15 de nov de 2011

Dieta Metabólica


A Dieta Metabólica, segundo Mauro Di Pasquale, é uma dieta revolucionária e utiliza macronutrientes, reagrupando-os para atingir uma melhor composição corporal.
Por que o natural é melhor? Porque quando utilizamos drogas, damos um curto-circuito nos processos naturais do nosso corpo, ele diz. Quando utilizamos hormônios ou outras substâncias externas ao corpo, o organismo para de fabricar essas substâncias, gerando um desequilíbrio temporário ou até muitas vezes permanente, sendo prejudicial à saúde.

Um grande exemplo disso, é o uso de esteroides anabolizantes em homens. Quando em uso bloqueia a produção natural pelo organismo e, quando para de usar, além de não conseguir manter as resultados vantajosos, muitas vezes os sistemas nunca mais voltam ao normal. Sem falar que usar ergogênicos e hormônios à longo prazo, podem causar danos cardiovasculares, hormonais e carcinogênicos.
Por outro lado, estimular a produção natural do organismo e ativar para sua máxima eficiência, seu organismo estará sob controle, ele não terá que se adaptar à maneiras as quais ele não foi projetado, como quando utilizamos drogas e hormônios.
A Dieta Metabólica, se adapta ao seu metabolismo, ou seja, você vai ingerir o menor número de carboidratos que você precisa para funcionar otimamente. Esse número pode variar de pessoa para pessoa.
Para pessoas que possuem uma ótima oxidação de gorduras e pouca dieta de carboidratos, o limiar da dieta ficará em menos de 20g de carboidratos/dia. Para a maioria das pessoas ficará entre 30 ~ 100g carboidratos/dia. O importante é a quantidade e a hora em que esse carboidrato vai ser ingerido.

OS 3 PASSOS BÁSICOS DA DIETA METABÓLICA SÃO :

  1. Você deve substituir o carboidrato por proteína e gordura, mas deve manter o número de calorias ingeridas. Assim, o seu organismo vai aumentar a lipólise e a oxidação de ácidos graxos livres. Você poderá utilizar carne, frango, peixes, ovos, queijo duro, saladas e vegetais (exceto vegetais de amidos como batatas, cenoura e ervilhas). Para beber água, café, chá(com leite e adoçante apenas), bebida dietética, ou seja, nada de sucos ou bebida doce.
  2. Para aumentar a massa muscular, aumenta-se a quantidade de proteínas e gorduras ingeridas na dieta.
  3. A terceira prioridade desta dieta é redefinir seu físico, para torná-lo musculoso e sem gordura. Então, deve-se aos poucos diminuir a ingestão calórica, portanto a de gordura. Ao fornecer menos calorias e gorduras na dieta, seu corpo irá utilizar cada vez mais seus estoques de gorduras e, não o músculos, para suprir qualquer déficit energético.
OS 4 PASSOS PRÁTICOS PARA INICIAR A DIETA METABÓLICA
  1. Substitua os carboidratos que você está consumindo agora por proteínas e gordura. Não altere seu nível calórico agora no início;
  2. Neste primeiro ciclo, mantenha-se na fase pobre em carboidrato por 12 dias completos, antes de iniciar a fase rica em carboidrato.
  3. Quando ingerir carboidrato, termine o ciclo de sua ingestão quando estiver cansado.
  4. Quando já estiver adaptado, por volta da segunda semana, mude o nível calórico de acordo com a fase em que se encontra : massa. força ou corte.
A DIETA METABÓLICA FUNCIONA POR QUE?
  • Seu corpo aprende a queimar gorduras, ao invés de carboidratos.
  • Seu corpo continua preferindo gorduras, mesmo quando você baixa calorias, mesmo sendo gorduras. Mantenha a ingestão de proteínas alta para proteger os músculos.
  • Como as calorias caem, a gordura corporal passa a ser o principal combustível, mesmo que você diminua drasticamente o consumo de gorduras.
  • Ao mudar de uma dieta pobre em carboidratos durante a semana, para uma dieta rica em carboidratos no fim de semana, você estará manipulando os processos e hormônios da hipertrofia muscular e queima de gordura.
BENEFÍCIOS FÍSICOS DA DIETA METABÓLICA :
  • Aumento da massa magra sem o uso de esteroides anabolizantes
  • Diminuição da gordura corporal sem comprometer a massa magra
  • Maximização dos efeitos de hormônios anabólicos endógenos
  • Aumento da força enquanto se perde gordura corporal
  • Diminuição da atividade catabólica do organismo
  • Evita problemas de saúde da dieta rica em carboidratos
  • Estabilidade da forma adquirida pelo ano todo, em vez de ter um ou dois picos por ano
  • Aumento de Competição em Competição e de Ano para Ano
  • Aumento da resistência
ANTES DE INICIAR A DIETA METABÓLICA :

Antes de iniciar a Dieta Metabólica, é necessário fazer um exame médico completo, além de hemograma contendo níveis de colesterol, teste de funcionamento da tireoide, glicose, ácido úrico, potássio, fígado e BUN (blood urea nitrogen), além dos que o seu médico lhe prescrever.

TABELA PARA FASE RÍGIDA OU EMBASAMENTO

Máximo por dias úteis : 30g carbo [40%-60% gorduras] [40%-50% proteínas] [4%-10% carbo]

Fim de semana 12 - 48hs de
ingestão de carboidratos : Sem limite carbo [20%-40% gorduras] [15%-30% proteínas]
                                                [35%-60% carbo]

Durante o período de 12 dias, exceto se sentir fadiga, fraqueza ou tonturas, você estará limitado a 30g de carboidratos por dia.
A grande mudança acontecerá depois do segundo sábado e nos subsequentes. Você vai passar por uma fase rica em carboidratos por 12 até 48hs nos fins de semana.

PERÍODO DE CARGA DE CARBOIDRATO
  • 25% - 40% de gordura
  • 15% - 30% de proteína
  • 35% - 55% de carboidrato
A primeira coisa que seu corpo faz com a alta carga de carboidrato é encher o músculo de glicogênio e começar a firmá-lo. Não estranhe se sentir o seu corpo relaxado nestes dias de alto carboidrato. É o aumento da serotonina por causa do carboidrato. Tão logo você volte para a dieta na segunda-feira vai se sentir energizado novamente.

ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM GORDURAS E POBRES EM CARBOIDRATOS PARA SEREM CONSUMIDOS EM DIAS ÚTEIS :

BIFE, SALMÃO, FRANGO, ANCHOVAS, ÓLEOS, BACON, GELATINA SEM AÇUCAR, HAMBÚRGUER, CORDEIRO, PERU, QUEIJO, NOZES, MAIONESE, SEMENTE DE GIRASSOL, SALSICHA, CAMARÃO, OVOS, ATUM, BATATA FRITA, SAL, LAGOSTA, ARENQUE, MANTEIGA, SODA DIET...
  • Ingira suplementos de fibras
  • Cuidado com carboidratos escondidos
  • Não misture dietas
  • A primeira semana é a mais difícil : AGUENTE!!!
  • A melhor hora para consumir o carboidrato é depois do treino
QUANDO FOR COMER FORA DE CASA EM DIAS ÚTEIS :
  • Seja específico quando pedir, não aceite sugestões dos garçons. Nada de acompanhamentos com carboidratos.
  • Se for um problema, não coma fora até que se sinta seguro.
GORDURAS A SEREM EVITADAS :
  • Todas as margarinas, exceto as que tenham níveis baixos de gorduras trans
  • Produtos com óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados (olhe o rótulo sempre)
  • Glacê
  • Óleo e gorduras velhos
CASO VOCÊ SEJA OVO-LACTO VEGETARIANO :


Para pessoas que não comem carne, essa dieta é bem difícil de ser levada adiante. É difícil, mas não é impossível. Na verdade, você terá que se esforçar mais que as outras pessoas, porque a variedade em alimentos não vai existir. Como opção você terá : Claras de ovos, ovos, whey protein low carb, queijos e panquecas feitas com claras e whey protein.

Fonte : A solução anabólica para fisiculturistas - Mauro Di Pasquali


                                                          Bons Treinos com Força Total


4 comentários:

  1. Tentava fazer algo parecido, mas não tinha tanta riqueza de detalhes assim, muito bom, esse jogo de carboidratos é muito bom quando se consegue fazer certinho, realmente o corpo sente e dá uma mudada muito boa, muito boa matéria

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  2. Fiquei com uma duvida, se o limite eh 30 grs de carboidratos por dia, como comer batata frita que tem 71 grs de carboidratos por uma porcao media, o resto estah perfeito, jah li o livro e achei bem interessante, mas fiquei com essa duvida. se alguem puder comentar seria otimo.
    Abraco.

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  3. Galera, sei que não tem muito haver com o vídeo, mas eu comprei um produto no site America Supps, tem dois dias e não chegou ainda.
    Alguém ai já comprou lá? Sabe se é confiável?

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