21 de jul de 2012

Correção de Grupos Musculares. Parte I - Colaboração Prof. e Treinador Cassiano Teixeira


Um Artesão tem que ter uma boa precisão e percepção para com sua obra, seja ela uma pintura ou uma escultura. E se pensarmos bem nós Marombeiros somos o que? Senão artesões que modelam os próprios corpos, onde também temos que ficar atentos para inúmeros detalhes e assim mantermos uma harmonia muscular, buscando sempre uma simetria exata.
Hoje quero dar início à uma série de artigos onde vou tentar ajudar nossos amigos leitores a conseguir uma maior harmonia muscular, e lógico que vou contar com algumas ajudas.
Vou começar, por um Grupo Muscular, o qual eu acho que de longe ele já fala por si próprio, só de dar uma olhadela já da para falar se aquele Marombeiro pega pesado e com Força Total seus TREINOS. E do mesmo jeito também dá para falar que aquele cara treina mas "não manja nada"!!!
Vamos falar sobre o Grupo Muscular que uma grande parte tem muitas duvidas.  Estamos falando do Peitoral...



Pois, esse é só com CIRURGIA. Depois que você ganha esses peitinhos de Indinha, por não ter se cuidado ao fazer seus Ciclos de EAs, não tem jeito, só a faca resolve. Antes de começar um Ciclo pesquise sobre a Droga que vai usar e os protetores que vai precisar. Saiba mais TPC


Vamos ao que interessa:
Não poderia deixar de colocar o Grande Lou Ferrigno como exemplo de um Peitoral bem desenvolvido.

Exemplos de Peitorais.

E para nos ajudar com esse Artigo, hoje temos o Personal Trainer Cassiano Teixeira Silva.
Vamos saber um pouco mais sobre nosso convidado:
Nome: Cassiano Teixeira Silva
Idade: 33 anos
Formação Acadêmica: ( CREF: 007.105-P/MG) é Educador Físico formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Especialidade: Especializado em treinamento pessoal com ênfase em Estética, Simetria, Proporções e Deficiências Musculares. Atua como Personal Trainer há 12 anos e também como Treinador de Atletas de Auto-Rendimento e Bodybuilding.


FT - Treinador Cassiano Teixeira, como você pode ajudar nossos Leitores a conseguirem um Peitoral Simétrico?( Parte Superior, Média e Inferior do Peito)? E como montar um treino base para Peito?
Treinador Cassiano - Para se conseguir um peitoral simétrico e harmonioso temos que entender alguns aspectos importantes.
1- Genética:
Cada um tem uma constituição diferente do outro, como podem ver na imagem acima, cada atleta tem um conjunto peitoral diferente um dos outros, seguindo este raciocínio, temos que ter o bom senso de repetir e aceitar nosso corpo e nossa genética.

2- Para se ter Peitorais grandes e bem torneados precisamos treiná-los inteligentemente e para isso precisamos de outros músculos para conseguirmos tal treino como: Ombros Fortes e Tríceps Fortes.

3- Descanso + Alimentação + Treinamento:
Esses 3 itens levados a sério, farão que desenvolva não só Peitorais Fortes, mas seu corpo como um todo !!!

Pois bem, a simetria entre as Partes Média, Superior e Inferior, será percebido de acordo com sua genética, existem atletas que tem peitorais superiores bem desenvolvidos e outros que não, isso vai depender da sua genética e é lógico que você poderá melhorá-los muito se treinar certo.

Um Treino Básico para Peito como para qualquer grupo muscular, dou preferência aos exercícios "Construtores de Músculos" falando especificamente do Peitoral, segue 3 rotinas para as 3 partes do peitoral.

1) Treinando e Focando na parte Superior do Peitoral.

(Vamos usar dois princípios de Treino em um único exercício)
1- Supino Inclinado: 2séries até a Falha Total + 2séries de Drop Set também até a Falha Total.
2- Crucifixo Inclinado: 2 séries até a Falha Total + 1série de Drop Set também até a Falha Total.
3- Supino Inclinado com halteres: 3séries Rest Pause ( executar 10reps descansar 10 segundos e fazer mais 3~5 Forçadas)
Obs: Descansar 50 segundos entre as Séries.

2)Treinando e Focando na parte Média do Peitoral:

(Vamos usar dois princípios de Treino em um único exercício)
1- Supino Reto: 2séries até a Falha Total + 2séries de Drop Set também até a Falha Total.
2- Crucifixo Reto: 2séries até a Falha Total + 1série de Drop Set também até a Falha Total.
3- Supino Inclinado com Halter: 3séries Rest Pause (executar 10 repts, descansar 10 segundos e fazer mais 3~5 Forçadas)
Obs: Descansar 50 segundos entre séries.

3) Treinando e Focando na parte Inferior do Peitoral:

(Vamos usar dois princípios de treino em um único exercício)
1- Supino Declinado: 2séries até a Falha Total + 2séries Drop Set também até a Falha Total.
2- Crucifixo Declinado: 2séries até a Falha Total + 1série de Drop Set também até a Falha Total.
3- Cruzamentos de Cabos Inversos: 3séries Rest Pause (executar 10repts, descansar 10 segundos e fazer mais 3~5 Forçadas)
Obs: Descansar 50 segundos entre séries. 



FT - E para aqueles que estão com alguns problemas, como corrigir erros na Parte Superior, Média ou Inferior do Peito?
Treinador Cassiano - Para aqueles que tem alguma Deficiência em alguma parte do Peitoral, foque 2 treinos específicos para um completo. E vamos lembrar novamente da sua Genética!!! 



FT -Agora uma coisa que todos esquecem, e como ficam os treinos desse Grupo Muscular para as Mulheres? Vejo que muitas tem medo de treinar esse Grupo Muscular.
Treinar Cassiano - Treino Peitoral para Mulheres devem ser feitos uma vez por semana executando 3 exercícios básicos, e vamos lembrar que ao trabalhar exercícios para peitorais estamos trabalhando indiretamente Ombros e Tríceps. 
Mulheres tem uma resistência ao treinar membros superiores, pois fiquem sabendo que para se treinar pernas bem forte e pesado vocês precisarão de um tronco forte, e só irá ter se treinar bem membros superiores!!!
Grande Abraço a todos os membros do Blog Força Total
Treinador Cassiano Teixeira,
O Blog Força Total agradece a Grande Colaboração que o Prof. e Treinador concedeu aos nossos Leitores. 
Muito Obrigado!!!

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