É aquela gordura que a vó guarda na lata, e frita costelinhas de porco... usa para temperar aquele feijão que você fala até hoje que nunca comeu outro igual e mais inúmeros pratos onde são usados a gordura do porco.
Em minha pesquisa, achei várias literaturas que defendiam seu uso, dizendo que tudo em excesso fazia mal para qualquer ser humano, etc... E eu concordo plenamente, mas nesse caso é difícil falar que não ocorre esse excesso na ingestão, sendo que os pratos são feitos por quem prepara nossas refeições. Isso mesmo!!! Quando não é feito em sua casa e você tem que se alimentar fora por causa da sua rotina de vida, pode ser até pior, então fique esperto. Já há muito tempo, os donos de restaurantes, lanchonetes e bares observaram que a banha de porco tem o poder de atrair seus clientes pelo paladar e olfato, pelo sabor e perfume especial que a gordura dá para o alimento.
Como já sabemos, existem gorduras boas e ruins, e que até gorduras boas podem ser ruins dependendo do seu preparo na culinária. Gorduras boas quando são submetidas à altas temperaturas se transformam em ruins (venenos para nossa saúde). Então você que usa azeite e pensa que está protegido, muito cuidado, se usar ele ao fritar alho para temperar o feijão ou fritar ovos, bifes e etc... Também está consumindo gorduras de péssima qualidade.
Falamos do uso da gordura do porco, que é um fator da cultura e foi observado que poderia ser usado para atrair clientes. Nos tempos modernos, onde a Indústria a cada dia busca novos métodos para conseguir produzir alimentos com menores custos e sem perder aquele sabor caseiro, acabou piorando ainda mais nossa alimentação, introduzindo em nosso dia a dia: Gorduras Hidrogenadas, Corantes, Edulcorantes, Estabilizantes, Conservantes, Sabores Artificiais, Acidulantes e Etc...
Obs: Sabe aquela batata frita sequinha que você acha que é mais saudável por não estar toda encharcada de óleo??? Ela é pior!!! A indústria hoje usa a gordura hidrogenada que é muito pior para nossa saúde, mais que a gordura do porco ou óleo vegetal. Bolachas, Bolos, Chocolates, Sorvetes, Margarinas, Salgadinhos, Empanados, Comidas de Fast-Food, Coberturas, Molhos de Salada, Maionese, Coookies e etc... são fabricados pelas indústrias de alimentos com gordura hidrogenada.
Meu Deus e agora???
Se você não é um Atleta de alto nível, e tendo bom senso não precisa se preocupar, já que sabemos que estes produtos não irão acrescentar em nada nossa alimentação. Temos que controlar a ingestão deles, não quer dizer que você não vai poder nunca mais e sim que irá ter que se controlar para que no futuro consiga ter uma velhice com qualidade.
Quando temos o esporte em nossa vida e, no nosso caso os Esportes de Força, onde é uma coisa tão forte que passa de apenas um Hobby e vira nosso Lifestyle, essa realidade de uma má alimentação por causa desses casos que relatei aí em cima fica um pouco distante. Mas, pode haver o risco de uma recaída e quebra de dieta nas quais algumas vezes, problemas como o Estresse, podem nos levar ao deslize... e essa pode ser uma armadilha.
O Estresse ou até acidentes, como Lesões ou outros problemas, no qual te afaste dos treinos por um tempo. Tome muito cuidado! Eu comecei a pesquisar sobre esse assunto porque acabei passando e vivendo a experiência na pele. Eu estava saindo de um OFF limpo no qual vinha em um ciclo de Alimentação, Suplementação e Treinos bem rigoroso, onde estava obtendo ótimos resultados e, me deparei com um problema ao final desse período que me impossibilitou de entrar na próxima fase de minha preparação e assim me afastando dos treinos.
Eu poderia (e deveria...) ter continuado em minha alimentação. Sim, eu poderia ter feito isso!!! Mas, o fator psicológico não me deixou e acabei abrindo um pouco minha dieta no começo e uma coisa levou à outra, e quando vi aquela vontade ou pior (!!!) aquela necessidade de consumir alimentos que por anos eu não comia!!!! Me pegou em cheio e, em apenas 3 meses consegui fazer um estrago. O fato de ficar sem treinar me custou o sacrifício de 7kg de massa magra e o deslize na dieta em elevar meu BF nas alturas.
Pesquisa:

Na pesquisa, comprovaram que ao consumirmos os graxos, as células em nosso intestino superior começam a produzir endocanabinoides. Acontece o mesmo quando se fuma um cigarro de MACONHA!!!
Vamos entender como funciona.
O processo começa na língua, em que as gorduras dos alimentos geram um sinal que se desloca em primeiro lugar para o cérebro e, em seguida, através de um feixe de nervos vago chama para os intestinos. Lá, o sinal estimula a produção de endocanabinoides, que inicia uma onda de sinalização celular que solicita a ingestão desenfreada de alimentos gordurosos. Segundo Piomelli, isso provavelmente da início à liberação de produtos químicos digestivos ligados a fome e saciedade, que nos obrigam e induzem a comer mais.
Isso pode explicar o motivo de que quando se abre um saco de batata frita ou outros alimentos do gênero, é quase impossível comer apenas algumas batatas.
O Professor de farmacologia Louise Turner, acrescentou que esta é a primeira demonstração de que a sinalização endocanabinóide no intestino tem um papel importante na regulação da ingestão de gordura.
Hoje já se sabe que é possível controlar esse problema, obstruindo a atividade endocanabinóide, usando bloqueadores que terão mais exito do que drogas que precisam entrar no cérebro para ter esse efeito e causando efeitos colaterais como: Ansiedade e Depressão. Esses bloqueadores irão entupir os receptores de canabinóides, segundo Piomelli.
Quem tiver interesse sobre esse assunto e quiser mais informações, foi divulgado um estudo na edição online da Proceedings of the National Academy of Sciences.
Importante:
Esses pesquisadores notaram que Açúcares e Proteínas não tem esse efeito.
Dicas.
Procure fazer suas refeições usando alimentos de qualidade e se preocupando com o preparo deles, não adianta termos comidas de boa qualidade se não soubermos prepará-las.
Quanto menos óleo usarmos no preparo dos pratos quentes mais qualidade teremos. Procure comer carnes menos gordurosas, sobremesas de preferências frutas e, quando for atacar chocolates, prefira o Cacau 70% para cima. Sei que o gosto do Cacau é muito diferente, mas conseguimos modelar nosso paladar também, tudo é questão de costume.
Tenha em seu cardápio semanal o Dia do Lixo, nesse dia abra um pouco mais sua dieta e se dê o direito de comer alimentos que lhe faz mais falta. Comendo porcarias apenas uma vez por semana, você perceberá que sua Alimentação irá influenciar e muito no seu bem estar, conseguindo um corpo mais sadio e ao mesmo tempo que seu corpo vai melhorando, sua auto estima também aumenta.
Conclusão:
É muito importante conhecermos nosso corpo e entendermos ele, e assim vamos conseguir decifrar e não cair em algumas armadilhas que nos são impostas no ciclo da vida.
Eu pelo menos aprendi que mesmo nos momentos FODA-SE temos que ter muito cuidado, pois se não quem se fode somos nós mesmos kkkkk.
Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário