21 de fev. de 2013

ZANE BRAGA - ENTREVISTA COM A ATLETA E NUTRICIONISTA


Perfil
Nome: Zane Braga
Idade: 39 anos
Altura: 1,55cm
Peso:    Off 66kg/      Pré-Contest 58kg
Esporte: Fisiculturismo 
Categoria: Fitness/Figure
Profissão: Nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva, Estética e Cosmetologia e Terapia Nutricional


Em primeiro lugar quero agradecer a Atleta e Nutricionista Zane Braga, pela oportunidade de conhecer um pouco mais da Atleta e também do lado profissional que ela desenvolve, no qual conseguiu conciliar duas paixões em uma só. Muito Obrigado...

FT- Zane gostaria de saber como tudo aconteceu, sua entrada no esporte e a escolha pela área de nutrição.

Zane Braga - É de grande satisfação para mim esta entrevista e eu também agradeço muito a oportunidade.

Desde meus 15 anos sou apaixonada por exercícios físicos e especialmente musculação por proporcionar mudanças ao corpo, o que me encanta.

Já treinava nesta época e, eu era a única mulher na minha cidade treinando musculação. Nos anos 80, esta prática era apenas para os homens, mas mesmo muito criticada, eu estava lá entre eles rsrsrs! Enfim, fazia meus exercícios sem orientação e conhecimento adequado.
Ficava louca quando via em revistas de musculação corpos treinados, bem torneados. Assim como chamava a minha atenção os suplementos da época e sua relação com a performance. Até que em 1999 fui assistir ao Campeonato Brasileiro de Musculação e Fitness que aconteceu aqui no ES.
Conheci Cláudia Gentil, Juliana Malacarne, Silvia Finocchi.
Lindas, encantadoras. Pronto, foi o que me levou à "Força Total". Intensifiquei meus treinos de ginástica olímpica, musculação e alongamento. Estreei em 2000, na categoria fitness 1,60 e de lá até 2009, foram várias apresentações, coreografias, vitórias. Participei depois do Body Fitness e depois fui para o Miss Figure onde fiz as últimas apresentações. Encontrei pessoas maravilhosas que contribuíram muito com minha evolução. Sempre tive o apoio do meu marido e treinador que me fazia superar as dificuldades de treinar e manter uma dieta. E eu queria mais!!! Queria entender o metabolismo, as interações bioquímicas e através disso ajudar as pessoas que se sentiram encantadas como eu e se apaixonaram pela musculação. Daí, não podia deixar de cursar nutrição. Foi maravilhoso e hoje vivo em busca de atualizações. Estou muito feliz com todo o meu trabalho por estar proporcionando aos meus clientes confiança, credibilidade e companheirismo necessário para estarem motivados e empenhados em suas condutas em prol de seus objetivos.



FT - Como você enxerga o desenvolvimento que vem tendo o Fisiculturismo no Brasil? E qual sua opinião sobre a INDÚSTRIA FITNESS que vem tomando espaço e aos poucos quem quer treinar mesmo, está se vendo quase sem lugar para treinar ou tendo que se adaptar às normas e restrições?
Zane Braga -  Como atleta, acho que falta consenso entre os jurados, não sei. Estamos vivendo a moda do corpo sarado fazendo com que muitas pessoas tenham empolgação para competir, porém, nem sempre com capacidade de apresentar-se junto a um atleta. Tornando algumas apresentações difíceis de entender qual será o requisito. Mas, de forma geral, temos atletas ótimos e cada vez melhores e como somos o "CORPO DO FUTURO" (aliás eu sempre acreditei que todos um dia iriam desejar ter um corpo forte e seco, meu lema desde épocas em que era muito criticada) teremos um número cada vez maior de atletas fortalecendo ainda mais nosso esporte.

Quanto ao domínio da indústria fitness, realmente é um dos segmentos econômicos que mais crescem na indústria esportiva, como vemos pelo crescente número de academias que surgem a cada ano em todo mundo e particularmente no Brasil, que é o país que assume a segunda posição mundial em qualidade de estabelecimentos. Eu digo que para nós "FERREIROS", sempre terá espaço para desenvolvermos nossos treinos. Quanto às normas e restrições, são necessárias para que haja organização.
Eu desejo que todos pratiquem algum esporte e cada vez mais se tenha necessidade de uma academia. Dessa forma, aumentaremos a qualidade de vida das pessoas e reduziremos as doenças relacionadas ao SEDENTARISMO.



Agora quem participa do Grupo Força Total no Facebook terá direito a participar da Entrevista. Fizemos uma votação e as perguntas mais curtidas serão Publicadas. Nessa entrevista abrimos uma exceção devido ao numero de perguntas e colocamos 7 perguntas feitas pelos membros do Grupo Força Total. Para quem quer participar do Grupo aí Este o LinkClique aqui

1ª Pergunta feita por:

Como fazer para "afinar" mais a pele, aparentando maior definição? Sei que o bronzeador ajuda bastante e já cortei toda a Lactose da dieta praticamente, existem mais Métodos?
Zane Braga -  Com uma boa densidade muscular e percentual de gordura baixo, irá logicamente apresentar sua definição. Portanto, depende da relação massa magra ser superior ao volume de gordura corporal. De uma forma geral, a relação de carboidratos, gordura e proteínas irá influenciar diretamente sobre sua performance. Assim como o treino e recuperação adequada dos músculos. Quanto à métodos, digo que todos! Treinos, dieta equilibrada e descanso. Manter o metabolismo acelerado durante o exercício (treino intenso), alimentar-se adequadamente e descansar suficientemente é um excelente método.  



2ª Pergunta feita por:
Como fazer para que a pele em excesso ou flacidez sumam e apareça os "gomos abdominais" quando se já tem um percentual de gordura baixo?
Zane Braga -  No caso de estar com percentual de gordura baixo (pele fina) e apresentando excesso de pele (flacidez), para corrigir, é necessário aumentar o volume corporal com cuidado nutricional e de treinamento para ter ganhos secos mais acentuados do que de gordura. Também vale avaliar hidratação e ingestão adequada de carboidratos. Deve-se dar ênfase nos treinos aos grupos musculares Dorsais, Quadríceps e Isquiotibiais. Esses irão levar o corpo a uma maior resposta anabólica, favorecendo o aumento muscular nestas áreas e reduzindo o excesso de pele da linha de cintura.





3ª Pergunta feita por:
Quando acordamos no meio da madrugada com fome, qual tipo de alimentos seria o ideal para esse horário? Você acredita que o "fracasso" de muitos "marombeiros" está na preocupação excessiva com consumo de macronutrientes, onde estes muitas vezes ignoram a necessidade e utilidade dos micronutrientes na Dieta? Qual conselho para eles?
Zane Braga -  Fome de madrugada, provavelmente será necessidade dos três substratos: Carboidratos, Proteínas e Gorduras. Sugiro um pequeno lanche com iogurte, granola, frutas. E depois procurar ingerir quantidade suficiente de alimento na última refeição da noite para não ocorrer fome na madrugada. Vale a pena avaliar a dieta do dia todo certificando não estar em depleção dietética incompatível com sua rotina. Não é uma boa acordar com FOME ( CATABOLIZANDO).

Macronutriente? Não diria preocupação excessiva, diria que por não conseguirmos nos auto avaliar, cometemos erros. O fracasso normalmente é devido à falta de direção e apoio de um profissional experiente para seguir um caminho favorável ao objetivo almejado.

Quanto aos micronutrientes, é extremamente necessário, inclusive talvez o uso de suplemento  multivitamínico e multimineral. Meu conselho é que não se ignore a ingestão de verduras e frutas ao menos duas vezes ao dia. Assim como a introdução de outros alimentos ricos em fibra. Dessa forma facilitamos a ação de detoxificação que é de grande importância para manutenção da saúde, equilíbrio biológico que contribuirá com o rendimento esportivo. 



4ª Pergunta feita por:
Como fazer a depleção de Carbos e o Carb-UP corretamente na semana que antecede uma competição de fisiculturismo? E a quantidade de água que deve ser ingerida nos dias dessa semana? E em relação aos Treinos durante esse período? Gostaria que fizesse uma abordagem completa sobre o Carb-UP antes de competições.
Zane Braga -  Apesar de muitos atletas usarem este método, alguns podem não responder bem à esta conduta. Quero dizer que, não é uma receita de bolo, existe individualidade bioquímica que não pode ser esquecida e nem generalizada. Então vou relatar o que eu faço. Logicamente já estarei em dieta com restrição especialmente de carboidratos há alguns meses:

Quando chego numa situação em que parece que a dieta não está mais surtindo efeito especialmente em alguns pontos do corpo, então é hora de driblar o metabolismo, pois é exatamente isso que o "zero carbo e carb-up" fazem. No meu caso em média, 15 dias antes da competição aumento a ingestão de sódio da minha dieta e uma semana antes da competição, zero os carboidratos e mantenho o sódio ainda elevado.

Ingiro ao menos 4 litros de água por dia.

Três dias antes da competição ingiro um volume grande de carboidratos, reduzo a água para mais ou menos 500ml/dia e zero o sal da dieta.

Tudo isso ainda depende da competição e do meu estado. Sempre digo ser de extrema importância se auto avaliar a cada dia no espelho e com um profissional uma vez por semana.

Meus treinos na primeira semana, tento manter com carga alta e poucas repetições, na semana anterior à competição, passo a treinar com cargas bem leves, maior volume de repetições e de número total de séries.

Não faço exercícios aeróbicos nos últimos 10 dias antes da competição para poupar glicogênio e deixo de treinar nos 2 dias que antecedem a competição.





5ª Pergunta feita por:
Você como Nutricionista e Atleta, já teve algum caso onde o atleta tinha várias restrições alimentares como por exemplo: Carne, Leite e até mesmo Celíaco, que não podem consumir nada que tenha Glúten? E como você lidou com essa situação, ainda mais, quando ele quer ter ganho muscular?
Zane Braga -  Um atleta com restrição de carne, leite ou celíaco, não terá problemas em manter uma rotina de dieta que favoreça o aumento do músculo. Nós atletas, já temos preferência pelos amidos coincidentemente sem glúten. Na verdade o índice glicêmico baixo é que define a nossa escolha (dependendo da fase isso é importante).

Entre eles: Batata Doce, Arroz Integral, Inhame, Aipim.

E no caso da ingestão protéica, clara de ovos, peixe e leguminosas como quinoa, ervilha, grão de bico, soja... Fornecerá aminoácidos adequados ao desenvolvimento muscular. Além disso, temos alguns suplementos como Whey na forma isolada, Albumina que também podem ajustar a dieta do celíaco ou de quem não consome carnes.

Vale ressaltar que a forma de preparo deve ser cuidadosa garantindo que não seja acrescentado glúten ao alimento. E atenção redobrada aos rótulos dos alimentos e suplementos que devem constar que "NÃO CONTÉM GLÚTEN".



6ª Pergunta feita por:
Gostaria de saber sobre o consumo de Frutas em uma dieta para emagrecimento, definição. Deve-se cortar por um período? Ou somente no café da manhã e no Pré-Treino?
Zane Braga -  Se a intenção é definição (emagrecimento) deve-se reduzir o carboidrato da dieta e nesta fase devemos preferir alimentos que estimulem pouco ou quase nada a lipogenese (formação de lipídios). E neste caso, incluem-se alimentos com baixo índice glicêmico. Se for consumir frutas na dieta de definição, devesse evitar as mais doces. Nesta fase, as vitaminas e minerais que compõe as frutas, assim como o seu conteúdo em fibras, pode ser suprido pelos vegetais folhosos e verduras cozidas e cruas.




7ª Pergunta feita por:
Em primeiro lugar Parabéns pelo seu trabalho e por suas conquistas, sempre que se fala em fisiculturismo, achar equilíbrio em uma dieta voltada para competições é algo muito difícil, visto que a maioria dos nutricionistas não tem a experiência nesta área. Como você resolveria este dilema com colegas de profissão? Desde já um abraço a todos do Força Total e parabéns pelo trabalho e seriedade!!!
Zane Braga -  Obrigada querido. Não faço mais que minha obrigação e tenho muito amor pela nutrição. Vivo cada situação de meus pacientes como se fosse eu mesma.

Quanto aos colegas nutricionistas, digo que apenas sentindo na pele podemos lidar com este esporte tão apaixonante que é o fisiculturismo. Não dá pra sair da faculdade e achar que já está apto ao atendimento esportivo. Se o nutricionista não tiver pelo menos convivido com atletas, por anos, dificilmente ele terá condições de orientá-lo. Tem que carregar o troféu. Tem que treinar e conhecer muito sobre cada fase da evolução do atleta. Off, Pré-Contest, oscilação hormonal, dieta hipercalórica, hiperprotéica, hipocalórica, pesar 100 ou 70kg, atingir um percentual de gordura de 2.5%...ufa! Tem que sentir na pele.

É claro que conheço nutricionistas sérios que nunca foram atletas, mas que adquiriram muito conhecimento por estar sempre com eles, presenciando, avaliando. E ainda digo que nutricionista esportivo é para todos, pois salvo algumas exceções, todas as pessoas devem praticar algum exercício.
A principal função do nutricionista é orientar o atleta a preservar seu estado de saúde e aperfeiçoar seu rendimento físico e esportivo através de uma conduta alimentar adequada. Portanto, sem experiência podemos induzir o atleta a práticas ilegais e perigosas por se sentir desmotivado com uma dieta inadequada ao seu objetivo. A nutrição esportiva, junto com o treinamento, está entre os principais fatores que mais influenciam a performance do atleta.

FT- Zane esse espaço é seu!!! Para fazer um pedido, esclarecimento, enfim o que você queira falar, e lógico deixar seus contatos.
Zane Braga -  Quero agradecer o Força Total, especialmente a você Daniel Barbosa pela oportunidade de ser entrevistada por um Blog sério, me permitindo levar minhas experiências à todos do grupo. Agradeço a todos que contribuíram com a elaboração desta entrevista e dizer que as perguntas são ótimas. Caracteriza o alto nível intelectual dos participantes do grupo o que me deixa muito feliz e, espero atender as expectativas de cada um com as respostas. Também deixo aqui que qualquer resposta que não tenha ficado esclarecida, é só postar no grupo que prontamente responderei ou a outras perguntas que quiserem.

No mais, que todos nós seguimos motivados em nossos treinos árduos, dietas insanas e descansos anabólicos!

Beijos!!!

Atendo na Clínica Zane Support Nutrition e Academia Ativa.

Meus contatos (27) 3711-5523 ou (27) 8829-7273

E-mails
zane@zanesupports.com.br    ou
zanesupport@hotmail.com

Também quero agradecer aos Membros do Grupo Força Total que postaram suas perguntas no grupo e ajudaram a enriquecer a Entrevista. Muito Obrigado meus amigos, e que possamos sempre melhorar essa parceria com o intuito de ajudar esse Esporte que tanto AMAMOS...

Se você gostou da entrevista, ajude-nos a divulgar esse post clicando em +1 e compartilhando nas suas redes sociais!!! Contamos com vocês! Obrigado!

Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

4 comentários:

  1. Eu realmente adorei a entrevista!! Parabéns Zane Braga e ao Blog Força Total ...!!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post 10000x vivo pesquisando sobre o assunto e não encontro nada na internet nem nos grupos. Vejo casos de magrinhas que ficaram gostosas, mas e as que perderam peso e querem ficar saradas? Tem que existir outra opção sem ser cirurgia. Muito bom

    Josélia

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista e as explicações da Nutri Zane Braga!!! Obrigada tb ao Daniel, que sempre nos motiva a continuar no caminho com seus posts motivadores, esclarecedores... enfim, pelo blog todo, aonde aprendo muito!!!

    ResponderExcluir