8 de fev. de 2012

Alimentos exóticos que podem complementar a sua dieta

Durante nossa existência temos que aproveitar cada segundo como se fosse o último,e com isso aprendemos a dar valor a tudo que mereça nossa atenção.
O Brasil é um país onde várias nações se misturam, sendo assim um dos países onde a miscigenação impera. Você saberia me dizer em poucas palavras como é o perfil do brasileiro? Somos preto, brancos, amarelos, pardos... e te falo que isso é muito bom! Você já parou para pensar que por trás de cada cor de pele existe um tipo de cultura? E que se largarmos o famoso preconceito de lado e usarmos o nosso coração junto com nossa inteligência, juntos poderemos aprender muito com cada cultura e, pensando nisso fizemos este post. Lógico que colocamos apenas alguns itens, pois se formos parar para observar tudo não terá fim. O Brasil tem fortes influências de japoneses, portugueses, italianos, árabes, alemães, etc... Vamos ver alguns alimentos que nossos compratiotas trouxeram de sua terra natal :



Tahini : É uma pasta de gergelim torrado encontrada na culinária do Norte Africano e que acrescenta um ótimo sabor ao hummus, molhos e sanduíches. O gergelim é um valioso grão que previne o câncer, regulariza o intestino, diminui a acidez no sangue combatendo artrites e doenças reumáticas, fortalece a pele e aumenta a atividade cerebral e retarda o envelhecimento. O coração também é protegido pelo ômega 3 que encontramos no óleo do gergelim. O tahini aumenta o fluxo sanguíneo nas artéria, o que explica ser muito bom para o desejo sexual.

Sardinhas : Esses peixes pequenos, são ricos em proteína e ácidos graxos ômega 3. Sardinhas promovem a saúde do coração e reduz o risco de câncer de próstata. 

Turmeric : Cúrcuma ou açafrão, esta especiaria é um desintoxicante e anti-inflamatório do fígado, além de ajudar a controlar o peso e prevenir o câncer. Com o açafrão você pode fazer Curry ou ensopados de frango, paella espanhola, risotos, temperar bolos ou biscoitos.


Leite de coco : rico em vitaminas e sais minerais e ácido láurico - o que lhe confere propriedades contra fungos, vírus e bactérias. Mas, sua principal qualidade é que pode ser consumido por alérgicos a leite ou intolerantes à lactose, podendo ser usado em receitas, bolos, pães, para cozinhar o arroz no lugar da água ou até em um shake de proteína.


Castanhas Brasileiras ou castanha do pará : Ricas em magnésio e selênio, são excelentes fontes de proteína. Bom para o lanche da tarde, para antes dos treinos ou quando quiser.


Mamão : Fonte de fibras, vitamina A, C, E e antioxidantes. Rico em papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo. Ótimo em saladas de frutas, chtneys e molhos.


Caqui : Tradicional do Japão, essa fruta possui propriedades calmantes e laxantes também. Por ser antioxidante, é aliada na prevenção de doenças que se instalam lentamente, como diabetes, câncer e arterosclerose, além de retardar o envelhecimento.


Cupuaçu : Altamente energético e nutritivo, rico em vitamina E, A, C, B1 e B2, além de minerais como cálcio e fósforo e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter a saciedade.


Kimchi : Repolho fermentado, tradicional da Coreia, rico em virtaminas A, B e C. Seu maior benefício é ser um probiótico saudável, o que ajuda na digestão. Use-o no lugar do picles ou em um parto de arroz quentinho.


Gengibre : Originário da China e Índia, é uma raiz muito utilizada no tratamento de gripes, tosse, dor de garganta e até de ressaca. Mastigue gengibre cru quando estiver com náuseas. Utilize para temperar saladas ou para fazer chá.
    Fonte: Bodybuilding.com
    Tradução: Força Total

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário