29 de set. de 2011

Entrevista: O Terceiro homem mais Forte de Portugal - Bruno Leal Atleta de Strong Man

FT: Qual a sua idade e há quanto tempo você pratica Musculação e o Strong Man?
Bruno Leal: Eu treino musculação à 17 anos, e a componente de strong man à cerca de um ano, porque só recentemente tive acesso a material próprio de strong man... Tenho 32 anos de idade.




FT: No Brasil, nossos atletas tanto de Strong Man quanto de fisiculturismo, ainda encontram dificuldades para conseguir patrocínios de empresas privadas e incentivos do governo, dificultando a carreira dos atletas. Como é em Portugal?
Bruno Leal:  Em Portugal acontece exatamente o mesmo, não há patrocínios de empresas privadas, muito menos incentivos do governo. Para lhe dar um exemplo, para conseguirmos organizar o Strong Man, a porto lazer que é a entidade que tutela os eventos na cidade não nos proporcionou condições para fazermos um evento que eu acho de nível mundial, já que tivemos cerca de quatro mil pessoas a tentar ver o evento. Tendo uma grande parte ido embora por falta de visibilidade. A Porto Lazer só nos emprestou uma bancada de 100 lugares. 



FT: Conte um pouco da vossa rotina de treinos, quantas horas treina por dia, técnicas usadas.
Bruno Leal:  Estou sempre atento ás variações dentro do meu desporto, porque é possível tirar benefícios de todas as vertentes.Treino aproximadamente duas horas por dia quatro vezes por semana, e vario entre o treino de altas repetições com cargas elevadas e treinos de explosão. A três meses da competição passo a treinar especifico com pneu, a caminhada do agricultor, simulação do agachamento do carro, etc. Dependendo das provas que estão estipuladas no evento.






FT: Qual é a dieta e suplementação de um Strong Man? Você acha difícil seguir a dieta?
Bruno Leal: Eu infelizmente falho um pouco na alimentação, embora coma muito, muitas vezes não como o que devia.




FT: Qual vosso ponto de vista sobre o uso de anabolizantes esteróides?
Bruno Leal: Eu acho que em relação aos anabolizantes cada um é livre de tomar ou não, vai da cabeça e da consciência de cada um.




FT: Como você vê o powerlifting no mundo ?É um esporte bem divulgado?
Bruno Leal: Acho que o Powerlifting não é muito divulgado, já o Strong Man sim, porque na minha óptica é mais espectacular.




FT: Qual seu ídolo no powerlifting?
Bruno Leal: Gosto muito do Andy Bolton, aliás até recebo dele um mail por semana com vários conselhos.




FT: Quais conselhos você daria para quem está começando agora nesse esporte?
Bruno Leal: Eu acho que para quem está a começar deve começar com calma, pelas bases e não ter pressa de competir. Faze-lo só quando realmente estiver preparado. Por outras palavras não queres crescer rápido demais, pois não é saudável. E se tem bem definido o que quer deve procurar um ginásio onde tenha alguém qualificado para o ensinar.












FT: Conte-nos um pouco da sua história, do seu dia-a-dia.
Bruno Leal: O meu dia a dia é um pouco complicado, pois tenho que trabalhar e depois treinar, muitas vezes cansado, muitas vezes chateado por não poder estar com os amigos e principalmente não poder passar o tempo que desejo com a família. Mas graças a Deus tenho uma mulher que me compreende e que se orgulha de mim bem como uma linda filha de 7 anos. É a vida de um atleta não profissional, cheia de sacrifícios. Mas há uma coisa especial que eu sinto que mais ninguém sente a não ser quem faça como eu, um ano atreinar para fazer uma competição e durante quatro horas de levantar carros, troncos de madeira, Pipos, malas eu sou não uns dos homens mais felizes do mundo mas o mais feliz do mundo. E posso dizer Hoje sou o terceiro Homem mais forte do meu País.





2 comentários:

  1. Bela matéria!!! Adoro novidades...!!
    Quanto será que deve pesar um pneu daquele tamanho?

    ResponderExcluir
  2. O pneu do video pes 340kg, o da prova 380kg....

    ResponderExcluir