1 de out. de 2011

Fígado- Ele têm 500 funções em um órgão apenas

Este órgão que pesa cerca de 1,5kg no homem adulto e 1,2~1,4kg na mulher adulta, de cor vermelha-amarronzada, o fígado se fragmenta facilmente e é bem frágil. Ele é o maior órgão do nosso corpo, e fica no lado superior direito do abdômen, ele está protegido pelas costelas e, tem sua superfície lisa.
Temos que ter muito cuidado com nosso fígado, pois tem gente que fala por aí: Ah, o fígado, nem se preocupe ele é o único órgão que se regenera. NÃO SE ENGANE.
Ele não é o maior órgão do corpo, por acaso NÃO.


Funções do Fígado: 
O Fígado tem mais de 500 funções, eu apenas coloquei as principais, mesmo sabendo que todas tem sua importância: 
  1. Secretar a bile, líquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação da lipase;
  2. Remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; nos momentos de necessidade, o glicogênio é reconvertido em moléculas de glicose, que são relançadas na circulação;
  3. Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células;
  4. Sintetizar diversas proteínas presentes no sangue, de fatores imunológicos e de coagulação e de substâncias transportadoras de oxigênio e gorduras;
  5. Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação do organismo;
  6. Destruir hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.
Então tendo lido algumas destas funções acima, vemos que ele é imprescindível para a saúde do corpo. 
Álcool:
Não é que toda pessoa que ingeri bebidas alcoólicas eventualmente, ou sendo socialmente, preste atenção tem gente que faz um social todos os dias, estas pessoas não estão neste exemplo, estes tem outro nome e não é o núcleo deste artigo kkkk. Voltando uma cervejinha de vez em quando não te matará de cirrose, agora se está volta e meia fazendo um ciclo aqui outro ali, aí a coisa muda de figura.
Esteróides:
Na sua maioria, causa lesões no fígado, os mais tóxicos são os 17 alpha -alquelados. Ex: Oximetolona, stanozolol, methandrostenolona, metiltestosterona e a oxandrolona sendo ela em menor grau. Como vimos lá em cima, no fígado uma de suas inúmeras funções é bloquear todas as substâncias consideradas tóxicas ao nosso organismo. O Câncer Hepático, que é o câncer do fígado pode ser o grande problema dos mais abusados. Mesmo assim, sabendo dos males, se você insiste em usa-lós, procure uma ajuda profissional, faça todos exames, para monitorar a contagem de enzimas hepáticas, a fim de verificar a saúde do seu fígado.
 Obs: Fazendo esta pesquisa me deparei com um dado que me intrigou, o Dr. Luís Caetano da Silva que é um especialista em hepatologia, e professor da USP (Universidade de São Paulo).Relatou que já comprovou que nenhum dos protetores hepáticos, não tem a capacidade de proteger seu fígado. Seja ele qual for ex.: Silimarin, tamoxifeno, óleo de prímula, ômega 3 e etc...
Outras Drogas:
Paracetamol e Acetaminofeno e etc, estes são remédios conhecidos apesar deste nomes, eles nada mais são que os simples Tylenol, AAS e etc, que como bons brasileiros que somos, damos normalmente para nossos filhos ou outra pessoa que achamos que esta precisando, pois cada um de nós  temos um pouco de Dr. no sangue Hahaha, cuidado eles também são tóxicos.

Contando que ele tem mais de 500 funções e só temos 1 fígado, mesmo que ele se regenere, temos que tomar cuidado. Sempre consulte um MÉDICO. 
                                              Bons Treinos com FORÇA TOTAL
                                                     Daniel Eduardo Barbosa


2 comentários:

  1. Legal então vou fazer um ciclo de stanozolol (fm)comprimido e propionato de testosterona (calestremé)quero um ciclo curto masimo 6 semana como devo tomar os protetores e por quanto tempo? se puderem me ajudar desde já muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. então vou fazer um ciclo de stanozolol (fm) e propionato de testosterona (calestremé) quero fazer um ciclo curto no macimo 6 semanas como devo tomar o silimarina e o tamoxifeno e por quanto tempo e se esses protetores são suficiente pro meu ciclo?

    ResponderExcluir