17 de nov. de 2011

A Dieta de Dan Duchaine - Body Opus

Add caption

Você conhece a Opus Body?A dieta de Dan Duchaine? Dan Duchaine era conhecido como o guru dos esteroides durante a década de 1980 até a sua morte em 2000. Duchaine divulgava o que aprendeu consigo mesmo e com outros bodybuilders.
Opus Body foi a primeira dieta desenvolvida para pessoas que não estão acima do peso. Para falar a verdade, Duchaine recomenda que homens devem estar com pelo menos 15%de gordura corporal e mulheres não mais que 20% de gordura corporal. Na literatura esses níveis são considerados níveis médios, mas para Duchaine era considerado acima da média. Caso você esteja acima desses números, basta que você siga qualquer outro tipo de dieta antes de iniciar a Opus Body. Muitas das dietas com restrições calóricas, fazem você perder 1 kilo de massa magra em cada 3 kilos de gordura perdida. Isso é inaceitável para atletas que trabalham duro para aumentar sua massa muscular. Outra questão, é o fato de você estagnar em um ponto e não conseguir mais perder massa gorda. Para quem faz uso de esteroides, isso não chega a ser um problema, no entanto para quem não tem esse tipo de "ajuda" as coisas acontecem de outra forma.

A Opus Body, exige uma proporção de 70% de gordura e 30% de proteína. Pelo menos metade dessa gordura, deve vir a partir de ácidos graxos essenciais como peixes e linhaça. Volek et al., descobriu que níveis muito baixos de carboidratos resulta em uma significativa perda de gordura ao mesmo tempo em que se aumenta a massa magra, provavelmente devido ao aumento do GH, o hormônio do crescimento.
Di Pasquale informou que quando a insulina é baixa o GH é alto. A gordura também é um precursor para a produção de andrógenos, ou seja, uma dieta rica em gordura pode aumentar os níveis de testosterona. Com certeza é impossível uma dieta com zero de carboidratos, inclusive devido à vestígios encontrados em fontes de proteína. Duchaine recomenda manter o nível de carboidratos inferior a 12g por dia, incluindo fontes de vegetais. Nesse caso, os vegetais servem para uma maior saciedade por causa das fibras contidas nele e por essa mesma razão vão ajudar a mover o trato intestinal. Muitas pessoas, acreditam que com o nível de carboidrato reduzido, o corpo começa a corroer o tecido muscular. Isso não é verdade se a dieta for cumprida rigorosamente. Em corpos cetônicos, o catabolismo de massa magra é reduzido. As alterações hormonais em uma dieta cetogênica reduz os níveis de insulina circulantes e aumenta o glucagon, um hormônio que libera a gordura das nossas células de gordura.
Trifosfato de adenosina é o composto que alimenta todo o movimento do corpo humano, incluindo construção e manutenção de massa muscular. Isso quer dizer que o corpo pode realmente gerar mais ATP em uma dieta restrita em carboidratos do que em uma dieta com a quantidade normal de carboidratos.. Juntando com o glucagon, seu corpo vai começar a mostrar mudanças em sua composição. Entretanto, altos níveis de glucagon pode tornar o corpo catabólico.
Como resolver? A Opus Body é uma dieta cíclica, com 5 dias de baixas calorias e hidratos de carbono muito baixos, seguida de 2 dias de alto carboidrato com calorias moderadamente altas, o que causa expansão das células musculares e super compensação de glicogênio.
Durante o período sem carboidratos, o glucagon é elevado, permitindo que o organismo converta ácidos graxos em cetonas. Cetonas serão a fonte de combustível escolhida pelo cérebro em dietas com baixos hidratos de carbono. Além disso, quando os níveis de cetonas estiverem altos o suficiente, os músculos irão utilizá-las como combustível, em vez da glicose ou ácidos graxos. Uma vez utilizadas, as cetonas reduzem o catabolismo muscular, uma vez que o corpo não vai preferir glicose. Como não podem ser convertidas novamente em gordura, serão excretadas se não forem utilizadas, diferentemente do que acontece com a glicose.
No final da semana, sexta à noite ou sábado pela manhã, você vai aumentar os carboidratos e as calorias. Seus músculos estarão super sensíveis neste momento.
A glicose armazenada nos músculos é chamada de glicogênio. A cetose que você alcançou na primeira fase da Opus Body dieta, faz com que o glicogênio esteja temporariamente esgotado. Neste momento, quando os músculos estiverem cheios de calorias e carboidratos que vamos obter uma resposta anabólica.
Duchaine, diz que isso é essencial para qualquer dieta de perda de gordura e para compensar a perda muscular e se possível ainda construir músculos no meio do caminho.
Na fase de recomposição a ingestão fica por volta de 65% de carboidratos, 15% de proteínas e 20% de gorduras.
Duchaine recomenda ainda que logo na primeira refeição você prefira carboidratos de rápida absorção, passando depois para carboidratos de mais lenta absorção e por fim, na noite de domingo, esteja voltando à seu estado de cetose novamente.

Bons Treinos e FORÇA TOTAL!!!


Referência: Kyle Newell





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário