seguinte a mesma competição. Também em 1977 conquistou em 1º lugar o North America Championships em Vancouver, Columbia, e na semana seguinte participou do Mr. Universe em Nimes, França onde obteve o 2º lugar atrás de Kal Szkalak.
Em 1978, Mentzer tornou-se um Culturista Profissional conquistando um resultado que até hoje é o de 300 pontos (resultado máximo ) ficando em 1º lugar no Mr. Universo em Acapulco, México.
Ganhou a categoria de pesos pesados no Mr. Olympia, outra vez com pontuação máxima, mas no geral perdeu para Frank Zane, que ganhou o título pela terceira vez. Em 1980, ficou em 4º lugar (empatando com Boyer Coe) atrás de Arnold Schwarzenegger, Chris Dickerson e Frank Zane. Mentzer reformou-se do culturismo profissional depois deste Mr. Olympia com 20 anos de idade. Até a data de sua morte Mentzer acreditava que o campeonato estava marcado a favor de Schwazenegger, apesar de os dois se darem bem.


Filosofia E Treinos 
Aluno brilhante na escola Mike Mentzer era um objetivista - uma filosofia desenvolvida por Ayn Tand. E para ele o Bodybuilding e a Filosofia estavam no mesmo nível.


" O Homem, é uma entidade indivisível, uma unidade integrada de Mente e Corpo ". Palavras de Mike Mentzer. 


O objetivismo defende que existe uma realidade, independente dos desejos e caprichos do homem e que a razão é o único meio do homem perceber essa realidade, por isso que nos livros dele encontramos um misto de filosofia e bodybuilding.
Como vimos na semana passada, o Método de Treino H.I.T. foi inventado por Athur Jones e aprimorado por Mike Mentzer, que ao longo de anos de estudo, observações, conhecimento de fisiologia do Stress, e informações científicas daquela época, juntando tudo com sua habilidade de raciocínio, Mentzer empregou sua própria teoria no mundo do Bodybuilding. Ele tinha a intenção de que com a sua teoria poderia ajudar pessoas naturais a conseguirem atingir seu potencial genético num menor intervalo de tempo, sem usar os Esteroides como alavanca.
Para ele os treinos tinham que ser curtos, intensos e infrequentes, de forma a obter os melhores resultados no menor espaço de tempo.


Quem não conhece o Método de Treino H.I.T. - Clique Aqui
Heavy Duty II também segue essa mesma linha de raciocínio.


Nutrição
No livro Heavy Duty Nutrition, Mentzer mostrou que era possível fazer uma Dieta Alimentar diferente de quase todos os atletas e obter um grande êxito. Para ele, a Dieta também era importante, ou até mais importante que o próprio treino com pesos, até aí tudo bem,  o raciocínio é o mesmo da grande maioria. Mas, ele montou uma Dieta na qual ela não era tão extrema quanto a indústria do Budybuilding nos leva a acreditar.
Uma Dieta muito equilibrada, onde ele incentivava a comer todos os grupos de comida ( totalizando quatro refeições cada uma de cereais e frutos de alta qualidade, e duas de lacticínios e proteínas), ao longo do ano.
Ao invés de usar a proteína ele usava os Hidratos de Carbono e eles deveriam fazer o grosso da ingestão calórica cerca de 50~60%. Levando em conta que o Músculo é 22% proteína, não chegando a nem um quarto, ele chegou a seguinte conclusão. Para se construir 4,5kg de músculo num ano, teríamos de ingerir um total de 6000 calorias extra ao longo do desse ano, porque meio quilo de músculo contém 600 calorias.


Morte de Mike Mentzer
O ano de 1980 não foi nada bom para Mike Mentzer, começando por sua derrota no Mr. Olympia, algum tempo antes no final dos anos 70, saíram boatos que ele estava usando anfetaminas, e algum tempo depois ele mesmo confessou que usava, mais só para dar uma ajuda no seu estilo de vida que era muito exigente e rápido. 
Logo quando perdeu o Mr. Olympia, ele deixou seu trabalho na Weider Publications, assim ficando financeiramente abalado. Voltando ao mercado de trabalho em 85 na Workout Magazine, como editor chefe no mesmo ano em que seu pai faleceu, não conseguiu ficar no emprego, reportando um esgotamento. Na mesma época começaram a surgir inúmeras histórias envolvendo seu nome, como correr nu nas ruas, falar sobre profecias do fim do mundo e a chegada de extraterrestres, segundo McGouch (editor da FLEX Magazine). Essas histórias foram até publicadas por algumas revistas da época. Até Dan Duchaine, o guru dos Esteroides como era considerado na época e autor de vários livros, relatou que Mentzer teria até bebido sua própria urina. Mentzer negou a insinuação na revista IronMan Magazine em 2001, quando deu uma Entrevista. Mentzer também foi regularmente institucionalizado entre 1985~1990 ( quer dizer que ele perdeu o senso da realidade ). No inicio dos anos 90 já livre das Drogas, Mentzer voltou aos treinos e a escrever para a IronMan Magazine, e no mesmo ano começou a reerguer seu nome no mundo do Bodybuilding. Ele faleceu no dia 10 de Junho de 2001, por motivos desconhecidos. Dizem que ele, assim como sua família tinham um histórico de problemas no coração.


Blog Força Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário