5 de fev. de 2012

Marcelo Brás Rosa - Entrevista com o Treinador e Educador Físico

Primeiramente, quero agradecer todos vocês leitores, que prestigiam o Blog Força Total. E é por causa disso que o Blog começou o ano de 2012 muito mais forte e mais conceituado no Esporte. Muito Obrigado.
Cada dia mais, conseguimos a atenção de nomes conceituados no Esporte Brasileiro. Eu tive o prazer de Entrevistar o Treinador e Educador Físico Graduado, Marcelo Bráz Rosa. Aproveitem...








FT - Marcelo me fale de sua formação acadêmica. E o trabalho que você está exercendo?
Marcelo Bráz Rosa Fiz Bacharelado e licenciatura em Educação Física, Uni ABC e UNIB – SP. Atualmente, estou pós-graduando em Fisiologia e Cinésiologia Aplicada ao Exercício. Também fiz uma grande quantidade de cursos na área do treinamento em geral, como Funcional, Treinamento Desportivo, Pilates e Alongamento. Trabalhei no Esporte Clube Sírio liderando as atividades na Área Fitness e Academia. Hoje todos os meus trabalhos estão ligados ao trabalho personalizado, ao trabalho feito pela equipe TREINAMENTO DE RESULTADO! Onde acompanhamos várias pessoas no objetivo de mudar suas atitudes, seus hábitos, em relação à atividade física e ao bem estar em geral.




Andrea Carvalho e Kátia Valentim
FT- Sabemos que seu trabalho para ter sucesso, depende que o atleta ou o cliente tenha determinação. Quais as barreiras mais comuns no relacionamento Treinador e Atleta?
Marcelo Bráz Rosa  - As principais barreiras são a falta de informação e informação desencontradas que muitas  vezes determinam de forma errôneas as condutas, assim como os erros na prática de qualquer que seja a atividade esportiva. Hoje em dia encontramos um mercado de informações simplificadas de fácil acesso e que muitas vezes tem fundamento, porém a informação está incompleta, ou seja, ludibriando o leitor ou consumidor que seja, que o trabalho é fácil, é simples. Muitos atletas e alunos imaginam coisas e sonham, porém não estão dispostos a fazer o que é necessário para o resultado final, a vitória, a tal aparência, o tal objetivo enfim... Hoje tento respeitar ao máximo cada atleta, cada aluno, porém da mesma forma, tento inserir no seu cotidiano uma auto aprovação, uma auto avaliação seja de condutas ou de empenho no que foi proposto em relação aos treinamentos, tento ser um pouco chato e persistente em alguns pontos, pois algumas etapas devem ser realizadas com mais afinco!





FT - Tem uma metodologia que você segue, uma base, ou cada caso é um caso?
Marcelo Bráz Rosa  É claro que cada caso é uma ciência, eu diria que cada ser carrega junto de si uma particularidade, uma individualidade biológica única, sendo assim, com cada pessoa é composto um novo trabalho, um novo perfil de combinações, sejam elas de exercícios, de métodos, de regras. Tento analisar cada aluno, cada objetivo e com base nessas informações realizo uma programação, um cronograma a ser seguido dentro disso uso todas as formas de treinamento possível, tento inserir vários métodos afim de “testá-los” em sua plenitude, pois o que funciona para uns é exatamente o contrário ou apenas diferente para outros, sendo assim hoje sabemos que na maioria das vezes, para que o indivíduo dê o máximo de seu físico, deve proporcionar aos seus treinos uma variação de métodos para poder assim se conhecer e adotar algo que lhe traga o resultado esperado.





FT - Quais atletas de fisiculturismo você já treinou e está treinando?
Marcelo Bráz Rosa  - Hoje treino diretamente cerca de 15 pessoas, costumo dizer que são meus campeões. Também realizo consultoria, sendo assim acompanho mais 7 pessoas aproximadamente, participei efetivamente da preparação da Atleta Kátia Valentim no campeonato brasileiro de 2010, onde ela conseguiu o 2º lugar. Em 2011 onde se consagrou bi- campeã TONED FIGURE ll e também na preparação para o Mundial NABBA 2011, onde Kátia atingiu o 3º lugar. Também através de consultoria, faço um trabalho com a futura estreante, Shislene Tokuda que reside em Sidney na Austrália e também estamos preparando em nossa equipe, uma garota para a categoria Biquíni. Entre outros alunos e dos trabalhos personalizados em condomínios e academia.




FT - Para você, quais Suplementos Alimentares não podem faltar para quem busca a Hipertrofia Muscular?
Marcelo Bráz Rosa É claro que a ingestão de Suplementos alimentares também devem ser individualizados, porém tem alguns que não saem da dieta de muitos campeões como : Whey Protein, BCAA, Glutamina, entre outros.





FT - Você é o Personal oficial do programa Mulheres Ricas - Reality Show da Band TV. Conte-nos como surgiu esta oportunidade.
Marcelo Bráz Rosa  - Houve uma seleção já nas gravações do programa e uma amiga que fazia parte da produção do programa me indicou. Logo conheci Débora Rodrigues, que fez uma aula teste comigo e me contratou em seguida para acompanhá-la em seus treinamentos na academia. Como eu já tive contato com outros pilotos, ela ficou satisfeita com os nossos desenvolvimentos nas aulas. E assim passei a participar das gravações do programa, já que Débora mostra boa parte de sua vida diária no Reality.


FT - Neste programa você terá a Débora Rodrigues como uma de suas clientes, ela é piloto de Fórmula Truck. Além de Fisiculturistas, em quais outros esportes você tem experiência como preparador físico?
Marcelo Bráz Rosa - Quando trabalhei no Esporte Clube Sírio acompanhei várias modalidades e atletas, como Tênis, Basquete, Vôlei, Natação, Powerlifting, Luta de Braço onde conheci Vidal - uma lenda nessa modalidade, entre outras. 






FT - Marcelo você é o coordenador da equipe Treinamento de Resultado. Explique um pouco o trabalho que esta equipe faz.
Marcelo Bráz Rosa  - Hoje a equipe TRINAMENTO DE RESULTADO trabalha com várias atividades, como aulas personalizadas, palestras informativas sobre saúde e qualidade de vida em todo o Brasil, palestra em cursos de musculação, consultorias à distância, consultoria em preparações para torneios, entre outras atividades. 
NÃO TEMOS A INTENÇÃO DE TRANSFORMAR CORPOS PARA GANHAR CAMPEONATOS, DO ATLETA E DO PRATICANTE DE ATIVIDADE FÍSICA EM GERAL; AUXILIANDO NAS CONDUTAS, NO TREINAMENTO E NO CARÁTER, ISSO REQUER PACIÊNCIA, SUOR, PERSISTÊNCIA, TEM QUE INSISTIR POR ALGUM TEMPO. ESSA É NOSSA MISSÃO, LEVAR UM POUCO MAIS DE SEGURANÇA E ORIENTAÇÃO DIRECIONADA AO TREINAMENTO EM GERAL. SEMPRE PRIORIZANDO A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. 
Por isso acreditamos no trabalho multidisciplinar, onde um conjunto de ajustes são analisados e equilibrados para o desenvolvimento total do indivíduo.




FT - A Sede do Blog Força Total é no Japão. Aqui  profissionais gabaritados na sua área são bem poucos. Você também presta assessoria à distância? E se sim, como seria esta assessoria, e quais os resultados que você observa nestas pessoas?
Marcelo Bráz Rosa   - Faço consultoria a distância e inclusive estamos acompanhando uma garota na Austrália que recentemente foi notícia na Internet, revelando seus resultados com o treinamento resistido de forma organizada e individual e todo esse programa foi feito pela nossa equipe desde a parte motivacional até suas planilhas de corrida de treino endurance, musculação e todos os detalhes em geral. Nessa publicação ela postou algumas fotos de antes e depois que causou espanto para muita gente, fora os resultados em sua saúde. Também estamos estudando a possibilidade de irmos para fora do Brasil ministrar palestras e cursos passando um pouco de nossas experiências e filosofia.






FT - Acho que todos que treinam com seriedade gostariam de ter um preparador físico, para tirar dúvidas, encurtar caminhos, evitar muitos enganos, mas também sei que muitos já passam apuros para comprar um pote de Whey, imagina pagar um preparador físico. Marcelo, quais dicas você pode dar para este pessoal que corre atrás dos seus sonhos na raça.
Marcelo Bráz Rosa Em primeiro lugar, sempre priorize a saúde e o bem estar psíquico e o bom relacionamento pessoal e afetivo com todos. Segundo lugar, priorize a segurança em seus treinamentos, deve se concentrar em fazer os treinos da forma mais segura e proveitosa possível, respeitando os princípios de treinamento como volume, intensidade, limites corporais e articulares, enfim depois de tomar uma série de precauções, devo orientar e incentivar que nunca deixem de se exercitar, de se mexer, de propor algo novo ao corpo em relação ao movimento. Tente se esforçar à cada dia, desafie em progredir à cada treino e verá que vai desenvolver uma força além da motora, uma energia positiva inconfundível, que fará você não querer parar mais e a dica é: "não pare, pois o esforço é igual ao seu melhor amigo, ele nunca te trai!"


Para entrar em contato com o Marcelo Brás Rosa: 
Fone:  (11) 7874-3176
treinamentoderesultado@bol.com.br
http://www.facebook.com/pages/Treinamento-de-Resultado/287499831302600


O Blog Força Total agradece a disposição e colaboração
 do Preparador Físico Marcelo Brás Rosa 


Blog Força Total

5 comentários:

  1. Gostei da entrevista e da simpatia do Marcelo!

    Parabéns ao Força Total!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eliana. É verdade, o Marcelo é muito gente boa...

      Excluir
  2. Tenho o prazer de ser acompanhada diariamente por esse excelente profissional que além de ser meu marido é um grande ser humano, muito comprometido com a área cuida de seu alunos com muito amor e dedicação.
    Parabéns ao blog Força Total pela matéria, ficou muito boa!

    Kátia Valentim

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado kátia, e Parabéns aos dois. Foi um prazer conhecê-los.

    ResponderExcluir
  4. QUE LEGAL esse espaço! PARABÉNS, adorei o conteúdo, muito bom!!!!
    =) Vou te seguir pra acompanhar sempre. =)
    Abraços.
    sucesso.
    http://sandrinha-falcao.blogspot.com/

    ResponderExcluir